Libellés

20.4.15

Fot'arte - "Eu?... que fiz..." - 20-04-2015

"Eu?... que fiz..."

Texto - Mariana

Lembranças

O fim do mundo acontece periodicamente. Quando era mais novo usava-se a expressão “ o fim do mundo em cuecas”… fazia rir a assembleia familiar em que a minha Mariana de avo não deixava o crédito por mãos alheias… Era alegre a minha avo e eu tinha (e tenho) por ela uma admiração sem limites…

A avo Mariana foi para mim daquelas pessoas que, por mais que não quisesse-mos, (e eu não queria)  impossível de sair da memoria; era a minha mãe, minha companheira de jogos, minha namorada, era… meu tudo!

Deixou-nos, aos 68 anos se a minha pobre memoria não me trai; não tenho a certeza… Nasceu com o século 20, por volta de 1900, e foi das pessoas que mais amei.

Disse-o antes que desapareça, a reminiscência da memoria não dando para mais.

A praça do Barreiro, os passarinhos, “mosquitos” obrigatórios que me comprava… os torresmos, as cerejas, a carne do talho do “Braga” (que  comia crua), são eternas recordações.

Avo, avo, que saudades…O cantinho do meu  coração é para ti..

Hasta siempre!

Rio de Janeiro, 18 de Dezembro de 2012.

JoanMira

Fot'Arte - "Oya, e ma nada"

"Oya, e ma nada"
(parati Joana)

Roberto Carlos & Paula Fernandes - Video - Musica - Ao vivo

ROBERTO CARLOS

A imagem do dia - 20 de abril de 2015 - Total Solar Eclipse over Svalbard

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Total Solar Eclipse over Svalbard 
Image Credit & Copyright: Thanakrit Santikunaporn
Explanation: Going, going, gone. That was the feeling in SvalbardNorway last month during a total eclipse of the Sun by the Moon. In the featured image, the eclipse was captured every three minutes and then digitally merged with a foreground frame taken from the same location. Visible in the foreground are numerous gawking eclipse seekers, some deploying pretty sophisticated cameras. As the Moon and Sun moved together across the sky -- nearly horizontally from this far north -- an increasing fraction of the Sun appears covered by the Moon. In the central frame, the Moon's complete blockage of the disk of the Sun makes the immediate surroundings appear like night during the day. The exception is the Moon itself, which now appears surrounded by the expansive corona of the Sun. Of course, about 2.5 minutes later, the surface of the Sun began to reappear. The next total eclipse of the Sun will occur in 2016 March and be visible from Southeast Asia.

Texto - "A aldeia do Zé bigodes"

A aldeia do Zé Bigodes

O Audi sport, bestialmente rutilante, tinha galgado os 600 km em pouco menos de 5 horas. A façanha estava bem expressa nos olhos semi-cerrados e semblante radioso do Zé Rito; voltava à sua terra e sentia-se nele a toda a felicidade do mundo!

Chegáramos a Miranda do Douro ainda a tempo de almoço. Depois, iríamos a Castelo Branco, aldeola daqueles sítios onde os pais viviam.

E ai estamos nos a entrar pelo único café do lugarejo, * O Café Central* onde o dono, o Zé lambretas” fazia “ca destes petiscos detrás da orelha”…

Zé Rito, no meio de grande algazarra, faz uma entrada triunfal e é acolhido melhor que qualquer vencedor dos jogos para-olimpicos da véspera… O clamor é intenso!

“Vai um copo, Zé? -  Claro Zé, um, dois, três… o que for necessário pr’a malta!” Vamo lá!

“E o teu amigo “cara pálida”, também vai beber connosco, na é verdade?! É uma cerveja, na é?”. E antes que tenha podido esboçar qualquer tipo de preferência, já estava com a “Sagres” na mão.

O Zé Bigodes gargalhava, bebia, gritava e tinha a sua graça… Era um tipo mediano, largo, de barriga proeminente e bochechas escarlates.

De repente interpela-me com enorme vozeirão: Antão o meu amigo é do sul… E gosta de futebol, claro!!! Pelo tom imperativo compreendi que não se tratava de uma pergunta… E continua: Antão o que pensa do Jordão?

Meio intimidado pelo ambiente, pensei duas vezes, e tive a felicidade de responder que sim senhor, o Jordão era um belíssimo jogador. Caiu no goto do Zé Bigodes; ta aprovado; e vai mais uma rodada!

Afoitei-me: “E vai também uma rodada à saúde do Zé Bigodes”! Os aplausos fizeram estremecer o estabelecimento… Uf, pensei, desta já me livrei (tinha presente que o Jordão foi do meu clube e jogava agora no Sporting).

O tempo passava e estava a chegar o momento da última prova. O sol tinha desaparecido há muito quando o Zé Bigodes decidiu que era tempo de passar à sueca. Formou a sua equipa e designou os adversários: Zé Rito e eu;

Confesso que de sueca pouco conheço; os jogos, ditos de “sociedade” pouco ou nada me interessam; mas jogar contra o Zé Bigodes, em “Castelo Branco” com cartas espanholas e sebentas foi um dos grandes desafios da minha vida…

Ganharam (ainda bem) por dois a um…

Passei no segundo teste…

Tanto mais que no dia seguinte viríamos a saber que o Zé Bigodes estava a monte. Um jovem da aldeia tivera a ousadia de lhe dizer que “tinha um filha muito bonita”.

No acto sacou do pistolão que sempre o acompanhava e deu um tiro na cabeça do rapazola.

Retrospectivamente pensei na sorte que tinha tido na véspera! Em Trás-Os-Montes não se brinca com coisas sérias: futebol, bebida, cartas e mulheres.

Bordeaux, 3 de Fevereiro de 2014.

JoanMira