A Esculptura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Vários materiais se prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade numa forma antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.
Originalmente apelidada de "O Poeta", era uma peça pertencendo a uma encomenda da comissão do Musée des Arts Décoratifs, em Paris a fim de criar um portal monumental, tal a porta do museu. Rodin baseou o seu tema na Divina Comédia de Dante, "O portão do inferno".
Cada uma das estátuas na peça representavam um dos personagens principais do poema épico. O Pensador imaginava Dante à frente dos Portões do Inferno.
Na esculpura final uma miniatura da estátua fica em cima dos portões, sugerindo o destino infernal dos seres inferiores.
A esculpura está nua porque Rodin pretendia uma figura heróica "à la" Michelangelo para representar simultâneamente pensamento e poesia.