Libellés

11.7.16

Portugal vs "potências"

Quando se possui, ha décadas, grandes jogadores de futebol que, invariavelmente, se atinge meias-finais, finais e que a derrota é o resultado final dos nossos "rendez-vous", é possivel a qualquer ser humano começar a desesperar…

Portugal é o mais antigo Pais da velha Europa. Ao longo dos séculos sempre mostrou a sua valentia.

Portugal foi atacado por legiões estrangeiras desde a Antiguidade, mas sempre soube defender aquele rectângulo  maravilhoso.

Mas, voltando ao futebol, Portugal mostrou às potências, ditas superiores, que o pequeno rectângulo virado ao mar, é um colosso.

Os franceses disso ficaram cientes, definitivamente, espero.


Viva a França que foi um digno vencido mas, sobretudo, VIVA PORTUGAL!

Xutos e Pontapés - "A minha casinha" - Video - Musica - Ao vivo - Euro 2016 - Portugal - The day after

"A minha casinha"
O dia depois da vitória, a jornada da festa. Os heróis de Saint-Denis chegaram a Lisboa às 12h40 sob o olhar atento de milhares de portugueses. Apresentaram o troféu aos adeptos e ao Presidente da República. "Eram e são os melhores da Europa. Toda a Europa e todo o Mundo o disse", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, numa extensa lista de elogios e homenagens que se estendeu a todos os portugueses, às ex-colónias, jogadores e equipa técnica. A festa está longe de acabar e segue dia adentro.
Portugal - França

Pelo menos três mortos em acidente com C-130 no Montijo



Um acidente com um avião Hércules C130, na pista da base aérea do Montijo, provocou esta segunda-feira pelo menos três vítimas mortais. A confirmação foi dada à TVI24 pelos Bombeiros de Setúbal.

As primeiras imagens do local do acidente foram publicadas num grupo de Facebook.

Também em declarações à TVI24, uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) informa que o aparelho tinha sete pessoas a bordo. Três corpos estão carbonizados. De acordo com a mesma fonte, há um ferido grave confirmado e o estado de outros ocupantes da aeronave está a ser avaliado pela equipa médica. 

O Estado-Maior da Força Aérea confirmou que houve "uma ocorrência" durante a descolagem, mas enquanto não tiver informação consolidada não avança com mais informações, disse à TVI24 o tenente-coronel Rui Roque.

O C130 ia a descolar, mas por enquanto a Força Aérea não divulga para onde se dirigia o aparelho.

De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, na Internet, o alerta para o acidente foi dado às 12:20 e pelas 13:30 as operações mobilizavam 49 operacionais e 16 veículos.

O porta-voz da Força Aérea, coronel Rui Roque, afirmou à Lusa, que, cerca das 14:15, ainda estava a ser dada atenção às questões de segurança no local e à aferição do estado da tripulação da aeronave.

As circunstâncias e as causas do acidente serão alvo de averiguações.
Oficiais das Forças Armadas "consternados"

A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) expressou hoje "profunda consternação" pelo acidente ocorrido na Base Aérea número 6 e do qual resultaram três mortos e um ferido grave.

"A AOFA expressa a profunda consternação pelo sucedido e que terá tido como trágica consequência diversas vítimas entre os nossos camaradas", refere um comunicado da AOFA, divulgado na página da Associação na rede social Facebook.

A AOFA, presidida pelo coronel António Mendonça, manifestou ainda "profunda solidariedade e apoio" quer à Força Aérea, quer para com os familiares e amigos dos militares acidentados.

TVI24 - Portugal

Torre Eiffel iluminada com as cores francesas: a culpa foi nossa.



Ocupados com os festejos, os adeptos portugueses esqueceram-se de votar na hashtag que ditaria que a Torre Eiffel fosse pintada com as cores da bandeira nacional

Portugal conquistou o Campeonato da Europa de Futebol pela primeira vez na história e a Torre Eiffel não se pintou de verde e vermelho mas sim com a tricolor francesa. Nas redes sociais não tardaram as queixas e acusações à França, que acusaram de despeito. Mas a culpa foi dos adeptos das quinas, fossem eles portugueses ou não.

Para que a Torre Eiffel tomasse as cores nacionais e exibisse o globo dourado no vão do 1º andar, como aconteceu depois das outras vitórias de Portugal, era preciso que que a hashtag #Por tivesse mais votos que as outras todas.

Mas os portugueses, emocionados e loucos de euforia, foram para as ruas festejar e esqueceram-se de votar. Aos franceses derrotados, essa foi a única consolação que lhes restou. Os votos na respetiva hashtag, contabilizados pela operadora de telecomunicações Orange nas várias redes sociais - Facebook, Instagram e Twitter - terão superado os votos dos portugueses.

Resultado: Portugal é campeão, mas a Torre Eiffel celebra a França.

Diario de Noticias - Portugal

Como a imprensa internacional viu a vitória de Portugal





El País (Espanha)

“Portugal cresceu ao longo do prolongamento e Guerreiro deixou o aviso com uma bola na barra. Os lusos começavam a lamentar-se quando o gigante Éder entrou na história com um remate que bateu Lloris e tornou campeão da Europa um país que nunca o tinha sido."

"A vitória de Portugal sobre a França conforta Cristiano Ronaldo. O futebol dá tantas voltas que Portugal ganhou à França à maneira grega, tal como a inesperada Grécia venceu em Lisboa na final de 2004.”

The Guardian (Inglaterra)

“Portugal, a selecção que terminou em terceiro na fase de grupos, encontrou uma fórmula para ganhar mesmo quando o seu melhor jogador deixou o relvado numa maca."

"As lágrimas de tristeza de Cristiano Ronaldo transformaram-se em alegria na maior noite de Portugal. Não foi apenas uma vez que Cristiano Ronaldo levou as mãos à cara e lutou para conter a emoção. Desta vez foi por causa de uma alegria imensa. O capitão português, que foi cruelmente expulso da sua final por causa de uma lesão no joelho na primeira meia hora, caminhou ao longo do campo para ter um momento a sós enquanto a histeria explodia à sua volta.”

L’Équipe (França)

"A França tinha tudo para vencer o Europeu, mas um golo de Éder, no prolongamento, deu o título a um Portugal que perdeu Cristiano Ronaldo muito cedo, por lesão. Gignac rematou ao poste no último minuto e a França acabou por cair de pé."

“A chorar. A história foi escrita com antecedência. Depois do Euro 1984 e do Mundial de 1998, a equipa francesa devia vencer o seu terceiro troféu em casa. Tudo estava pronto para o sonho se tornar realidade. Mas o conto de fadas não terminou bem.”

Gazzetta dello Sport (Itália)

"Primeiro triunfo para os lusitanos, que decidiram a final com um golo do avançado Éder depois de um remate de Gignac ao poste e de um livre de Raphael Guerreiro à barra."

“Do drama à história. Das lágrimas de desespero às lágrimas de alegria: houve de tudo e de tudo o oposto na noite Cristiano Ronaldo. A lesão no joelho esquerdo que lhe arrancou a possibilidade de jogar a final Euro 2016 depois de apenas 25 minutos parecia ser o mais clássico negro dos presságios, mas o golo de Éder no minuto 109 mudou a história e desenhou as imagens felizes com CR7 a coxear e a levantar a taça de campeões da Europa.”

El Mundo (Espanha)

“Portugal, campeão europeu: a crueldade é bela. A saída do campo Cristiano é como a remoção de um corpo morto no campo de batalha. As mãos cobrem com pudor um rosto ensanguentado em lágrimas. O inimigo aplaude em pé quem demonstrou tantas vezes o seu valor.”

France Football (França)

“Uma terrível desilusão. Depois de uma enervante e terrivelmente frustrante final, França inclinou-se perante Portugal (0-1 A. P.), que ganhou o Euro pela primeira vez na história. Cristiano Ronaldo foi forçado a sair prematuramente devido a lesão, e Rui Patrício e Éder, o atacante, foram os heróis.”

The Telegraph (Inglaterra)

"Portugal derrotou o anfitrião e inegável favorito, derrotou aos probabilidades e o facto de ter perdido, por lesão, o seu capitão, para conquistar o primeiro grande torneio."

Publico - Portugal

Astronomy picture of the day - 2016 July 11 - Aurorae on Jupiter

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Aurorae on Jupiter 
Image Credit: NASAESAHubble
Explanation: Jupiter has aurorae. Like Earth, the magnetic field of the gas giant funnels charged particles released from the Sun onto the poles. As these particles strike the atmosphere, electrons are temporarily knocked away from existing gas moleculesElectric force attracts these electrons back. As the electrons recombine to remake neutral molecules, auroral light is emitted. In the featured recently released composite image by the Hubble Space Telescopetaken in ultraviolet light, the aurorae appear as annular sheets around the pole. Unlike Earth's auroraeJupiter's aurorae include several bright streaks and dots. Jupiter's Great Red Spot is visible on the lower right. Recent aurorae on Jupiter have been particularly strong -- a fortunate coincide with the arrival of NASA's Juno spacecraft at Jupiter last week. Juno was able to monitor the Solar Wind as it approached Jupiter, enabling a better understanding of aurorae in general, including on Earth.