Libellés

15.1.16

Expressões populares portuguesas - "Carapau de corrida"

    Ver imagem original

Não há uma explicação certa para a origem da expressão, mas uma das duas versões plausíveis é a de que os carapaus, mesmo sendo uma espécie de peixe que é rápida, acabam apanhados nas redes de pesca. Podemos daqui deduzir que mesmo os melhores - ou os que se acham melhores - e armados em espertos podem acabar por ser apanhados ou desmascarados. 
Outra versão alega que a expressão pode ter nascido nas lotas, onde o peixe era vendido em leilões invertidos. Começava por se anunciar um preço mais alto e depois ia-se descendo até que alguém o comprasse. O peixe mais caro e de melhor qualidade era vendido em primeiro lugar e para o fim ficavam os peixes de menor qualidade. Conta-se que as peixeiras que compravam esse peixe de fim da lota, mais barato, iam a correr até à vila, para tentarem chegar ao mesmo tempo que as primeiras peixeiras, que já lá estavam a vender o peixe mais caro e de melhor qualidade. As peixeiras que chegavam em último tentavam assim enganar os clientes vendendo o peixe ao mesmo preço que as outras. Só que nem todos se deixavam enganar por esta esperteza saloia: alguns fregueses percebiam que aquele era... "carapau de corrida", um peixe de menor qualidade.  

Presidencial 2016 - Portugal - João Semedo



Talvez como nunca o discurso de um candidato tenha sido tão esvaziado pela sua própria campanha. A voz de João Semedo está bem viva, chega muito longe e o que disse em Coimbra, na noite desta quinta-feira, ecoará por muito tempo. No plano político, atirou a matar sobre Marcelo, colando-o ao fascismo
A intervenção não estava no programa do comício com que Marisa Matias fechou a jornada de campanha na sua terra, esta quinta-feira. Foi o deputado do Bloco eleito por Coimbra, José Manuel Pureza, quem deu a novidade: João Semedo, o antigo dirigente do BE que um cancro na garganta retirou do primeiro plano da vida partidária, iria voltar a intervir numa iniciativa política.
Eram 22h45 e fez-se um silêncio sepulcral no Pavilhão de Portugal. “Espero que me ouçam. Só mesmo a Marisa é que punha a falar aqui um tipo sem cordas vocais”. As palavras foram ditas devagar, com visível esforço (mais para o fim as pausas tornaram-se maiores), mas suficientemente audíveis por todos.

Texto - Carta aberta a Peter Steps Rabbit


Afficher l'image d'origine


Peter Steps Rabbit não percebe mesmo nada de matematica ; e persiste, com teimosia, em qualificar a maioria parlamentar e o Primeiro-ministro António Costa de "ilegítimos". Tanto quanto me lembro, no meu tempo de estudante, 50 %+1% perfaziam 51% e esse 1% quando retirado dos 50 %, dava 49%.
Entendidos?!

Faça o favor de terminar os seus estudos tardios para que não restem duvidas relativamente à compreensão da matemática elementar e afaste-se do seu mentor Miguel Relvas!

Acreditamos que V. Exa. Não é o que muitos, de dentes arreganhados, dizem ; por isso e, por favor, esqueça também o seu acolito Paul Doors que a si se juntou para unica e  “irrevogavelmente” o apunhalar pelas costas na primeira ocasião.

Vendo-o pavonear-se como a "galinha" que é, até nos parece ter sido ele o representante principal da maléfica co-ligação que tanto mal fez ao Povo português! 

Agora na oposição, continua a comportar-se com tremeliques parvos, proprios da sua triste condição. Tive em tempos um Professor que chamava a isso "o complexo das minas"...

Senhor ex-primeiro ministro, gostei de o ver sentado no banco da Assembleia da Republica apos a derrota do seu partido e a do “irrevogável” Portas. Significa isso que o Senhor respeita a vontade democrática…

Ficar-lhe-ia bem, também, de parar com a "geringonçada" retorica de “governo ilegítimo”.

Apoiado pela maioria popular, surgiu um governo que se preocupa com o Povo; por isso ficar-lhe-ia talvez ainda melhor se não se opusesse sistematicamente a toda e qualquer ideia que, não sendo oriunda da sua espectacular inteligência, defenda o interesse nacional.

Obrigado.

Bordeaux, 15-01-2016


JoanMira   

Efemérides - 1622 - Nascimento de Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière

15 DE JANEIRO

 1622 - Nascimento de Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière      Falecceu a 17 de Fevereiro de 1673
Imagem de James Joyce, autor de Ulysses, Finnegans Wake, Dublibers; twentieth century Irish Literature
A 15 de Janeiro de 1622, nasce (ou pelo menos é baptizado) o comediógrafo francês Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière. Entre a sua vasta obra teatral destacamos Le Malade Imaginaire.
O Leme - Portugal

Astronomy picture of the day - 2016 January 15 - Wright Mons in Color

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Wright Mons in Color 
Image Credit: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Institute
Explanation: Informally named Wright Mons, a broad mountain about 150 kilometers across and 4 kilometers high with a wide, deep summit depression is featured in this inset image captured during the New Horizons flyby of Pluto in July 2015. Of course, broad mountains with summit craters are found elsewhere in the Solar System, like the large shield volcano Mauna Loa on planet Earth or giant Olympus Mons on Mars. New Horizons scientists note the striking similarity of Pluto's Wright Mons, and nearby Piccard Mons, to large shield volcanoes suggests the two could be giant cryovolcanoes that once erupted molten ice from the interior of the cold, distant world. In fact, found on a frozen dwarf planet Wright Mons could be the largest volcano in the outer Solar System. Since only one impact crater has been identified on its slopes, Wright Mons may well have been active late in Pluto's history. This highest resolutioncolor image also reveals red material sparsely scattered around the region.