Libellés

25.8.11

Homens armados espancam cartunista sírio que comparou Assad a Kadafi


Ali Farzat desenha em seu ateliê no último dia 14 - AP

BEIRUTE - Um dos mais conhecidos cartunistas políticos da Síria, Ali Ferzat está hospitalizado depois de ter sido brutalmente atacado por homens armados. Segundo um parente da vítima, Ferzat, de 60 anos, foi retirado de seu carro, violentamente espancado e teve as duas mãos quebradas.
Uma das mais recentes charges de Ferzat mostrava do presidente sírio, Bashar al-Assad, pegando carona com Muamar Kadafi. De acordo com o parente, que pediu para não ser identificado temendo represálias, os agressores disseram ao cartunista que o ataque era um "aviso".
- Nós vamos quebrar suas mãos para você parar de desenhar - disse o parente, citando o que os homens teriam dito a Ferzat.
Os homens armados deixaram Ferzat na rua com um saco na cabeça e muito ferido. O cartunista dizia ter esperanças quando Assad assumiu o poder em 2000, mas mudou de posição e nos últimos anos se tornou um crítico do regime.
Embora charges sobre o presidente sejam proibidas na Síria, Ferzat costuma retratar Assad em seus desenhos. Muitos deles criticam diretamente o governante.

O Globo - Brasil
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/08/25/homens-armados-espancam-cartunista-sirio-que-comparou-assad-kadafi-925202029.asp#ixzz1W3ZwbMcB
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Satélite capta buraco negro a engolir uma estrela - Astronomia/Espaço

Fenómeno aconteceu a 3,9 biliões de anos-luz da Terra e a NASA registou o momento
Satélite capta buraco negro a engolir uma estrela - NASA

Um satélite da NASA captou o momento em que um estrela foi «engolida» por um buraco negro. O «Swift» detectou uma actividade intensa de raios X, que a agência espacial norte-americana acredita ter sido originado por um buraco negro, refere o «G1».

O «acidente cósmico» foi localizado numa galáxia a 3,9 biliões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Dragão.

Os gases da estrela acabaram por girar e foram aspirados pelo buraco. Um nicho das partículas estava virado em direcção ao planeta Terra, o que permitiu ao satélite da NASA registar o fenómeno.