Libellés

20.5.16

A aguia voa mais alto - "Encarnados" bateram o Marítimo por 6-2 e conquistaram o troféu pela sétima vez.

Sport Lisboa e Benfica - benfica, lisbon, sport, portugal, slb

O Benfica elevou para sete o número de triunfos na Taça da Liga, graças a uma vitória por 6-2 sobre o Marítimo, na final da competição. Em Coimbra, os "encarnados" chegaram a estar a vencer por 3-0, mas contaram com uma boa resposta dos insulares, que colocaram Ederson em sobressalto em diversas ocasiões.

Uma boa entrada do Marítimo em jogo começou por ser repelida com um golo de Jonas. Mitroglou trabalhou na área, a defesa madeirense não afastou a bola e o melhor marcador da Liga só teve de empurrar, subtilmente, para a baliza deserta. Aos 11', o Benfica estava em vantagem.

O Marítimo, fisicamente muito mais disponível, foi continuando a rondar a baliza "encarnada", mas seria novamente o detentor do troféu a marcar. Aos 18', Mitroglou ampliou para 2-0, após assistência de Pizzi, antes de bisar no encontro, aos 36', com o contributo de Gaitán.

A final parecia arrumada, mas a formação da Madeira ressuscitou com um golo antes do intervalo. João Diogo, de cabeça, aproveitou uma péssima saída de Ederson (a única mancha num pano cheio de boas intervenções) para reduzir para 3-1.

Do balneários, regressou um Marítimo à procura de um novo golo e voltou a estar perto de o alcançar em três ocasiões, todas frustradas pelo guarda-redes brasileiro. Não marcaram os insulares, facturaram os lisboetas. Aos 77', Gaitán compôs uma exibição esforçada com um golo fácil, a passe de Jonas. Foi o 4-1, que passou a 4-2 quando Samaris cometeu falta sobre Alex Soares na grande área: Fransérgio, aos 84', reduziu para 4-2.

O festival de golos, porém, ainda não tinha terminado. E aos 90' foi a vez de Jardel, de cabeça, dar o melhor seguimento a um livre indirecto de Pizzi, aproveitando a passividade do guarda-redes Haghighi. Um minuto mais tarde, o iraniano saiu tarde e rasteirou Jiménez na área: o mexicano converteu com classe e fechou o resultado mais dilatado da história das finais da prova.

Publico - Portugal

Imagens do Mundo - Cheias em Kolonnawa de Colombo, Sri Lanka



Cheias em Kolonnawa de Colombo, Sri Lanka AFP PHOTO / ISHARA S.KODIKARA

Encontrados cadáveres e destroços do voo da EgyptAir. ESA reporta mancha de óleo



O exército egípcio anunciou que foram encontrados destroços, objetos pessoais, coletes salva vidas e restos mortais dos passageiros a bordo do Airbus A320, que desapareceu na madrugada de ontem no Mediterrâneo, quando voava entre Paris e Cairo. De acordo com a agência Reuters, o exército egípcio encontrou partes do avião da EgyptAir a 290 km da cidade costeira de Alexandria.

O ministro da defesa grego, Panos Kammenos, disse, citado pelo The Guardian: "Há algumas horas fomos informados [pelas autoridades egípcias] que partes de um cadáver, dois bancos e um ou mais items de bagagens foram encontrados na zona de buscas".

A agência espacial europeia ESA juntou-se às buscas pelo avião e anunciou também esta manhã de sexta-feira ter descoberto, através do seu satélite Sentinel-11A, uma mancha de óleo com cerca de dois quilómetros de comprimento na zona do mar Mediterrâneo onde decorrem as buscas. Ainda não foi possível verificar se a mancha veio do avião, mas a ESA passou as coordenadas da mancha de óleo aos coordenadores das operações de buscas.


Esta não é a primeira vez que as autoridades acreditam ter encontrado destroços do avião que levava 66 pessoas a bordo, entre as quais um português. Mas desta vez tudo indica para que a descoberta seja mesmo de destroços deste avião, já que no mesmo comunicado, citado pela Reuters, as forças militares egípcias dão conta de que também encontraram pertences dos passageiros.

As buscas pelas caixas negras do avião continuam, já que estas podem ser a única forma de explicar o que provocou a queda do Airbus. Em cima da mesa continuam as hipótese de atentado ou acidente.

O voo MS804 saiu de Paris pouco depois das 11 da noite de quarta-feira (hora local) com destino ao Cairo. Desapareceu dos radares por volta das 2.45 da manhã de ontem, já em espaço aéreo egípcio. Antes do desaparecimento foram registados movimentos bruscos feitos pelo avião no espaço aéreo grego.


Diario de Noticias - Portugal

Imagens - Paisagens de Portugal - Mértola - Rio Guadiana



Mértola - Rio Guadiana

Astronomy picture of the day - 2016 May 20 - The Surface of Europa

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
The Surface of Europa 
Image Credit: NASAJPL-CaltechSETI Institute
Explanation: An enhanced-color view, this image covers a 350 by 750 kilometer swath across the surface of Jupiter's tantalizing moon Europa. The close-up combines high-resolution image data with lower resolution color data from observations made in 1998 by the Galileo spacecraft. Smooth ice plains, long fractures, and jumbled blocks of chaos terrain are thought to hide a deep ocean of salty liquid water beneath. Though the ice-covered alien ocean world is outside the Solar System's habitable zone, new studies show the potential chemistry driving its oxygen and hydrogen production, a key indicator of the energy available for life, could produce amounts comparable in scale to planet Earth. Hydrogen would be generated by chemical reactions of the salty water in contact with the rocky ocean floor. Oxygen and other compounds that react with hydrogen would come from Europa's surface. There water ice molecules would be split apart by the intense flux of high-energy radiation from Jupiter and cycled into the Europan ocean from above.