Libellés

31.3.11

Centrales nucléaires en France: le danger!

Nous ne sommes pas nourris de certitudes tranquilles, d'ailleurs qui peut l'être après ce qui vient de se passer ?", a déclaré le président de l'Autorité de sûreté nucléaire.

  AFP
AFP
La France doit retenir la leçon du drame de Fukushima et s'assurer que ses centrales nucléaires sont capables de résister au "cumul" de plusieurs catastrophes naturelles, une éventualité qui n'a encore jamais été prise en compte, a reconnu mercredi 30 mars l'Autorité de sûreté nucléaire.

Vice-cônsul de Portugal desvia dinheiro

O vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre está a ser investigado por suspeita de desvio de dinheiro da arquidiocese local, uma acusação negada pelo próprio, que é também alvo de um inquérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
Segundo a polícia civil de Porto Alegre, citada pela imprensa brasileira, o vice-cônsul de Portugal em Porto Alegre, Adelino Pinto, terá servido de intermediário de um suposto investimento de 12 milhões de reais a realizar por uma Organização Não-Governamental (ONG) belga no restauro de duas igrejas de origem portuguesa na região: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, e a do Bom Senhor, em Triunfo, na região metropolitana.
Neste contexto, e de acordo com a edição on-line do jornal Estado de S. Paulo, em Dezembro do ano passado três párocos de Porto Alegre deslocaram-se a Portugal para um encontro com os representantes da ONG, tendo-lhe sido pedido o depósito de cerca de 2,5 milhões de reais (1,07 milhões de euros), valor que seria devolvido à diocese até 31 de Janeiro, o que não aconteceu.
De acordo com o coordenador da pastoral de Porto Alegre, o padre Leandro Padilha, citado pelo jornal ZeroHora, para agilizar o processo a verba terá sido depositada na conta do vice-cônsul português que a terá movimentado.
«Agora não sabemos onde foi parar o dinheiro», disse, adiantando contudo que já foram contactados pelo vice-cônsul português a dizer que até 11 de Abril o dinheiro será devolvido.
Em declarações ao Estadão, Adelino Pinto admitiu que o dinheiro foi depositado na sua conta, mas afirmou que o transferiu para a referida ONG, que não foi identificada.
Por seu lado, o advogado do vice-cônsul, Amadeu Weinmann, disse ao ZeroHora que o seu cliente «fez um favor», ajudando a obter recursos para o restauro das igrejas.

A freira prostituta


Directora de colégio de freiras em esquema de prostituição
A directora do centro de educação infantil Virgem Milagreira, conhecido como escola das freiras, foi detida pela Guardia Civil devido ao seu envolvimento numa rede de prostitutas traficantes de droga na ilha de Formentera, em Espanha.


 As freiras que administram o centro de educação nunca pensaram que a directora pudesse estar entre as 24 detidas pelas autoridades espaholas, no âmbito da 'Operação Bolonia'.
A operação foi realizada no bar de alterne Kennedy, na localidade de Es Pujols.
Fontes da Guardia Civil confirmam que a directora do centro de educação é uma das responsáveis da rede de distribuição de droga.
Embora não tenha sido confirmada a quantidade de estupefacientes apreendida, as autoridades adiantaram que as prostitutas do bar, a maioria de nacionalidade romena, estavam encarregues de fornecer regularmente pequenas quantidades de droga aos seus clientes.