Libellés

22.9.11

Mulheres condenadas por uso do véu islâmico (França)


Muçulmanas condenadas por usar véu (EPA/IAN LANGSDON)

Duas mulheres foram condenadas esta quinta-feira por um tribunal francês pelo uso do véu islâmico integral. Esta é a primeira decisão do tipo adoptada em França desde a entrada em vigor, em Abril, da lei que proíbe o uso da burca ou niqab no espaço público.

Segundo a agência «France Press», desde então, várias mulheres foram multadas na rua por policias, mas esta é a primeira vez que um tribunal da polícia (formado por um juiz e um notário) analisa um caso destes. As duas mulheres apresentaram-se com véu no 5 de Maio na autarquia de Meaux, presidida pelo secretário-geral do UMP, Jean François Copé.

Cope foi um dos principais políticos a apoiar a lei que proíbe o uso do véu islâmico integral nas ruas, transportes públicos, lojas, escolas, agências dos correios, tribunais, hospitais e edifícios da administração pública.

A burca ou niqab são véus que cobrem a mulher da cabeça aos pés, com apenas uma pequena abertura para os olhos.

Hind Ahmas, de 32 anos, foi condenada a pagar multa de 120 euros e Najate Nait Ali, de 36 anos, a pagar 80 euros.

O advogado da associação «Não toquem na minha Constituição», que defende as mulheres que usam o véu islâmico, revelou que as duas condenadas vaõ recorrer ao tribunal de Cassação e que, em caso de confirmação da pena, recorrerão ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

A França, que abriga a maior comunidade muçulmana da Europa, com seis milhões de pessoas, foi o primeiro país europeu a adoptar uma lei semelhante, apesar de outros países, como a Suíça, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Espanha e Alemanha, ponderarem adoptar medidas simelhantes.

Diz o "Aqui Tailândia": SUIÇA "BOMBARDEIO" DE QUEIXAS DOS PORTUGAS SEM ASSISTÊNCIA CONSULAR"


Video - Satélite cai amanhã na Terra

Pesa 5,9 toneladas e vai partir-se em 26 pedaços.
A Agência Espacial americana ainda não foi capaz de indicar o local exacto onde cairá amanhã os restos do satélite lançado em 1991 para estudar as alterações climáticas.
De qualquer forma, a NASA já descansou os americanos: o satélite, que pesa 5,9 toneladas, não sobrevoará a América do Norte. A probabilidade de atingir uma pessoa na Terra é de 1 para 3.200

Artes de rua em Sintra


Artes de rua em Sintra | © DR

Espectáculos de luz, cor e movimento a partir de amanhã. Teatro, esculturas
e instalações levam animação à vila de Sintra, de 23 a 25 de Setembro.
Filipa Estrela | festrela@destak.pt
Se quer ver Sintra como nunca viu, aproveite este fim de semana para encontrar ainda mais vida e cor, sem pagar por isso. Nesta segunda edição, tudo gira à volta do tema Lumina, com espectáculos onde a luz tem o papel-chave.
Os projectos foram realizados por artistas como Miguel Palma, Utopia Teatro ou Rui Madeira, que apresentam performances, na capital do Romantismo.
Locais como a Volta do Duche, Palácio da Vila, Museu do Brinquedo, Parque da Liberdade ou Igreja de S. Martinho vão provocar algumas surpresas.
Além do objectivo de envolver a comunidade nas artes, o festival tem ainda uma vertente educativa, uma vez que as crianças do concelho foram envolvidas nas pinturas de luz sobre a fachada do edifício da Câmara de Sintra.