Libellés

5.2.15

Animais - Imagens do Mundo - Jessica, bébé gorila


Jessica, un bebé gorila de cuatro semanas, descansa en el pecho de su madre en el zoológico de San Diego (EE UU), el 30 de enero de 2015.

Fotografia - Imagens do Mundo - Nova York à noite

Manhattan vista desde el Observatorio del Empire State Building, en Nueva York (EE UU).

Pintura - José Malhoa - "Jovens musicos"

José Malhoa Nascido em 1855, foi um grande pintor, desenhista e professor da Língua Portuguesa. Estudou na escola de Belas Artes de Lisboa. Seu primeiro trabalho como pintor foi pintar o teto da sala de concerto no Conservatório Real de Lisboa. Mais tarde, também pintou o teto da sala do Supremo Tribunal de Justiça de Lisboa, o teto da sala de jantar do palácio do Sr. Conde de Burnay e o dos aposentos do senhor infante D. Afonso. É o artista português que mais se aproximou do Impressionismo, embora tenha sido o grande pioneiro do naturalismo. Realizou exposições em diversos pontos da Europa como Madrid, Paris, e também no Brasil. Malhoa alcança um novo recorde a 26 de Julho de 2007, na Christie’s de Londres, com o quadro naturalista Jóvens Músicos adjudicada por 445,560 euros.
Jovens Musicos, 1891, Jose Malhoa
 "Jovens Músicos", 1891, José Malhoa

Tem a palavra Jorge Veludo - Secretario-geral do STCDE


sindicato


Prezadas associadas, prezados associados

Foi anunciada – e será em breve convocada - a Assembleia Geral Eleitoral que terá lugar no próximo dia 11 de Abril, momento em que, após uma longa caminhada de mais de 35 anos, deixarei de integrar a Comissão Executiva do STCDE, na qual venho desempenhando o lugar de Secretário-geral desde Outubro de 1993 – quando essa responsabilidade me caiu em cima.

Não vou fazer um balanço do caminho que juntos percorremos – extensão do âmbito da Europa a todo o Mundo, conquista das actualizações salariais anuais e dos prémios de antiguidade, construção de uma estrutura sindical e do Serviço Jurídico, intervenção na área da formação, negociação de um número razoável de promoções, luta sem quartel pelo EPSE coroada com a execução do DL 444/99.

Referiria que fui ficando por se não vislumbrar algum sócio disponível para liderar uma alternativa, mas, já em 2009, com um filho recém-nascido, clamei em vão por alguém que desse continuidade ao trabalho desenvolvido.
E, antes das últimas eleições, já em plena crise nacional, pressionei fortemente os mais capazes para constituírem uma equipa, mas as incompatibilidades entre alguns dos dirigentes supostamente mais capazes ou disponíveis para assegurar o futuro do STCDE inviabilizaram uma solução. Assim, pressionado no sentido de cumprir um último mandato, acabei por aceder a constituir uma lista que nos juntasse, procurando nomeadamente uma distribuição entre a Comissão Executiva e os outros membros da Direcção Nacional que aplanasse tensões.

Foi um erro. Precisamente quando mais precisávamos de militância e unidade contra os recuos que os governos nos impuseram nos últimos tempos, alguns entenderam privilegiar a afirmação e o interesse pessoal em lugar do trabalho de equipa, as amizades em detrimento das capacidades, a imagem em vez da substância, a troca de favores com o poder em prejuízo da defesa dos direitos e interesses colectivos.

Cesso funções com a consciência tranquila. Cumpri o melhor que pude e soube, sem proveitos materiais nem honrarias - nem promoções, nem nomeações, nem avaliações de jeito, nem medalhas, e assumindo tranquilamente que o nível remuneratório no meu país de prestação de serviço fosse descendo em termos relativos, para permitir alguma melhoria de situações mais graves, face à postura do poder em aceder às nossas justas reivindicações salariais.

Mas preocupa-me o futuro do STCDE, que antevejo com apreensão, não só pelo mundo que nos rodeia mas também pelas nossas fragilidades internas. Tal como há 3 anos, a falta de entendimento está aí, podendo vir a expressar-se em duas candidaturas e, embora saiba perfeitamente de que lado estou, sei que o STCDE perderá sempre, aliás, já perdeu.

A responsabilidade é de todos, porque todos somos chamados a participar e a votar. Poderei continuar a dar o meu contributo, se valer a pena, isto é, se as linhas de acção sindical digna e honesta forem as que sempre defendi e que permitiram vitórias essenciais para o conjunto dos trabalhadores do nosso quadro, mas, de qualquer forma, serei essencialmente um pai-avô reformado que vos deseja...

Boa sorte

Jorge Monteiro Veludo

Lisboa, Fevereiro 2015

Patrimonio Mundial - Centro de Angra do Heroismo - Açores - Portugal

Centre d'Angra do Heroismo aux Açores © Fr Antunes
Cette ville située dans une des îles de l'archipel des Açores fut un port d'escale obligatoire depuis le XVesiècle jusqu'à l'apparition des bateaux à vapeur, au XIXe siècle. Ses imposantes fortifications de San Sebastian et San Juan Baptista, bâties il y a quelque 400 ans, sont un exemple unique d'architecture militaire. Ravagée par un tremblement de terre en 1980, Angra est en cours de restauration.

Astronomy picture of the day - 05-02-2015 - M104: The Sombrero Galaxy

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
M104: The Sombrero Galaxy 
Image Data: NASAESO , NAOJ, Giovanni Paglioli - Processing: R. Colombari
Explanation: The striking spiral galaxy M104 is famous for its nearly edge-on profile featuring a broad ring of obscuring dust lanes. Seen in silhouette against an extensive bulge of stars, the swath of cosmic dust lends a broad brimmed hat-like appearance to the galaxy suggesting the more popular moniker, The Sombrero Galaxy. Hubble Space Telescope and ground-based Subaru data have been reprocessed with amateur color image data to create this sharp viewof the well-known galaxy. The processing results in a natural color appearance and preserves details often lost in overwhelming glare of M104's bright central bulge when viewed with smaller ground-based instruments. Also known as NGC 4594, the Sombrero galaxy can be seen across the spectrum and is thought to host a central supermassive black hole. About 50,000 light-years across and 28 million light-years away, M104 is one of the largest galaxies at the southern edge of the Virgo Galaxy Cluster.