Libellés

14.9.11

Situação tensa na Suíça - disse o "Notas Verbais"

Pois pelos dados, o ambiente na Suíça é muito, mas muito, tenso. Trabalhadores consularesn insatisfeitos, professores revoltados, emigrantes a perderem a calma, e tudo isto perante a aparente passividade de Lisboa. É caso para dizer que um embaixador de Portugal, assim, tem a incomodidade de ter de escolher entre mal com El-Rei por amor dos homens, mal com os homens por amor de El-Rei, porque a imagem de Portugal não sai beneficiada não valendo a pena pintar a manta a El-Rei, muito menos aos homens. Veremos. A imprensa local continua a falar do caso, muito crítica, ontem os grevistas e delegação sindical foram recebidos pela MNE suíça, desconhecendo-se por ora o que daí saiu. Mas, para já, impacto nas Necessidades está a ter, pela calada.

O certo é a greve vai prosseguir por tempo indeterminado

Também pelos dados, o ambiente na comunidade é de indisfarçável azedume para com o governo e MNE, reservando para os funcionários em greve atitude de compreensão, mas já com nervosismo e muita irritação a ser notada. A continuar a greve ninguém sabe onde isso vai parar - não estão a ser executados atos consulares vai para duas semanas, e alguns são urgentes.

A juntar à contestação dos funcionários, a situação dos professores é igualmente muito volátil. Veremos também.
http://notaisverbais.blogspot.com 

LC - BENFICA-MANCHESTER - 19,45

PSD questionou ha 3 semanas o Governo sobre salários no estrangeiro face a desvalorização do euro

Alguém me diz, por favor, se houve resposta do governo? Sim ou soupas... ou considerarão os ministros que a pergunta de um deputado merece o mesmo desprezo que aquele com que estão a ser "brindados" os 250.000 Portugueses a residir na Suiça?!
Clique para ampliar

O PSD questionou o Governo sobre se prevê encontrar uma solução para os vencimentos dos professores no estrangeiro e dos funcionários diplomáticos e consulares em caso de forte desvalorização do euro.
Numa pergunta enviada na sexta-feira à Assembleia da República e hoje divulgada, o deputado social-democrata Carlos Alberto Gonçalves indaga o Executivo sobre se pensa “encontrar uma solução que permita evitar as consequências em matéria salarial para estes agentes da administração pública portuguesa em caso de forte depreciação do euro”.

Dirigido-se ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, o parlamentar questiona ainda como é que o Governo acompanha e avalia a situação dos funcionários diplomáticos e consulares e professores colocados, nomeadamente, na Suíça, no Brasil e na África do Sul, onde “perderam de forma muito substancial o seu rendimento mensal, nalguns casos cerca de um terço do seu vencimento”.

Na sua explanação, Carlos Alberto Gonçalves assinala que “a valorização ou depreciação do euro tem implicações imediatas nos salários” dos funcionários que exercem funções no estrangeiro, sendo que “não existe um mecanismo que permita evitar que a degradação cambial tenha consequências em alguns países”.

Acidente de avião em Angola faz 30 mortos



Pelo menos 30 pessoas morreram, esta quarta-feira, num acidente com um avião militar no aeroporto do Huambo, em Angola. Seis passageiros sobreviveram, de acordo com a Rádio Nacional de Angola (RNA), citada pela Lusa.

O aparelho, pertencente à Força Aérea Nacional (FAN), terá embatido no solo quando tentava descolar cerca das 11:50 horas locais, a mesma hora em Lisboa, por causas ainda desconhecidas.

O avião transportava para Luanda duas comissões militares de alta patentes das Forças Armadas angolanas, tendo escala prevista na localidade de Catumbela.

De acordo com a agência EFE, entre os mortos, estão altas patentes militares de Angola, três generais e três coroneis. Ainda entre as vítimas mortais, há três mulheres.

Windows 8 apresentado hoje



A Microsoft vai revelar hoje, na conferência Build, que terá lugar em Anaheim, na Califórnia, os detalhes do Windows 8
Embora ainda não tenha sido divulgada a data de comercialização do mesmo, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, referiu no passado mês de Maio, que o Windows 8 seria lançado em 2012.
Os detalhes já conhecidos apontam para que a nova versão do sistema operativo da Microsoft seja uma remodelação do Windows 7. Outra das informações reveladas é que o Windows 8 está a ser construído sobre a tecnologia System on a Chip (SoC).
As informações sobre este lançamento têm sido reveladas aos poucos. Recentemente foi a vice-presidente de marketing do Windows, Tami Reller a adiantar que o Windows 8 será compatível com todos os computadores e que requererá as mesmas especificações técnicas ou ainda menos do que o Windows 7

O "calhau da ilha" faz "explodir a dívida portuguesa!

Governo regional, liderado por Alberto João Jardim, está a negociar um pacote de ajuda financeira que terá impacto na dívida pública nacional.
A dívida global da Madeira ascende a cerca de cinco mil milhões, valor que representa mais de três vezes o orçamento anual da região autónoma e tem reflexos na dívida pública nacional. Este é o montante base, apurado até ao momento, que está em cima da mesa das negociações com o governo central, tendo em vista o resgate financeiro à região, revelou ao Diário Económico fonte próxima da equipa técnica que está a proceder ao levantamento das contas. O que significa que a dívida estimada do arquipélago é superior ao valor da tranche de empréstimo entregue ontem a Portugal pelo FMI: 3,98 mil milhões.

Quem consegue meter na ordem este louco megalómano???