21.1.13

Função pública: «Despedimentos estão em cima da mesa»


A coordenadora da Frente Comum saiu preocupada da reunião desta manhã com o secretário de Estado da Administração Pública e não tem dúvidas de que «os despedimentos estão em cima da mesa».

«Foi uma reunião muito preocupante», disse Ana Avoila aos jornalistas, à saída do encontro com Hélder Rosalino.

Na reunião foram abordadas as várias medidas que estão planeadas para o setor em 2013, medidas que, na perspetiva da sindicalista, se traduzem em «piores condições de trabalho» para os funcionários públicos.

Um dos temas que mais preocupam Ana Avoila são os «milhares de despedimentos» que o Fundo Monetário Internacional (FMI) sugeriu no seu relatório e que, a seu ver, o Governo pretende aplicar.
TVI24

«Não há dúvida de que os despedimentos estão em cima da mesa», disse.

Outro dos temas mais criticados pela Frente Comum é a convergência de regimes, que colocam os funcionários públicos a par com os trabalhadores do privado em áreas como a saúde e o desemprego.

Inclusivamente, disse Ana Avoila, o Governo propôs a criação do subsídio de desemprego para os funcionários públicos, procurando a convergência entre o setor público e o privado.

Para a Frente Comum, é a confirmação de que «o Governo segue via mais fácil, da convergência por baixo, por quem tem menos».

Razões suficientes para que a estrutura sindical apele a um dia de luta no próximo dia 16 de fevereiro.

Aucun commentaire: