16.1.16

Efemérides - 1964 – Seguiu para o Ultramar mais um contingente militar em missão de soberania

16 DE JANEIRO

 1882 - Nasce António dos Santos Graça. Falecceu a 7 de Setembro de 1956
A 16 de Janeiro de 1882, nasce, na Póvoa de Varzim, o escritor, jornalista, etnógrafo e político António dos Santos Graça.

 1964 – Seguiu para o Ultramar mais um contingente militar em missão de soberania
«Do Cais da Rocha, partiu hoje, a bordo do navio da marinha Mercante nacional, mais um numeroso contingente militar que segue em missão de soberania para o nosso Ultramar».
In Diário Popular nº 7636, de 16-01-1964, 22º ano de publicação, p. 7
A revolta ocorrida em Luanda a 4 de Fevereiro de 1961, com ataques à Casa de Reclusão, ao quartel da PSP e à Emissora Oficial de Angola, é considerada como o início da luta armada levada a cabo por diversos movimentos de libertação contra a administração portuguesa em África. O Estado Novo, liderado por Salazar, considerava as colónias portuguesas em África como territórios portugueses ultramarinos, pelo que, em missão de soberania, iniciou, a 26 de Abril de 1961, o envio, por via marítima, de tropas para combater aqueles movimentos de libertação que apelidava de terroristas. A partida dos primeiros contingentes militares era descrita com grande relevo nas primeiras páginas dos jornais. Porém, aos poucos e poucos, o descontentamento da população portuguesa pela morte de inúmeros soldados em combate e pela estagnação do desenvolvimento do país devido ao desvio de verbas para o esforço de guerra leva a censura prévia governamental a tentar camuflar estas movimentações militares, sugerindo aos diversos periódicos a colocação das informações sobre a partida de novos contingentes em lugares discretos no interior dos jornais, dando-lhes apenas maior relevo quando altas individualidades marcavam a sua presença. É o caso desta notícia, publicada apenas na página sete.

O Leme - Portugal

Aucun commentaire: