19.8.11

Investigação a Lagarde encontra indícios de ilegalidades


Relatório do Tribunal revela que Lagarde esteve implicada pessoalmente num processo com

Os investigadores anunciaram ter encontrado problemas no caso que envolve a directora do FMI e antiga ministra das Finanças de França.
Christine Lagarde esteve implicada pessoalmente num processo com "numerosas anomalias e irregularidades", revela um relatório hoje publicado pelo Tribunal de Justiça da República, que trata dos casos que implicam altas figuras do Estado.
Segundo o documento, que analisa o ‘Caso Tapie', no qual Christine Lagarde é suspeita de ter favorecido o empresário Bernard Tapie, financiador das campanhas eleitorais do presidente Sarkozy, de modo a que este recebesse uma indemnização de 285 milhões de euros por parte do Estado.
Apenas duas semanas depois do início da investigação formal ao caso, de modo a apurar se existem motivos para considerar se a ex-ministra agiu procedeu ou não ao crime de desvio de fundos, o tribunal nota que o pagamento de "elevadas somas de dinheiro a cargo dos cofres públicos comporta numerosas anomalias", sendo que a legalidade do processo é "incerta".
O tribunal diz ainda que Lagarde pode ter mesmo participado "pessoalmente" nos acontecimentos ,"tendo dado instruções de voto aos representantes do Estado dentro do conselho de administração" da instituição pública que estava encarregue de administrar a ajuda financeira do Estado ao Crédit Lyonnais, banco que era processado por Bernard Tapie.
ECONÓMICO

Aucun commentaire: