12.1.12

Video chocante - EUA investigam vídeo comprometedor

As imagens mostram quatro homens fardados de marines a profanarem cadáveres de talibãs. Os Estados Unidos dizem que vão investigar a autenticidade. (Nota: o vídeo contém imagens que podem ser consideradas chocantes)
Os Estados Unidos podem ser alvo de novas acusações de crimes de guerra, caso se confirme a autenticidade do vídeo que mostra quatro marines a urinarem sobre cadáveres de talibãs.
O vídeo de 39 segundos foi colocado no YouTube, mas não se sabe quem o filmou e quem o publicou.
O exército norte-americano emitiu um comunicado declarando estar a investigar a origem e autenticidade do vídeo e que os atos que ali surgem não se coadunam com os valores dos marines.
"Os atos ali exibidos não são consistentes com o nosso quadro de valores ou com o caráter das nossas forças militares. O assunto vai ser alvo de uma profunda investigação", refere o comunicado.

Vídeo pode colocar em perigo militares e civis


O tenente-coronel Stewart Upton, porta-voz do exército norte-americano, acrescentou que "as alegações de que os marines estão a agir de modo impróprio com os cadáveres de combatentes talibãs são muito graves e, caso sejam provadas, representam uma falha dos militares norte-americanos em relação aos padrões que são deles esperados".
O vídeo suscitou também a forte condenação do Conselho para as Relações Islâmico-Americanas, um proeminente grupo de direito cívicos muçulmano sediado em Washington, referindo que: "Caso seja constatada a sua autenticidade, o vídeo mostra um comportamento totalmente impróprio para militares americanos e poderá mesmo colocar em perigo outros militares e civis".
A divulgação do vídeo torna-se especialmente sensível por surgir na altura em que estão a arrancar as negociações de paz com os talibãs no Afeganistão.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/eua-investigam-video-comprometedor=f699110#ixzz1jGUvH5NLLer mais: http://aeiou.expresso.pt/eua-investigam-video-comprometedor=f699110#ixzz1jGUnKHbh

Aucun commentaire: