17.11.11

Deputado Carlos Gonçalves pede atenção especial para emigrantes em Andorra, Clermond-Ferrand e Frankfurt

Lisboa, 16 nov (Lusa) - O deputado do PSD eleito pela emigração, Carlos Gonçalves, defendeu hoje uma atenção especial para as comunidades portuguesas de Andorra, Clermond-Ferrand (França) e Frankfurt (Alemanha), depois de o governo ter anunciado o encerramento de postos consulares nestas cidades.
"Gostaria de chamar a atenção para três comunidades: Andorra, Clermond-Ferrand (França) e Frankfurt (Alemanha), que são aquelas que deverão merecer mais atenção do governo caso se confirme a decisão comunicada pelo ministro", disse Carlos Gonçalves.
Em declarações à agência Lusa à margem da apresentação do orçamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Carlos Gonçalves admite que possa haver encerramentos, mas pede "sensibilidade" para que se encontre uma forma de atender as populações da melhor forma possível.
O deputado social-democrata acredita "no sucesso das permanências consulares" apresentadas pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
O parlamentar não se mostrou "preocupado" com a fusão da língua e da cooperação num único instituto, considerando que poderá até ser benéfico integrar as duas políticas.
Lembrou que a transferência do ensino para o Instituto Camões pela mão do anterior governo socialista "não correu da melhor maneira", e responsabilizou o anterior executivo pelo corte de 50 professores hoje assumido pelo governo.
"Não me choca [a fusão], acho é que o ensino do português tem que ser a prioridade das prioridades. A integração de serviços pode ajudar à melhor forma de usar os dinheiros públicos e quero acreditar que há uma política de língua que de uma vez por todas vai ser afirmada", disse.
O deputado considerou ainda que no âmbito bilateral, Portugal tem que ser mais firme na defesa da língua portuguesa onde há comunidades.
"Há países como a França onde acredito teria sido possível ter mais oferta de ensino local se tivéssemos sido mais firmes", disse Carlos Gonçalves.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje o encerramento de sete embaixadas, quatro vice-consulados e um escritório consular.
Paulo Portas acrescentou que a jurisdição do vice-consulado de Frankfurt (Alemanha) vai passar para Estugarda, Osnabruck para Dusseldorf, a de Clermont-Ferrand (França) passa para Lyon e Nantes para Paris. O escritório consular de Lille passará para Paris, disse.
CFF
      Lusa/Fim
--------------------

Aucun commentaire: