12.8.11

O designer Tristan Manco escolheu um trabalho português para a lista do jornal Guardian

O mais difícil é não o ver e olhe que é uma obra de arte importante: suba ou desça a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, do Marquês para o Saldanha, e tenha atenção aos prédios degradados. Um deles acaba de entrar numa lista do jornal britânico The Guardian como um dos 10 melhores trabalhos de arte urbana do mundo.

A escolha é do designer Tristan Manco, um artista com obra e livros sobre arte urbana. Se ainda não reparou, da próxima vez desça ou suba a avenida com atenção: a ocupar os quatro andares da fachada principal, pode ver a pintura de Blu, um artista que vive em Bolonha, que representou um barão do petróleo a sugar o mundo, com uma coroa que termina aproveitando os pináculos do edifício. Na fachada lateral, o árabe segura um homem de braços abertos numa janela é uma obra dos Gémeos brasileiros que recentemente fizeram uma exposição no Museu Berardo.

A pintura de fachadas de edifícios degradados em Lisboa fazem parte do projecto Cronos, uma iniciativa que começou em 2010 com o apoio da câmara municipal, promovido por três artistas: Ângelo Milano, Pedro Soares Neves e Alexandre Farto – que também viu uma das suas obras entre as 10 nomeadas por Trintan Manco. São dois retratos numa parede velha em Londres, que o artista pintou por ocasião do Cans Festival em 2008.

É a lista das 10 melhores obras de arte de rua, publicada pelo jornal britânico Guardian.

Aucun commentaire: