17.9.11

Video - UrtheCast: empresa canadiana quer ser o YouTube orbital

Já imaginou ver o planeta azul, ao vivo e em alta definição, através de streaming? Em breve será possível graças ao serviço UrtheCast, que se prepara para instalar câmaras na Estação Espacial Internacional.
(ISS/NASA)
(ISS/NASA)
A empresa canadiana UrtheCast dedica-se a um único objetivo: criar o primeiro stream de vídeo do globo terrestre em alta definição. Para isto, a empresa associou-se à Estação Espacial Internacional (ISS) onde serão instaladas duas câmaras que vão captar imagens e vídeo do planeta.
A UrtheCast – cujo nome se pronuncia ‘earthcast’ – vai instalar as suas câmaras no módulo russo da estação. Uma delas será de alta definição, capaz de captar vídeos a 3,25 frames por segundo, com uma resolução comparável à do serviço Google Earth.

Outra câmara de menor definição será usada para captar imagens da superfície terrestre. Cada uma das fotos recolhidas cobrirá uma área de 40 quilómetros e os utilizadores vão ser capazes de “ver objetos artificiais e grupos de pessoas”.
Estas câmaras serão construídas pela empresa britânica Rutherford Appleton Laboratories e as suas imagens vão ser enviadas para diversos servidores espalhados pelo globo, sendo depois compilados e disponibilizados na plataforma online da UrtheCast.

O projeto promete “uma mistura de versão vídeo do Google Earth com as funcionalidades de visualização e pesquisa do YouTube”, assim como se acredita que venha a permitir a ligação a redes sociais como o Facebook, o Twitter e o Google+.

Aucun commentaire: