31.1.12

"Domingo Sangrento" - Remember



Na História mundial são alguns os domingos sangrentos de que há memória. Mas a tragédia que para sempre ficaria recordada como "Bloody Sunday" ocorreu a 30 de janeiro de 1972, faz hoje 40 anos, quando um protesto pacífico em Londonderry, na Irlanda do Norte, foi reprimido de forma violenta pelo Exército britânico, causando 13 mortos, seis deles menores, além de 17 feridos, um dos quais veio a falecer pouco tempo depois.

Entre sete mil a 10 mil pessoas marcharam nesse domingo nas ruas de Londonderry em defesa dos Direitos Humanos, apelando ao fim da política de "Internment" implementada pelo Governo britânico em 1971, na Irlanda do Norte, que permitia o aprisionamento, sem julgamento, de nacionalistas suspeitos de pertencerem ao movimento independentista IRA ou outros grupos radicais.

A manifestação pacífica, na qual os participantes eram católicos a favor da reunificação das "duas Irlandas", acabou em tragédia fatal para 14 famílias. No entanto, a investigação realizada de seguida, nada minuciosa, exonerava os militares britânicos de qualquer culpa no massacre, referindo que estes tinham aberto fogo apenas depois de serem atacados. Este relatório originou sucessivos movimentos de apelo a novas investigações, mais isentas, o que só acabou por acontecer em 1998, numa decisão do Governo trabalhista do primeiro-ministro Tony Blair.
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/domingo-sangrento-foi-ha-40-anos=f702029#ixzz1l4uEofpm

Portugueses em Andorra: abertura do consulado de Portugal para breve.


Estamos certos de que entre a interrupção dos serviços da embaixada de Portugal e a abertura do futuro consulado de Portugal em Andorra, vai decorrer pouco tempo; nisso estamos empenhados e  a trabalhar com afinco para que a espera seja tão reduzida quanto possivel.

Entretanto, e em casos de urgência, os nacionais poderão dirigir-se ao consulado-geral de Portugal em Barcelona.

Esperamos ter inauguração para muito em breve (março?).

O futuro consulado vai responder globalmente às necessidades dos Portugueses radicados em Andorra.

Vai valer a pena esperar um bocadinho...
JMIRA.

Aterragem de emergência em Berlim

Aterragem de emergência em Berlim - EPA/Soeren Stache
Um Boeing da Air France, com 316 pessoas a bordo, que fazia a ligação entre Paris e Pequim, foi obrigado a realizar uma aterragem e emergência no aeroporto de Tegel, em Berlim. A tripulação detectou uma fuga de combustível num dos motores e foi preciso desliga-lo.

Antes da aterragem, o avião foi obrigado a largar combustível, mas tudo decorreu sem problemas.

Diz o Daniel Oliveira: da assustadora ousadia alemã a uma mão cheia de nada


Confesso que há coisas que não esperava assistir na minha vida. 65 anos passados do fim da II Guerra, do perdão europeu e americano ao criminoso expansionismo alemão, de todas as concessões para garantir a paz, da construção do que viria a ser uma União Europeia baseada na boa relação e solidariedade entre os europeus, do enorme apoio que a Alemanha recebeu da Europa para a sua reunificação e da ajuda que o euro significou para a sua economia, a proposta de uma segunda "ocupação" de Atenas, através do sequestro da sua soberania orçamental por Berlim, é mais do que um insulto à memória coletiva da Europa. É um ato hostil contra um país da União.
Na Grécia, segundo sondagem recentes do semanário Epikaira, os partidos contra o acordo com a troika representam já quase 40% dos votos. Os dissidentes de esquerda do PASOK têm 13% e os comunistas do KKE e a esquerda do Syriza (o BE lá do burgo) 12,5% cada um. A direita fica abaixo da soma destes partidos (Nova Democracia com 30,5% e os extremistas do Laos com 6%) e os antes poderosos socialistas com uns humilhantes 12% (arriscam-se a transformar-se na quinta força política). A reação à loucura de Bruxelas já se sente na Grécia e o governo de "tecnocratas" começa a ter pouca margem de manobra. E isto explica a frase do ministro das finanças grego, Evangelos Venizelos: "quem põe um povo perante um dilema entre a ajuda financeira e a dignidade nacional ignora as lições da históricas fundamentais". Ponham muitas aspas em "ajuda" e têm a verdade nua e crua do que está em causa.
E não, não me venham de novo com a falta de paciência dos alemães para o mau comportamento do Sul. Socorro-me das palavras de Anatole Kaletsky no "The Times": "A verdadeira causa do desastre do euro não é a França, a Itália ou a Grécia. É a Alemanha. O problema fundamental não reside na eficiência da economia alemã, embora tenha contribuído para a divergência dos resultados económicos, mas no comportamento dos políticos e banqueiros centrais alemães. O Governo alemão não se limitou a vetar permanentemente as únicas políticas que podiam ter colocado a crise do euro sob controlo - garantias coletivas europeias para dívidas nacionais e intervenção em grande escala do Banco Central Europeu. Para piorar a situação, a Alemanha tem sido responsável por quase todas as políticas erradas postas em prática pela Zona Euro, que vão desde subidas loucas da taxa de juros no ano passado pelo BCE até exigências excessivas de austeridade e perdas bancárias que agora ameaçam a Grécia com uma bancarrota caótica."
O melhor retrato da cimeira de ontem é este: enquanto, nos salões, os governantes continuam cegos ao que se passa na Europa, Bruxelas estava paralisada por uma greve geral, o que obrigou os chefes de Estado a deslocarem-se para a cimeira de helicóptero e a usarem bases militares. O caos que a medíocre classe política europeia está a criar na Europa poderá vir a ter um preço bem mais alto do que se imagina.
À peregrina ideia dos alemães aconteceu o que tinha de aconteceu: morreu. Foi até aprovado um pacote pelo emprego e até ouvimos umas frases redondas sobre o crescimento. E segue, através do "pacto orçamental", a imposição de défices burocráticos à custa da ruina das economias que só garantem um ainda maior desequilíbrio nas contas públicas (que, vejam bem, dependem da saúde económica dos países).
Casar a austeridade com o crescimento, é o que se defende. Parece que vai demorar algum tempo até que se perceba que austeridade e crescimento, em plena crise económica, é um matrimónio sem futuro. Mais esta aspirina, sem as medidas que são defendidas por Kaletsky no "The Times", terá o mesmo efeito que as medidas decididas nas anteriores cimeiras. Está, portanto, tudo na mesma. Ficamos à espera de saber qual a sentença para os gregos. Provavelmente ficarão mais tempo ligados à máquina, sem a esperança de sobreviver a esta criminosa "cura".

29.1.12

Fotografia - Andorra - debaixo de neve - 29-01-2012


"Andorra La Vella" sob a neve - 29-01-2012

A "alantjana" do dia

AlentejanosUm alentejano vai a um concurso de televisão e o apresentador pergunta:
- Como se chamam os habitantes de Évora?
Após 4 minutos de silêncio, o alentejano responde:
- Porra, todos, todos na sei........

Vitor "Dracula" Gaspar, de saida?


O Presidente tem o olhar crítico sobre a política do Governo

É absoluta a discordância de algumas das mais proeminentes personalidades do cavaquismo e do próprio Presidente da República sobre a condução da política orçamental e as prioridades para a organização das finanças públicas, que têm sido adoptadas pelo Governo.

Micro-ondas: o perigo!

Rio de Janeiro: 17 corpos resgatados dos escombros

Prédios desabaram no Rio de Janeiro [Reuters]
O número de vítimas mortais do desabamento de três edifícios de quarta-feira à noite no centro do Rio de Janeiro subiu para 17.

De acordo com a imprensa brasileira, até ao final da tarde de sábado, as equipas de salvamento resgataram 17 corpos, 13 dos quais já identificados, no âmbito das operações de busca que foram dificultadas e chegaram mesmo a ser suspensas devido à chuva que caiu durante a madrugada de sábado.

Na sexta-feira, o próprio secretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Sérgio Simões, reconheceu não haver mais esperança de encontrar sobreviventes debaixo dos escombros.

28.1.12

A imagem do dia 28-01-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Planet Aurora Borealis
Image Credit & Copyright:
Göran Strand
Explanation: Illuminated by an eerie greenish light, this remarkable little planet is covered with ice and snow and ringed by tall pine trees. Of course, this little planet is actually planet Earth, and the surrounding stars are above the horizon near Östersund, Sweden. The pale greenish illumination is from a curtain of shimmering Aurora Borealis also known as the Northern Lights. The display was triggered when a giant solar coronal mass ejection (CME) rocked planet Earth's magnetosphere on January 24th and produced a strong geomagnetic storm. Northern hemisphere skygazers will also recognize the familiar orientation of stars at the left, including the Pleiades and Hyades star clusters and the stars of Orion. Increasing solar activity has caused recent auroral displays to be wide spread, including Aurora Australis, the Southern Lights, at high southern latitudes.

A "alantjana" da noite



Um beirão, a viver há vários anos em Beja, sempre que ia à barbearia do ti Manel contava uma piada de alentejanos. O barbeiro, puto da vida, um dia encostou-lhe a navalha ao pescoço e disse:
- Hoje, ou você me conta uma piada em que o alentejano leva a melhor ou corto-lhe o pescoço!
E o beirão, meio assustado:
- Tá, tá bem! Era uma vez um beirão e um alentejano que resolveram assaltar um banco. Só que no meio do assalto a polícia apareceu e os dois fugiram pelas traseiras. Com a policia atrás, encontraram dois barris. Um barril cheio de merda e outro barril cheio de mel. E aí o alentejano, como era mais esperto, entrou no barril de mel e o beirão, otário, entrou no barril de merda. Isso foi o bastante para o alentejano rir a bandeiras despregadas enquanto terminava o corte do cabelo.
Riu tanto que nem lhe cobrou o corte. Só que quando o beirão, já na rua, se ia embora, quis saber:
- E depois? E o beirão, apressando o passo:
- Depois a polícia prendeu os dois... meteu-os na mesma cela e obrigou um a lamber o outro!

27.1.12

Diz o "Ladrões de bicicletas": Digam-me que não é verdade por favor

O Financial Times de hoje diz ter tido acesso a um documento do governo alemão distribuído a ministros das finanças da eurozona em que se propõe, ou exige, que a Grécia ceda a soberania sobre questões orçamentais a um “comissário orçamental” nomeado pelo ministro das finanças da UE. Sem isto não haveria novo empréstimo da troica nem renegociação da dívida.

Pior ainda: Atenas seria forçada a adoptar uma lei obrigando o estado Grego, para todo o sempre, a dar prioridade ao serviço da dívida relativamente a todas as outras obrigações e necessidades.

Citação literal do dito documento: “Dado o cumprimento decepcionante até agora, a Grécia tem de aceitar deslocar a soberania orçamental para o nível europeu durante algum tempo”.

Digam-me que não é verdade. Que a Europa ainda não chegou a este ponto. Porque se chegou, é o fim da linha.

"Cara.ho da Silva"...



Um erro, qualquer um dah. Mas, na televisão, jornais, comunicação social em geral, vai sendo notorio que os comunicadores os dão com frequência cada vez mais acelerada... Somos uma nação com muitos "letrados", doutores, arquitetos, "inginheiros" e "tutti quanti" e outros titulos. A verdade é que esses "canudos" obtidos de forma obviamente obrigatoria cada vez menos nos convencem! E isto reflete-se na qualidade dos dirigentes que temos no "rectângulo"!

O blog "Notas Verbais" volta!

Sem estarmos desesperados, começavamos a estar deveras preocupados. O "nosso" "Notas Verbais" não dava sinal de vida desde 12 de dezembro...muito tempo para quem o diariamente consulta para ter noticias da verdadeira vida diplomatica! Mas, eis que um anuncio tão agradavel quanto inesperado, enche o nosso coração de alegria: o "Notas Verbais" regressa amanhã ao meio-dia.
Welcome back!
http://notasverbais.blogspot.com/

Carta aberta ao 1.° ministro (anonimo)




Exmo. Sr. 1º Ministro,

Vou alterar a minha condição de funcionário público, passando à qualidade de empresa em nome individual (como os taxistas) ou de uma firma do tipo
"Jumentos & Consultores Associados Lda." e em vez de vencimento passo a receber contra factura, emitida no fim de cada mês.
Ganha o ministro, ganho eu e o país que se lixe!

Ora vejamos:

Ganha o ministro das Finanças porque:
- Fica com um funcionário público a menos.
- Poupa no que teria que pagar a uma empresa externa para avaliar o meu desempenho profissional.
- Ganha um trabalhador mais produtivo porque a iniciativa privada é, por definição, mais produtiva que o funcionalismo público.
- Fica com menos um trabalhador, potencial grevista e reivindicador que por muito que trabalhe será sempre considerado um mandrião.

E ganho eu porque:
- Deixo de pagar na totalidade todos os impostos a que um funcionário público está obrigado, e bem diga-se, pois passo a considerar o salário mínimo para efeitos fiscais e de segurança social.
- Vou comprar fraldas, champôs, papel higiénico, fairy, skip e uma infinidade de outros produtos à Makro que me emite uma factura com a designação genérica de 'artigos de limpeza', pelo que contam como custos para a empresa.
- Deixo de ter subsídio de almoço, mas todas as refeições passam a ser consideradas despesa da firma.
- Já posso arranjar uma residência em Espanha para comprar carro a metade do preço ou compro um BMW em leasing em nome da firma e lanço as facturas do combustível e de manutenção na contabilidade da empresa.
- Promovo a senhora das limpezas lá de casa a auxiliar de limpeza da firma.
- E, se no fim ainda tiver que pagar impostos, não pago, porque três anos depois o Senhor Ministro adopta um perdão fiscal; nessa ocasião vou ao banco onde tinha depositada a quantia destinada a impostos, fico com os juros e dou o resto à DGCI.

Mas ainda ganho mais:
- Em vez de pagar contribuições para a CNP, faço aplicações financeiras e obtenho benefícios fiscais se é que ainda tenho IRS para pagar.

- Se tiver filhos na universidade eles terão isenção de propinas e direito à bolsa máxima (equivalente ao salário mínimo) e se morar longe da universidade ainda podem beneficiar de um subsídio adicional para alojamento; com essas quantias compro-lhes um carro que, tal como o outro, será adquirido em nome da firma assim como manutenções e combustíveis.
- Se tiver um divórcio litigioso as prestações familiares que o tribunal me condenar já não serão deduzidas directamente na fonte e recebo o ordenado
inteiro e só pago se me apetecer...!
Como se pode ver, só teria a ganhar e já podia dizer em público o nome da minha profissão sem parecer uma palavra obscena, afinal, em Portugal ter
prejuízo é uma bênção de Deus!

Está visto que ser ultra liberal é o que realmente vale a pena, e porque é que os partidos que alternam no poder têm tantos votos
...?

Presenças consulares em França vão emitir cartões do cidadão e passaportes a partir de fevereiro




Luis Ferraz à esquerda da foto




Paris, 27 jan (Lusa) – As presenças consulares de Portugal em França, cuja rede foi recentemente reajustada, vão passar a poder emitir cartões do cidadão e passaportes a partir de fevereiro, disse hoje à Lusa o cônsul-geral em Paris, Luís Ferraz.
Até agora Paris realizava permanências (ou presenças) consulares - traduzidas por deslocações regulares de funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) às áreas não cobertas por consulados ou vice-consulados - em Reims, Troyes, Sens e em Rennes. Depois do reajustamento que se seguiu ao fecho de três vice-consulados de Portugal em França, a rede vai estender-se e flexibilizar-se.
O cônsul-geral esquematizou o que acontecerá na área consular de Paris: "Vamos ter permanências consulares no Nord-Pas-de-Calais, na Bretanha, diretamente em Nantes e em Rennes. Vamos depois, para favorecer o Sul da Bretanha, descentralizar na área de Tours e fazer uma permanência consular em Poitiers. Vamos também fazer uma permanência em Bourges e continuar a ir a Sens, a Rances e a Troyes”, explicou.
Esta rede de permanências consulares, “que vão ter lugar, em princípio, ou em associações, ou em estruturas municipais”, precisará, alerta, de ser ajustada em função da procura, de acordo com o que a experiência de trabalho vier a mostrar.
Outra novidade é que, a partir de fevereiro, “o consulado à porta de casa” vai passar a poder emitir o cartão do cidadão e o passaporte. Luís Ferraz considera que os novos equipamentos portáteis adquiridos pelo MNE para estes serviços vão "enriquecer a permanência consular” e “permitir tornar mais eficiente a relação entre o consulado e a comunidade”.
Quanto ao número de funcionários de que dispõe para estas mudanças, o responsável reconhece que “já começa a não ser generoso”, mas considera que, por agora, “há um equilíbrio” e que os recursos permitirão um trabalho “com qualidade e com capacidade de resposta”.
Ao comentar a interrupção da sua comissão de serviço em Paris, decidida pelo ministro Paulo Portas, Luís Ferraz afirmou que vai sair “com a tranquilidade de ter tido dois anos e meio muito intensos”. O cônsul-geral destacou ainda que, durante este tempo, conseguiu “redimensionar o consulado, melhorar o serviço público, introduzir novas tecnologias e aproximar o consulado da comunidade”.
Entre as prioridades que tinha listadas estavam a vontade de “assegurar uma maior implantação do consulado na área, que cresceu, continuar a política cultural desenvolvida nos últimos dois anos, e aproximar o consulado dessa comunidade, menos falada mas importante, que já são os portugueses das novas gerações, que estão nos serviços e na administração pública francesa e que vão ser os elementos fundamentais da relação entre os dois países”.
JYF
Lusa/fim.

NASA divulga novas imagens de Marte

NASA apresenta novas imagens de Marte (Foto: Nasa/JPL-Callech/Univ. of Arizona)
A NASA divulgou quatro novas imagens ao seu banco de dados de 20500 mil fotografias de alta resolução de Marte.

As fotografias foram tiradas em Novembro e Dezembro de 2011 pela HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) a bordo da missão MRO (NASA's Mars Reconnaissance orbiter) e foram divulgadas esta semana.

A missão MRO foi lançada em 2005 para procurar por sinais de água em Marte, para estudar o clima e a geologia do planeta vermelho.

As imagens de alta resolução captadas pela câmara HiRISE podem conter até 100 vezes mais informação do que as capturadas por uma câmara de 10 megapixels.

Atenção Portugal: forte sismo abala norte de Itália

Sismo em Itália

Um forte sismo abalou esta sexta-feira o norte de Itália. Segundo o USGS (Instituto Geológico norte-americano), o abalo de magnitude 5,3 ocorreu a cerca de 10 quilómetros de profundidade na localidade de Reggio Emilia, na província de Génova, às 15:53.

Há dois dias foram sentidos mais dois sismos fortes (magnitude 4,9) na mesma região com epicentro em Reggio Emilia e Verona.

O sismo teve a duração de cerca de 10 segundos e foi sentido em Milão, Turim, Bolonha, Florença e Verona.

Noticia em desenvolvimento. Ainda não sabemos o numero de vitimas.

Salvador Dali - Arte - No coments




Salvador Dali (Avida dollars) ...no coments...

26.1.12

Sismo vai matar dezenas de milhares em Portugal


Sismos

Os maiores especialistas portugueses em sismos avisam que Portugal pode sofrer, a qualquer momento, um terramoto e um tsunami semelhantes aos que vimos no Japão e que vai matar dezenas de milhares de pessoas porque o país não está preparado. A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, num documento a que a TVI teve acesso, avisa que em Portugal nem sequer os hospitais estão preparados para um sismo.

Portugal sofreu em 1755 um terramoto de magnitude 8,5 a 9, semelhante ao do Japão. E é uma certeza científica que vai repetir-se a qualquer momento. «Pode ser amanhã, pode ser depois de amanhã. É errado pensar que só será em 2755», disse à TVI Maria Ana Viana Baptista, geofísica.

O Laboratório Nacional de Engenharia, em 2005, previu que o grande terramoto vai matar entre 17 mil e 27 mil pessoas, mas essa estimativa peca por defeito. O grande problema está na falta de resistência da maioria dos edifícios portugueses, ao contrário do que acontece no Japão, explica Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico.

«Conhecendo a cidade de Lisboa, receio que possamos ter riscos acentuados em mais de 50 por cento dos edifícios da cidade», disse João Appleton, engenheiro civil.

Para o economista António Nogueira Leite, um sismo «teria um impacto na economia portuguesa equivalente a um ano de criação de riqueza».

As políticas de controlo da qualidade da construção e os planos de reabilitação urbana têm ignorado a maior ameaça que paira sobre a economia e a vida dos portugueses

O Algarve, o Litoral Alentejano e a grande Lisboa, serão gravemente afectados pelo sismo que pode acontecer a qualquer momento. Como no Japão, as zonas costeiras e as margens do Tejo vão voltar a sofrer o impacto mortífero de uma onda gigante.

Em Julho de 2010 todos os partidos votaram, por unanimidade, uma recomendação ao governo, para que se crie com urgência um plano nacional com vários pontos decisivos: redução da vulnerabilidade sísmica das infra-estruturas hospitalares, escolares, industriais, governamentais, de transportes, energia, património histórico e zonas históricas dos núcleos urbanos. A resolução recomendava ainda ao governo o reforço do controlo da qualidade dos edifícios novos e a obrigatoriedade de segurança estrutural anti-sísmica nos programas de reabilitação urbana.

Oito meses depois, o governo não fez nada: limitou-se a propor um modelo de seguros, para indemnizar os prejuízos materiais dos sismos. A Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, num parecer enviado ao parlamento, reagiu com indignação: «A opção do governo é ineficiente, eticamente condenável porque não se preocupa com a salvaguarda da vida humana e contraria a resolução da Assembleia da República».

A verdade é esta: quando o sismo chegar, a Assembleia da República vai ficar de pé, porque recebeu obras de reforço anti-sísmico. Mas os principais hospitais de Lisboa, por exemplo, deverão colapsar.

Mourinho esperou árbitro e chamou-o de «artista»

José Mourinho não falou sobre o árbitro de forma directa, após o Barcelona-Real Madrid da última noite, mas esperou pelo juiz do encontro no final da partida e não se conteve. Apelidou Teixeira Vitienes de artista e interpelou-o a dois metros de distâncias.

O acto foi testemunhado pelo Mundo Deportivo, que nesta quinta-feira dá conta do episódio, ilustrado com uma foto de Mourinho encostado ao carro do árbitro. O treinador atravessou o estádio até à zona destinada aos «blaugrana», a mesma por onde saem os árbitros e ficou alguns minutos a aguardar a chegada do juiz do encontro.
Veja o desenvolvimento da notícia no Mais Futebol
O acto foi testemunhado pelo Mundo Deportivo, que nesta quinta-feira dá conta do episódio, ilustrado com uma foto de Mourinho encostado ao carro do árbitro. O treinador atravessou o estádio até à zona destinada aos «blaugrana», a mesma por onde saem os árbitros e ficou alguns minutos a aguardar a chegada do juiz do encontro.
Veja o desenvolvimento da notícia no Mais Futebol
Mourinho à espera do árbitro

Barragem Foz Tua: desabamento faz três mortos


Desabamento na barragem Foz Tua faz três mortos
Um desabamento nas obras de construção da barragem de Foz Tua causou esta quinta-feira três mortos, confirmou fonte do CDOS à TVI24.

O acidente ocorreu por volta das 14h00 e as vítimas são trabalhadores da obra.

Segundo fonte do INEM, os cadáveres ainda não foram resgatados por falta de «condições de segurança».

No local está um helicóptero do INEM, a VMER de Vila Real e 28 bombeiros com 8 veículos.

A imagem do dia 26-11-2012

See Explanation.
Moving the cursor over the image will bring up an annotated version.
Clicking on the image will bring up the highest resolution version
available.
NGC 4449: Star Stream for a Dwarf Galaxy
Image Credit & Copyright:
R Jay Gabany (Blackbird Obs.),
Insert:
Subaru/Suprime-Cam (NAOJ), Collaboration: David Martinez-Delgado (MPIA, IAC), et al.
Explanation: A mere 12.5 million light-years from Earth, irregular dwarf galaxy NGC 4449 lies within the confines of Canes Venatici, the constellation of the Hunting Dogs. About the size of our Milky Way's satellite galaxy the Large Magellanic Cloud, NGC 4449 is undergoing an intense episode of star formation, evidenced by its wealth of young blue star clusters, pinkish star forming regions, and obscuring dust clouds in this deep color portrait. It also holds the distinction of being the first dwarf galaxy with an identified tidal star stream, faintly seen at the lower right. Placing your cursor over the image reveals an inset of the stream resolved into red giant stars. The star stream represents the remains of a still smaller infalling satellite galaxy, disrupted by gravitational forces and destined to merge with NGC 4449. With relatively few stars, small galaxies are thought to possess extensive dark matter halos. But since dark matter interacts gravitationally, these observations offer a chance to examine the significant role of dark matter in galactic merger events. The interaction is likely responsible for NGC 4449's burst of star formation and offers a tantalizing insight into how even small galaxies are assembled over time.

Imagem - Che Guevara




Y con
 esto todo digo, Amigos: HASTA SIEMPRE CHE

25.1.12

Fotografia - Cuba - ...também é isto!


Cuba, também é isto

China é o país onde se produz e consome mais pastéis de nata


Confraria do Pastel de Nata

Já compraram a EDP, querem a REN e a banca, mas no negócio dos pastéis de nata os chineses já lideram. O típico doce português nunca esteve tanto nas bocas do Mundo, depois de, na semana passada, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ter lançado a pergunta: «Por que não conseguimos exportar o pastel de nata?».
Pedro Passos Coelho subscreveu ao apelo à internacionalização da iguaria. «Não sou um especialista, sou um consumidor que aprecia muito os pastéis de nata. E julgo que é melhor não glosar mais este tema, para não parecermos aqui uns gulosos pela doçaria portuguesa, que é boa», afirmou o primeiro-ministro.
lamenta.

Suíça: há emigrantes portugueses a dormir na rua


Sem-abrigo (arquivo)

O número de pedidos de ajuda de emigrantes portugueses na Suíça que chegam às missões católicas tem vindo a aumentar no último ano devido à crise económica, disse esta quarta-feira o conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Beja.

«A situação dos emigrantes portugueses na Suíça está a agravar-se de forma preocupante nos últimos tempos por causa da crise económica», adiantou à agência Lusa Manuel Beja, salientando que além das missões católicas portuguesas também ele próprio tem recebido muitos pedidos de auxílio.

O coordenador nacional da Pastoral das Missões Católicas na Suíça, padre Aloísio Araújo, disse em declarações à Rádio Renascença que o número de pedidos de ajuda à Igreja aumentou «80 por cento nos últimos dois anos, havendo pessoas a dormir nas estações de comboios e nos abrigos comunais».


«Temos famílias dependentes da assistência social na Suíça que estão a passar por problemas graves devido à perda de trabalho, problemas de carácter económico e temos um outro grupo que são as pessoas que estão a chegar ao país, candidatos à emigração que são na sua maioria jovens. Mas também temos famílias inteiras que se fizeram à estrada», disse.

«São na maioria estas as pessoas que nos chegam a pedir ajuda - comida, dinheiro, trabalho - e que nós tentamos dentro das nossas possibilidades ajudar e aconselhar», salientou.

Tempestade solar: imagens impressionantes

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) afirma que inicialmente foi subestimado o poder da tempestade solar que atinge a Terra. A agência afirmou na segunda-feira que a tempestade era a maior desde maio de 2005, quando um evento parecido ocorreu, contudo, esta terça-feira, os instrumentos do NOAA já registravam uma intensidade maior ao anterior.

A radiação solar intensa pode causar problemas aos satélites da Terra, além de ser um inconveniente para os astronautas. Esta é a temporada de tempestades mais intensa desde Setembro de 2005. A erupção, que começou no domingo, deve enviar partículas até quarta-feira.

«Devido a este fenómeno, é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética (perturbações no campo geomagnético da Terra causadas pela tempestade solar)», explica um comunicado da NOAA. «A labareda solar associada alcançou a altura máxima no dia 23 de Janeiro», acrescentou.

A tempestade ainda pode causar problemas na rede eléctrica. Em 1972, uma erupção solar mais poderosa impediu as ligações de longa distância no Estado americano de Illinois. Em 1989, um evento parecido deixou 6 milhões de pessoas no escuro na província canadiana do Quebec.

Com receio da falha de comunicações, a companhia aérea norte-americana Delta, desviou vários voos da rota. As ligações afectadas são as que partem dos Estados Unidos com destino à Ásia.

Quem para o "Calhau da Ilha"? - Bruxelas: «Muito importante corrigir desvio da Madeira»

«Muito importante corrigir desvio da Madeira»
A correcção do desvio orçamental da Madeira é «da maior importância», avisa a Comissão Europeia, que alerta para o seu impacto nas finanças públicas de Portugal, logo numa altura em que o país está fazer um esforço de austeridade.

No dia em que o plano de ajustamento financeiro à Madeira deverá ser ultimado em Lisboa, num encontro que juntará o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o presidente do Governo regional, Alberto João Jardim, Bruxelas escusou-se a tecer comentários de maior sobre a questão, por ser «essencialmente de natureza interna», mas destacou a importância de as despesas da região serem alvo de um maior controlo e transparência.

A imagem do dia 25-01-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Opportunity Rover Spots Greeley Haven on Mars
Image Credit:
Mars Exploration Rover Mission, Cornell, JPL, NASA
Explanation: Where on Mars should you spend the winter? As winter approached in the southern hemisphere of Mars last November, the Opportunity rover had just this problem -- it needed a place to go. The reduced amount of sunlight impacting Opportunity's solar panels combined with the extra power needed to keep equipment warm could drain Opportunity's batteries. Therefore Opportunity was instructed to climb onto the 15 degree incline of Greeley's Haven, shown as the rocky slope ahead. The incline increased power input as Opportunity's solar panels now have greater exposure to sunlight, while also giving the rolling robot some interesting landscape to explore. Visible in the distance, beyond Greeley Haven, lies expansive Endeavour Crater, the ancient impact basin that Opportunity will continue exploring as the Martian winter concludes in a few months, if it survives.

24.1.12

A imagem do dia 24-01-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
January Aurora Over Norway
Image Credit & Copyright:
Bjørn Jørgensen
Explanation: What's that in the sky? An aurora. A large coronal mass ejection occurred on our Sun five days ago, throwing a cloud of fast moving electrons, protons, and ions toward the Earth. Although most of this cloud passed above the Earth, some of it impacted our Earth's magnetosphere and resulted in spectacular auroras being seen at high northern latitudes. Pictured above is a particularly photogenic auroral corona captured last night above Grotfjord, Norway. To some, this shimmering green glow of recombining atmospheric oxygen might appear as a large eagle, but feel free to share what it looks like to you. This round of solar activity is not yet over -- a new and even more powerful solar flare occurred yesterday that might provide more amazing aurora as soon as tonight.

A "alantjana" da noite



Um rapaz Alentejano vai trabalhar para um daqueles grandes Hipers na América e ao fim do primeiro dia o chefe pergunta-lhe quantas vendas tinha feito.
- Uma.
- Uma venda? Isso é muito mau!!! Os meus vendedores normalmente fazem entre 25 a 30 vendas por dia! Ora diz lá de quanto foi a venda...
- 757.326,45 dolares...
- O quê?????? Mas afinal o que é que vendeste?????
- Ora, primeiro vendi ao freguês um anzol pequeno, depois um anzol Médio, e a seguir um anzol grande!...Com tanto anzol vendi-lhe uma cana de pesca!...Perguntei onde é que ele ia pescar e ele disse para a costa. Claro que lhe expliquei que para a costa era melhor ter um barco! Então levei-o à secção de barcos de recreio e vendi aquele Silver Esprit com os dois outboard que o gajo até se passou... Conversa puxa conversa e ele disse que o carro dele era um Fiat Uno... e eu disse-lhe que para puxar o barco ele precisava dum 4x4! Então fomos direitinhos ao stand e vendi-lhe aquele Range Rover que lá
estava.
- Muito bem! Deves ser mesmo bom para venderes isso tudo a um gajo que só queria um anzol pequeno!!!
- Qual anzol qual quê!!! Ele só cá vinha comprar uma caixa de TAMPAX para a mulher... e eu disse-lhe "já que tem o fim de semana lixado, mais vale ir à pesca..."

23.1.12

A governante Gabriela Ventura...boa?


Na foto: Gabriela Ventura - dirigente do Ministério da Agricultura, gestora do P...RODER, numa sessão pública de esclarecimento. Só faltou um bocadinho para os agricultores ficarem melhor esclarecidos ...

O cidadão Cavaco, passou-se!



O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, considerou esta segunda-feira «infelizes e inapropriadas» as declarações do Presidente da República sobre o valor da sua reforma, frisando que fragilizaram a sua condição de árbitro da vida política e social portuguesa.

«As declarações do Presidente da República, como parece ser do senso comum, não foram muito felizes e, sobretudo, foram inapropriadas face às dificuldades que muitas pessoas e famílias têm nesta fase que atravessamos», afirmou Carlos César em declarações à Lusa, em Ponta Delgada.

Para o presidente do executivo regional, «é importante que o Presidente da República preserve a sua condição de árbitro e de entidade influente na concertação social e política do país, porque é essa a função primordial que pode ter», frisando que essa condição «saiu fragilizada por este episódio».

Carlos César frisou, no entanto, que «como acontece com frequência na vida política, o que aconteceu na semana passada não será recordado no mês que vem».

O presidente do Governo dos Açores defendeu ainda que «a unidade que o país precisa vai para além da função do Presidente da República e deve ser suscitada por outra conduta e forma de estar do Governo na vida política institucional portuguesa».

«O Governo não pode tentar fazer um acordo com a UGT para não fazer com o PS ou fazer com o PS para não fazer com a CGTP, deve procurar um amplo consenso nacional e não pode insultar, desvalorizar e desconsiderar o maior partido da oposição para depois lhe pedir apoio nas medidas que pretende tomar», afirmou.

A imagem do dia 23-01-2012

See Explanation.
Moving the cursor over the image will bring up an annotated version.
Clicking on the image will bring up the highest resolution version
available.
Deep Orion Over the Canary Islands
Image Credit & Copyright:
Juan Carlos Casado (TWAN)
Explanation: Which attracts your eye more -- the sky or the ground? On the ground are rocky peaks in Teide National Park on Tenerife Island of the Spanish Canary Islands off the northwestern coast of Africa. The volcanic landscape features old island summits and is sometimes used as a testbed for instruments on future Martian rovers. The lights of a nearby hotel shine on the far left. Storm clouds are visible on the horizon, artificially strutted from multiple exposures. Dividing the sky, across the middle of the above deep image, is the vertical band of the Milky Way Galaxy. The red circle on the right is Barnard's Loop, near the center of which are the famous belt stars of the constellation Orion. Soon after the above image was taken, during an evening earlier this year, storm clouds rolled across, and indoor locations began to attract eyes the most.

22.1.12

Cavaco: Um excelente ano de 2012 a todos os portugueses!



Depois das declarações sobre as suas pensões não chegarem para pagar as despesas terem gerado forte contestação nas redes sociais, Cavaco Silva sentiu ontem a contestação popular em Guimarães.

À saída da cerimónia inaugural de Guimarães - Capital Europeia da Cultura, o Presidente da República fugiu às perguntas dos jornalistas, mas não evitou os apupos dos populares que se juntaram no exterior do Pavilhão Multiusos.

Algumas pessoas levavam cartazes onde manifestavam ironia face às declarações de cavaco Silva. «Cavaco porque não trocamos de reformas. A minha é 295,03 euros».

No Facebook, a declaração tem sido fortemente criticada, com centenas de internautas indignados com o que Cavaco Silva disse, até porque receberá cerca de dez mil euros brutos.

O que é a radioatividade?


Foto: João Ramid
Doenças crônicas causadas por alterações
no DNA das células se manifestam ao longo
de gerações de descendentes de indivíduos
expostos à radiação.

Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas. Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as partículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria. É o caso dos combustíveis utilizados nas usinas nucleares, como o urânio e o plutônio.
Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células. "A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).
Ler mais em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-sao-efeitos-radiacao-corpo-humano-energia-nuclear-621960.shtml

Fotografia - Cuba - Bayamo - Outubro de 2010


"Crianças de Cuba" - Bayamo - Outubro de 2010

A "alantjana" do dia

Anedotas de Alentejanos
Um suiço, à procura de direcções, encosta o carro junto a uma paragem de autocarro onde dois portugueses estão a espera.
- Entschuldigung, koennen Sie Deutsch sprechen? - perguntou.
Os dois portugueses ficaram a olhar para ele.
- Excusez-moi, parlez vous Français? - tentou ele.
Os dois continuaram a olhar para ele impavidos e serenos.
- Parlare Italiano? - Continuaram calados.
- Hablan ustedes Español? - Ainda nada.
Angustiado, o suiço desiste e vai-se embora.
O primeiro português vira-se para o segundo e diz:
"Sabes, talvez devêssemos aprender uma lingua estrangeira."
"Para que?" pergunta o outro. "Aquele sabia quatro linguas e não lhe serviu de nada."

FOTOS: portugueses põem Cavaco a pedir esmola na Internet

Redes Sociais fazem humor com declarações de Cavaco Silva sobre pensões não chegarem para as despesas (Internet)Sentido sentido de humor tomou conta das redes sociais
A declaração de Cavaco Silva sobre as suas pensões motivaram críticas de centenas de pessoas nas redes sociais e também muitas manifestações humorísticas.

No Facebook, a declaração tem sido fortemente criticada, com centenas de internautas indignados com o que Cavaco Silva disse, até porque receberá cerca de dez mil euros brutos.

Sexta-feira, interrogado pelos jornalistas sobre o não corte de subsídios no Banco de Portugal, Cavaco Silva disse: «Neste momento já sei quanto é que irei receber da Caixa Geral de Aposentações, descontei quase 40 anos uma parte do meu salário para a CGA como professor universitário e também descontei durante alguns anos como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e devo receber 1.300 euros por mês. Não sei se ouviu bem: 1.300 euros por mês».

A imagem do dia 22-01-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Saturn's Hexagon Comes to Light
Image Credit:
Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA
Explanation: Believe it or not, this is the North Pole of Saturn. It is unclear how an unusual hexagonal cloud system that surrounds Saturn's north pole was created, keeps its shape, or how long it will last. Originally discovered during the Voyager flybys of Saturn in the 1980s, nobody has ever seen anything like it elsewhere in the Solar System. Although its infrared glow was visible previously to the Cassini spacecraft now orbiting Saturn, in 2009 the mysterious hexagonal vortex became fully illuminated by sunlight for the first time during the Cassini's visit. Since then, Cassini has imaged the rotating hexagon in visible light enough times to create a time-lapse movie. The pole center was not well imaged and has been excluded. This movie shows many unexpected cloud motions, such as waves emanating from the corners of the hexagon. Planetary scientists are sure to continue to study this most unusual cloud formation for quite some time.

21.1.12

Arte - Anjos - "A harmonia do caos"

13-diapositivo19

"A harmonia do caos"

Revolta em Lisboa



Dois grupos de manifestantes envolveram-se hoje em confrontos durante um protesto contra a política de austeridade organizado em Lisboa pela Plataforma 15 de Outubro.
Duas dezenas de pessoas com bandeiras do Movimento de Oposição Nacional, que na rede social FaceBook se identifica como nacionalista, seguiam na cauda do protesto quando foram cercados por outros manifestantes que gritavam "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais".
Elementos dos dois grupos envolveram-se depois em confrontos físicos, que se prolongaram por alguns minutos, até à intervenção da polícia.


Lusa

Por favor, ajudem Cavaco Silva


A "alantjana" do dia

Anedotas de Aletejanos
POESIA "ALANJANA"

Atirê um limão rolando...
À tua porta parou...
Depois fiquei pensado...
Será que o cabrão se cansou???

BE «estupefacto» com declarações de Cavaco


João Semedo

O deputado João Semedo ficou «estupefacto» com os lamentos do Presidente da República sobre a reforma que aufere e lembrou que dificuldades têm os reformados com 600 euros mensais, que este ano ficarão sem 13º e 14º meses.

«Fiquei tão surpreendido que voltei a ouvi-las [as afirmações], para ver se tinha percebido bem. São declarações surpreendentes, que me deixaram absolutamente estupefacto, porque me recordo que ainda há bem pouco tempo o presidente Cavaco Silva promulgou um Orçamento de Estado que elimina o 13º e 14º meses para os reformados com rendimento mensal de 600 euros», destacou o deputado do Bloco de Esquerda (BE), em declarações à agência Lusa.

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse no Porto que aquilo que vai receber como reforma «quase de certeza que não vai chegar para pagar» as suas despesas, valendo-lhe as poupanças que fez, com a mulher, ao longo da vida.

Cavaco Silva, que não aufere vencimento como Presidente da República, referiu que irá receber 1.300 euros por mês da Caixa Geral de Aposentações e um montante que disse desconhecer do Fundo de Pensões do Banco de Portugal.

Cavaco prescindiu do ordenado de Presidente da República, mas acumula duas pensões, a de professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e a de reformado do Banco de Portugal, que totalizavam, antes dos cortes nas pensões de reforma, cerca de 10 mil euros mensais (brutos).

A imagem do dia 21-01-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Days in the Sun
Image Credit & Copyright:
Regina Valkenborgh
Explanation: From solstice to solstice, this six month long exposure compresses time from the 21st of June till the 21st of December, 2011, into a single point of view. Dubbed a solargraph, the unconventional picture was recorded with a pinhole camera made from a drink can lined with a piece of photographic paper. Fixed to a single spot for the entire exposure, the simple camera continuously records the Sun's path each day as a glowing trail burned into the photosensitive paper. In this case, the spot was chosen to look out over the domes and radio telescope of the University of Hertfordshire's Bayfordbury Observatory. Dark gaps in the daily arcs are caused by cloud cover, whereas continuous bright tracks record glorious spells of sunny weather. Of course, in June, the Sun trails begin higher at the northern hemisphere's summer solstice. The trails sink lower in the sky as December's winter solstice approaches. Last year's autumn was one of the balmiest on record in the UK, as the many bright arcs in the lower part of this picture testify.
Help APOD: Take a short survey and get a prize.

O Antonio Dias da Costa publicou e fez bem - Aleixo




Há tanto burro a mandar

Em gente de inteligência

Que às vezes fico a pensar

Que a burrice é uma Ciência

(António Aleixo)

20.1.12

A "alantjana" do dia


Chega um Japonês a um bar no Alentejo e diz:
- Soyha toyha poyha Coca-Cola !
Diz o Barmam muito admirado:
- O mê amigo disse que queria uma garrafinha bem fresquinha do quêi ????

Adeus Andorra


Quando cheguei a este Pais, a 20 de junho de 2004, tive ocasião de escrever um artigo na "voz lusa" - que acabara de nascer - onde dizia que não era homem de protagonismo, que preferia a acção directa em beneficio da Comunidade; isso considerava essencial. Passei quase oito anos neste Pais, fazendo face, por vezes, a muitas dificuldades pessoais, trabalhando sempre e transmitindo o melhor do que aprendi. Hoje, chega a hora da despedida; vou para outro lado do mundo mas estou ciente da honestidade do meu trabalho e de que sempre dei o  melhor do meu contributo aos Portugueses em Andorra. As minhas ultimas missões foram de encerrar a Embaixada (para o que fui mandatado) e criar um consulado que continue a dar o mais extenso apoio possivel aos cidadãos que aqui labutam.
Obviamente que nestes oito anos tive a oportunidade de conhecer e apreciar muitos dos nossos concidadãos. Não vou citar aqui ninguem, porque muitos seriam  esquecidos;
Apenas queria dizer que aqui, em Andorra, ha muita gente de boa fé, minhotos, na sua grande maioria, trabalhadores, (pleonasmo?) com o coração nas mãos! E ha tambem, como em todas as partes do mundo, pessoas que apenas laboram de "labia" e cujo e unico intuito é de destruir a obra de muitos. Estes apenas "se realizam" na critica,  nunca nada construindo...Esta gente vou esquecê-la com facilidade.
Para terminar, entendo dever dizer-vos toda  a minha satisfação por saber que vão poder continuar a ser servidos por uma estructura consular que vai dar continuação à embaixada que fechou. Os meus agradecimentos a todos e, em especial, ao José Manuel Silva, Conselheiro, que sempre operou, desinteressadamente,  em prol dos Portugueses no Principado.
Hasta siempre!
JMIRA - VICE-CÔNSUL DE PORTUGAL

Consulados, a grande vergonha: Sindicato processa MNE por falta de compensação cambial nos salários



                                         Olha, que lindos... (e faltam muitos nesta galeria dos que desprezam os trabalhadores dos consulados!)                  

Lisboa, 20 jan (Lusa) - O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas vai colocar uma ação em tribunal contra o Ministério dos Negócios Estrangeiros por não atualizar os salários dos funcionários consulares que sofrem com perdas cambiais, informou hoje um responsável sindical.
“A ação diz respeito, única e exclusivamente, à compensação cambial dos colegas que estão nos países que sofreram com a evolução cambial negativa entre o euro e as respetivas moedas locais”, declarou à Agência Lusa Jorge Veludo, secretário executivo do STCDE.
Segundo o sindicalista, há um ano, já fora interposta “uma ação em tribunal para compensar as perdas cambiais entre 2009 e 2010”. Veludo informou que não há uma decisão ainda desta primeira ação.
Neste momento, segundo Jorge Veludo, “trata-se de interpor uma ação semelhante, só que devendo respeito à compensação cambial” na evolução entre 2010 e 2011.
Segundo o sindicato, “até 2009, aquando das atualizações salariais anuais, eram tidas em conta as taxas de inflação nos países onde prestam serviço e também as respetivas variações cambiais”.
“Desde 2010, o Governo deixou de negociar quaisquer atualizações e vem recusando compensar as perdas cambiais registadas, que se acentuaram nesse ano”, informou ainda o STCDE.
Para o Sindicato, o Ministério dos Negócios Estrangeiros está a ignorar uma disposição legal (item nº 4 do artigo 63 do DL 444/99 de 3/11), que prevê que “em caso de acentuada apreciação ou depreciação do euro, poderá haver lugar à revisão intercalar dos índices (…)”.
Segundo Jorge Veludo, o Governo não quer dar resposta a este disposição legal, assim o sindicato “tem de agir judicialmente”.
Jorge Veludo referiu ainda que a situação de muitos trabalhadores é insustentável, já que, além destas perdas cambiais, os trabalhadores viram suprimidos seus subsídios (natal e férias), além da redução do salário, como em toda a função pública.
De acordo com o STCDE, as perdas cambiais acumuladas, nos últimos 2 anos, são superiores a 10 por cento em 12 países, sendo as mais acentuadas na Austrália, 24 por cento; Suíça, 19 por cento; Brasil, 16 por cento; Suécia, 15,3 por cento; África do Sul, 14,2 por cento; e Canadá, 13,5 por cento.
A Lusa pediu reação ao Ministério dos Negócios Estrangeiros mas ainda não obteve resposta.