A partir de hoje, o Aeroporto Internacional da Praia chama-se Nelson Mandela. A decisão do Conselho de Ministros de Cabo Verde, ontem publicada no Boletim Oficial, foi a forma encontrada pelo Governo cabo-verdiano para homenagear os 22 anos da libertação do antigo Presidente da África do Sul.
A decisão não está a reunir consenso, embora o Governo cabo-verdiano justifique, na Resolução nº13/2012 que hoje entra em vigor, que "associar o nome do Presidente Mandela ao aeroporto da capital é um gesto que vincula a nossa vocação e o nosso desígnio de nação aberta ao mundo, palco de cruzamento de povos e do diálogo entre culturas".
Cabo-verdianos preferiam conterrâneos
Segundo o Governo, a decisão vai aproximar os cabo-verdianos a "esse património da humanidade que é Mandela". No documento, lê-se ainda que as autoridades sul-africanas acolheram esta iniciativa de "forma pronta e entusiástica".
Os cabo-verdianos, porém, reagiram de forma diferente. Nos comentários nas edições digitais dos jornais das ilhas, e nas redes sociais, manifestam "todo o respeito" pelo antigo líder da luta contra o apartheid mas preferiam que Mandela desse nome a uma rua, a uma praça ou a uma avenida.
Dar o nome de um estrangeiro a um aeroporto em Cabo Verde é a grande questão. A maioria dos cabo-verdianos preferia que o aeroporto da Praia fosse baptizado com o nome de um cabo-verdiano ilustre, tal como aconteceu com o aeroporto internacional de São Vicente, agora Cesária Évora. O caso também do aeroporto da Boa Vista, denominado Aristides Pereira.
Outros ainda, admitem a homenagem, mas questionam se não teria sido melhor dar o nome de Mandela ao aeroporto do Sal, ao invés do da Praia, "pelo grande apoio que a África do Sul deu a esse aeroporto ao longo dos anos".
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/cabo-verdianos-contra-nome-de-mandela-no-aeroporto=f709635#ixzz1oSnZfm6q
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/cabo-verdianos-contra-nome-de-mandela-no-aeroporto=f709635#ixzz1oSnZfm6q
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire