Um avião de combate russo foi abatido por caças F16 da força aérea da Turquia depois de ter violado o espaço aéreo daquele país, informaram, esta terça-feira, fontes militares turcas citadas pela imprensa internacional.
O incidente aconteceu junto da fronteira com a Síria depois do avião de combater ter ignorado os "10 avisos em cinco minutos" da força aérea turca de que estava a violar o espaço aéreo da Turquia.
Segundo a agência estatal Anadolu, dois pilotos conseguiram ejetar-se do avião, tendo sido filmados nos céus da Turquia com os paraquedas de emergência, sem se saber no entanto se conseguir sobreviver ao acidente.
Em declarações à Reuters, o ministro do Interior russo afirma que o avião não violou o espaço aéreo turco e que pode provar que a aeronave esteve sob território sírio durante todo o voo.
O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, ordenou ao ministério das Relações Exteriores que consultasse a Nato, a Onu e os países envolvidos nos recentes acontecimentos na fronteira síria.
França, Rússia e EUA têm realizados ataques aéreos contínuos contra o Estado Islâmico na Síria.
TVI24 - Portugal
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire