24.11.15

Turquia abate avião russo de combate perto da fronteira da Síria


Turquia abate caça russo


Um avião de combate russo foi abatido por caças F16 da força aérea da Turquia depois de ter violado o espaço aéreo daquele país, informaram, esta terça-feira, fontes militares turcas citadas pela imprensa internacional. 

O incidente aconteceu junto da fronteira com a Síria depois do avião de combater ter ignorado os "10 avisos em cinco minutos" da força aérea turca de que estava a violar o espaço aéreo da Turquia. 

Segundo a agência estatal Anadolu, dois pilotos conseguiram ejetar-se do avião, tendo sido filmados nos céus da Turquia com os paraquedas de emergência, sem se saber no entanto se conseguir sobreviver ao acidente. 

Em declarações à Reuters, o ministro do Interior russo afirma que o avião não violou o espaço aéreo turco e que pode provar que a aeronave esteve sob território sírio durante todo o voo. 

O primeiro-ministro da Turquia,  Ahmet Davutoglu, ordenou ao ministério das Relações Exteriores que consultasse a Nato, a Onu e os países envolvidos nos recentes acontecimentos na fronteira síria.

França, Rússia e EUA têm realizados ataques aéreos contínuos contra o Estado Islâmico na Síria.

TVI24 - Portugal 

Aucun commentaire: