25.3.16

França: Tragédia na estrada vitima 12 portugueses

Roberto d'origine portugaise est venu déposer des fleurs

Doze portugueses morreram quando a viatura onde viajavam colidiu com um camião, esta sexta-feira, em Allier, no centro de França, indicaram as autoridades locais.

O minibus viajava da Suíça para Portugal quando o acidente aconteceu, poucos minutos antes da meia-noite. O grupo deemigrantes "ia a caminho de Coimbra para passar o fim de semana pascal", segundo David Delavoet, secretário-geral da Prefeitura de Allier onde se deu o acidente.

“Os 12 passageiros do 'minibus', que eram todos portugueses, estão mortos”, indicaram as autoridades locais, em comunicado citado pela AFP.

Uma criança de sete anos está entre os 12 portugueses que morreram num acidente rodoviário em França, na noite de quinta para sexta-feira, confirmou à agência Lusa o Consulado de Portugal em Paris.

“São 12 mortos, em princípio, com idades entre os sete e 63 anos”, disse a mesma fonte consular, acrescentando que “11 dos portugueses já foram identificados e são todos residentes na Suíça”.

"Resta-nos identificar apenas uma pessoas", disse a fonte.
Acidente: o que aconteceu

O mini-autocarro ter-se-á desviado para a faixa contrária e colidiu de frente com o camião. O condutor da viatura de passageiros e os dois condutores italianos do camião sobreviveram ao acidente, mas ficaram feridos, escreve a AFP.

O veículo em que seguiam os portugueses saiu da Suíça por volta das 21:00 de quinta-feira e teria como destino Portugal. O acidente ocorreu por volta das 23:45 na estrada nacional 79, perto de Lyon, na localidade de Moulins, no departamento de Allier, no centro de França, adiantou a mesma fonte. Segundo a fonte consular, “neste trecho da estrada ocorrerem muitos acidentes”.

O condutor da carrinha envolvida no choque frontal com um camião esta noite em França, que resultou na morte de 12 portugueses, sobreviveu ao acidente e não acusou álcool no sangue, disse fonte judiciária à agência AFP.

Uma investigação foi aberta para apurar as causas do acidente rodoviário. Segundo os testemunhos recolhidos pela brigada de trânsito de Yzeure, a carrinha desviou-se para a faixa da esquerda e colidiu com o camião, que não conseguiu evitar o choque frontal, escreve o jornal francês La Montagne.

O procurador da República dá uma conferência ao final da manhã sobre o acidente. 

Citando as autoridades, o jornal Le Monde refere que "o minibus que partiu da Suíça por volta das 20:00 locais na quinta-feira e transportando 13 pessoas com destino a Portugal para o fim de semana da Páscoa desviou a sua rota por uma razão ainda desconhecida e colidiu frontalmente com um camião que seguia em sentido inverso". A estrada esteve cortada durante toda a noite. 

Um edifício camarário está a ser usado como morgue temporária. Uma "hecatombe", disse Gérard Deriot, um representante político local, que se abateu sobre aquela localidade com apenas 700 habitantes.
TVI 24 - Portugal

Aucun commentaire: