16.3.16

Texto - Seminario "El loco" do Sporting


Résultat de recherche d'images pour "imagens do jogador Seminario do Sporting"

O Sporting é sem duvida um grande clube; mas tem, além do mais, uma mística especial: consegue sempre eleger presidentes patetas, originais e, por vezes corruptos. 

Tem uma excelente escola de jovens mas teima em adquirir atletas de alto nível que se tornam em jogadores comuns depois de passarem alguns tempos em Alvalade…

Porque será?!...

Quando era “puto” até gostava do Sporting; ainda hoje me lembro do tempo contado dos “cinco violinos”…

Não, não venho denigrar; o Sporting é um clube que merece respeito. Mas este "post" vem a propósito de uma historia que, não sei porquê, me veio à memoria.

Lembram-se os sportinguistas menos jovens do grande jogador peruano: Juan “El loco” Seminário? Estávamos em 1959, após a era dourada dos “cinco violinos”.

Seminário jogava, então,  no Municipal de Lima quando com apenas 20 anos chegou à Selecção do seu País, fazendo furor com a sua estonteante velocidade, aliada a uma técnica apurada e a uma boa capacidade de finalização, que o tornaram conhecido como o "Expresso de Lima", principalmente depois de ter marcado três golos à Inglaterra e dois ao Brasil, quando fazia parte de uma das melhores linhas avançadas da história do futebol peruano.

Desejado pelos grandes clubes da Europa, Seminário acabou por ingressar nos “leões”.

E em  10 Outubro de 1959 foi apresentado em Alvalade perante cerca de quarenta mil espectadores, estreando-se 15 dias depois no Estádio do Restelo.

Mas só jogou duas épocas no Sporting, sem ter ganho nenhum titulo. Conquistou, porém e de imediato os sportinguistas com o seu virtuosismo e as suas jogadas sensacionais e inesquecíveis, de tal forma que a sua partida motivou a deslocação em massa dos adeptos à sede do Clube, para reclamarem com a Direcção… Mas foi embora!

Por isso, em 1961, se ouvia na Rádio Nacional e Rádio Clube Português:
“Encosta a sua cabecinha no meu ombro e chora”, aqui reproduzido.


Recordar é viver.

Bordeaux, 16 de março de 2016

JoanMira

Aucun commentaire: