29.10.12

Metro encerrado, bolsa parada e voos cancelados em NY


A costa leste dos Estados Unidos prepara-se para enfrentar o furacão Sandy. Nova Iorque está em estado de alerta e os habitantes e trabalhadores das zonas baixas da cidade tiveram ordem para abandonar os locais.
O metro tem todas as estações encerradas e todos os transportes públicos estão suspensos na cidade. As escolas públicas, espaços comerciais e de lazer estão também vazios e de portas encerradas.
Até a bolsa está fechada, com as transacções financeiras de Wall Street a fazerem-se apenas por via electrónica até que haja segurança no edifício da bolsa.
As companhias aéreas norte-americanas cancelaram centenas de voos domésticos e a TAP, assim como outras companhias europeias, também já suspendeu todas as ligações para a cidade.
Além do metro, autocarros e comboios da cidade, onde vivem oito milhões de habitantes, foi decretado o encerramento dos parques e recintos desportivos. A tempestade «não deve ser encarada com ligeireza», advertiu o governador, Mario Cuomo.
Em Washington, o presidente Barack Obama alertou para a «séria e enorme tempestade que se aproxima» e prometeu que o Governo norte-americano vai «actuar rapidamente e em grande escala» logo após a passagem do Sandy.
O furacão, que deixou quase 60 mortos nas Caraíbas, atinge agora costa leste dos Estados Unidos. Se se juntar a duas outras fortes tempestades em curso, o furacão poderá afectar até 60 milhões de pessoas e o seu impacto poderá estende-se por 1.300 quilómetros do território norte-americano.
SOL com Lusa

Aucun commentaire: