28.10.12

Cristãos queimam homem em represália contra ataque a igreja que matou oito pessoas

Os conflitos inter-religiosos têm aumentado no país

Uma multidão de cristãos em fúria queimou vivo um homem pensando que era muçulmano, em represália após o atentado suicida contra uma igreja católica no Norte da Nigéria que fez pelo menos oito mortos e 145 feridos.
A explosão de uma viatura armadilhada perto de uma igreja católica onde decorria uma cerimónia religiosa na região de Kaduna, matou também o autor do atentado, avançou Musa Ilallah, coordenador regional da Agência Nacional dos Serviços de Emergência à AFP. A mesma fonte adiantou que entre as oito vítimas mortais está o kamikaze responsável pelo atentado.
O homem morto pelos cristãos era o condutor de um veículo, que foi atacado e regado com gasolina.

Kaduna é uma metrópole no norte da Nigéria que tem sido frequentemente alvo de ataques atribuídos a um grupo islamista radical denominado Boko Haram. Há cerca de um mês as forças armadas da Nigéria anunciaram ter morto um dos líderes do grupo e mais de 100 membros.

Desde aí têm acontecido mais ataques, nomeadamente um no início de Outubro a uma residência de estudantes onde morreram mais de 25 pessoas.

O mais populoso país de África tem presenciado vários episódios de violência inter-religiosa, com o grupo Boko Haram a anunciar a sua intenção de derrubar o Governo nigeriano para instaurar um regime islâmico. Os seus membros têm perpetrado ataques contra igrejas cristãs mas também contra postos da polícia e outros símbolos de autoridade ou de poder.

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch estima que o grupo Boko Haram seja responsável pela morte de mais de 1400 pessoas na Nigéria desde 2010.

Sendo o maior produtor de crude de África, a Nigéria está dividida entre um Norte maioritariamente muçulmano e um Sul de predomínio cristão.
PUBLICO

Aucun commentaire: