16.10.12

Ladrões e assassinos!

Parlamento: protesto termina de forma violenta
A polícia carregou contra os manifestantes em frente à Assembleia da República, depois de estes terem lançado vários objetos contra os agentes no local. Pelo menos um homem foi detido e «cinco interceptados». O detido foi assistido pelo INEM e levado para o Hospital de São José. Dez polícias também sofreram ferimentos.

(Siga
aqui todos os desenvolvimentos ao minuto)

A intervenção das autoridades aconteceu pouco antes das 23:00, numa altura em que se encontravam apenas umas duas centenas de manifestantes em protesto.

As autoridades disseram que «uma pessoa foi detida e cinco interceptadas». Foi explicado que estas últimas foram retidas, mas que ainda faltam elementos para ser efetuadas as detenções.

Foi ainda adiantado que duas viaturas policiais foram danificadas, tal com «dezenas de viaturas civis».

A carga foi justificada pelo facto do «dispositivo policial estar a ser apedrejado», por estarem a ser «arremessados caixotes do lixo» e para «garantir a integridade física dos agentes».

Maior parte dos participantes no chamado «Cerco ao Parlamento» - chegaram a ser vários milhares - deixara o local um pouco antes, depois de alguns terem sido incendiados cartazes e outros objetos junto às grades, tal como uma pen drive gigante em cartão (alusiva ao suporte informático em que foi entregue a proposta do Orçamento do Estado para 2013).

Durante a noite, parte dos manifestantes foi tentando invadir as escadarias do Parlamento, quase sempre pelas entradas laterais.

A dada altura, depois de terem identificado alguns agentes à paisana, os manifestantes perseguiram-nos, sem, contudo, os terem alcançado.

Depois de evitarem durante toda a tarde e parte da noite confrontos, os agentes acabaram por intervir após largos minutos em que foram alvo do lançamento de vários objetos na zona da Calçada da Estrela.

Como resultado da carga, foi possível apurar que pelo menos uma pessoa foi detida. Esse manifestante - um homem jovem - estava ferido e teve de ser assistido pelo INEM.

Tarde sem cargas

Até às 18:30 registou-se um pequeno incidente, quando um homem tentou deitar abaixo as grades que separam os manifestantes da escadaria de São Bento.

O indivíduo ainda lançou um objeto, que não foi possível identificar, em direção à polícia, sem acertar nos agentes e foi acalmado por alguns dos manifestantes, tendo-se sentido mal no decorrer do incidente.

Um outro homem acabou também por protagonizar outro momento insólito, ao tirar as calças e depositá-las em cima das grades de proteção. Alguns manifestantes também se despiriam mais tarde.

Apesar destes casos, a manifestação manteve-se pacífica até pouco antes das 20:00, mas, repentinamente, centenas de pessoas começaram a deitar abaixo as grades de proteção.

Ouviram-se petardos e assistiu-se a uma movimentação do corpo de intervenção, para tentar evitar a entrar de manifestantes por um dos flancos da escadaria onde se encontravam menos agentes.

Foram derrubadas várias grades na parte frontar das escadas e os manifestantes gritaram à polícia «virem-se ao contrário» e «os ladrões estão lá dentro e os polícias estão cá fora».

Os manifestantes gritaram várias palavras de ordem, entre elas: «O povo unido jamais será vencido» e «Passos ladrão, o teu lugar é na prisão».

Aucun commentaire: