23.10.12

Radioatividade: Greenpeace diz que medições oficiais em Fukushima não são fiáveis

723871_nuclear.jpg

As medições de radioactividade efectuadas pelas autoridades japonesas na região em redor da central nuclear de Fukushima não são fiáveis, denunciou nesta terça-feira em Tóquio a organização Greenpeace.
As populações chegaram a estar expostas a 13 vezes o limite autorizado. Segundo a Greenpeace, foram registados níveis superiores a 3 microsieverts por hora em parques públicos e em escolas, quando o limite fixado era de 0,23.

A cidade de Fukushima, capital da província com o mesmo nome, está situada a 50 quilómetros da central nuclear acidentada, Fukushima Daiichi.

“Descobrimos que os aparelhos de medição instalados pelo Governo subavaliaram sistematicamente os níveis de radioactividade”, disse Rianne Teule, da Greenpeace. Segundo Teule, os aparelhos estão protegidos da radioactividade por estruturas metálicas ou de betão, o que altera as medições. “Estes aparelhos foram colocados em zonas descontaminadas. As nossas medições mostram que, um pouco mais longe, os níveis de radioactividade sobem de forma significativa”, acrescentou.

Rianne Teule afirmou ainda que os trabalhos de descontaminação “foram gravemente adiados e continuam a existir vários locais com radioactividade”.

Durante os testes realizados na semana passada, durante quatro dias, a Greenpeace registou níveis acima do limite oficial na cidade de Iitate, onde o Governo espera dar “luz verde” para o regresso dos cidadãos que foram obrigados a abandonar a povoação depois da catástrofe de 11 de Março de 2011. “É pouco provável que esta zona montanhosa e densamente florestada se torne segura nos próximos anos”, considerou Kazue Suzuki, da Greenpeace Japão. “O Governo está a dar falsas esperanças às vítimas do desastre”, acrescentou.

Depois de um sismo de magnitude 9 e de um tsunami, o acidente de Fukushima lançou radioactividade para o ar, para a água e solos da região. Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas.
PUBLICO

Aucun commentaire: