24.10.12

Europeus alertam para tornado em Portugal


Investigadores europeus lançaram um alerta para Portugal, devido à possibilidade de ocorrência de tornados no território continental ao longo de quarta e quinta-feira.
O alerta de nível 1, o segundo numa escala de quatro, foi emitido esta segunda-feira pelo projecto ‘European Storm Forecast Experiment’, constituído por jovens investigadores e meteorologistas da Europa Central.
Segundo a página oficial deste projecto, o alerta foi emitido devido a “chuva intensa, ventos fortes e ameaças de granizo e formação de tornados”.
Na escala de alertas, o nível 1 corresponde a uma probabilidade entre 5 a 15 por cento de ocorrer uma tempestade convectiva (condição meteorológica favorável à formação de tornados).
“Há uma depressão, com superfície frontal, a Norte do Arquipélago dos Açores que se está a dirigir para a Península Ibérica. Deverá chegar a Portugal Continental na madrugada, manhã de quarta-feira, prolongando-se os seus efeitos até quinta-feira”, explicou ao CM a meteorologista Patrícia Gomes, sublinhando a previsão do Instituto de Meteorologia que dá conta de “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial nas regiões Centro e Sul”.

Aucun commentaire: