31.12.12

Ex-políticos não pagam dívidas ao BPN

 
Os casos foram falados nos últimos anos, quando o Ministério Público começou a investigá-los, e serviram muitas vezes de exemplo para o que correu mal com o BPN.
Arlindo de Carvalho, ex-ministro de Cavaco Silva. El-Assir, amigo de Dias Loureiro, um outro ex-ministro do atual Presidente da República. Duarte Lima, ex-líder parlamentar do PSD. Todos com dívidas pesadas ao banco.
Segundo o que Expresso apurou, nenhum daqueles três grandes clientes da instituição antes liderada por José Oliveira Costa tem pago qualquer prestação sobre os créditos que estão pendurados agora na Parvalorem, um veículo criado pelo Estado para recuperar o que for possível.

Imagem - Animais divertidos - coruja

Coruja foi fotografada em um tranquilo parque de Montreal, no Canadá
 
Coruja foi fotografada em um tranquilo parque de Montreal, no Canadá - Caters News/Grosby Group

Imagem - Animais divertidos - leões

Bebê leão abraça irmão mais velho na savana africana
 
Bebê leão abraça irmão mais velho na savana africana - BNPS/Grosby Group

Imagens do Mundo - France


Fachada da casa inspirada na obra “O Hobbit”, na Pensilvânia, com telhado construído com telhas de barro feitas à mão, na França, e paredes de pedra de um muro demolido
Foto: AP
 
Fachada da casa inspirada na obra “O Hobbit”, na Pensilvânia, com telhado construído com telhas de barro feitas à mão, na França, e paredes de pedra de um muro demolido/ AP

30.12.12

A imagem do dia 30-12-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download 
the highest resolution version available.
Doomed Star Eta Carinae
Image Credit: J. Morse (Arizona State U.), K. Davidson (U. Minnesota) et al., WFPC2, HST, NASA

Explanation: Eta Carinae may be about to explode. But no one knows when - it may be next year, it may be one million years from now. Eta Carinae's mass - about 100 times greater than our Sun - makes it an excellent candidate for a full blown supernova. Historical records do show that about 150 years ago Eta Carinae underwent an unusual outburst that made it one of the brightest stars in the southern sky. Eta Carinae, in the Keyhole Nebula, is the only star currently thought to emit natural LASER light. This image, taken in 1996, brought out new details in the unusual nebula that surrounds this rogue star. Now clearly visible are two distinct lobes, a hot central region, and strange radial streaks. The lobes are filled with lanes of gas and dust which absorb the blue and ultraviolet light emitted near the center. The streaks remain unexplained.

29.12.12

Justica em Portugal: Uma história de pesadelo

Paulo Pereira Cristóvão provoca-me arrepios. Como agente da Polícia Judiciária viu-se envolvido em maus tratos a uma mulher presa por homicídio (o célebre caso Leonor Cipriano). Foi absolvido apenas porque o tribunal não conseguiu determinar quais dos agentes tinham cometido o crime de agressão. O seu superior - o também célebre e arrepiante Gonçalo Amaral -, foi condenado a pena suspensa por falsas declarações e o agente que escreveu o relatório falso a dizer que a mulher se tinha atirado das escadas abaixo foi igualmente condenado.
Numa sociedade normal, um agente da PJ com este historial de cobardia e encobrimento tinha a carreira arruinada. Não por cá. O senhor Cristóvão dedicou-se ao desporto. E chegou a vice-presidente do Sporting (nota sou sócio do SCP, mas nunca votei em qualquer eleição do clube). Nestas funções, já conseguiu ser acusado por sete crimes, a saber: burla qualificada, branqueamento de capitais, devassa por meio informático, peculato, acesso ilegítimo e denúncia caluniosa. Digamos que é obra!
Pois bem, numa entrevista que dá à edição de hoje do Expresso (e que confortavelmente li no meu iPad, recomendando também a sua leitura, para o que terão de comprar o jornal em qualquer das suas plataformas) para se defender, ataca tudo e todos da forma mais soez e cobarde que existe - Godinho Lopes, Luís Duque. Carlos Barbosa, Carlos Freitas, Eduardo Barroso, Rui Paulo Figueiredo, os 50 membros do Conselho Leonino, A Bola, o Jogo, o Record, um administrador deste jornal, o Benfica, o Porto e não sei se me escapou alguém.
Ora, o pesadelo é que este homem foi da PJ. E esteve anos na PJ com o poder que é próprio de um agente de investigação criminal. Não sei se a vós isto vos arrepia, mas para mim é uma história de pesadelo... Quantos mais haverá assim?
Twitter: @HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro
Facebook:Henrique Monteiro http://www.facebook.com/hmonteiro

Texto - "Eles comem tudo": Patrões querem retirar os subsidios aos privados!


Pois claro... é assim mesmo! Depois das experiências recém-passadas com o assalto feito aos funcionarios publicos, porque não continuar com os seus inimigos que artificialmente fabricaram a seu proveito?!
 
A estratégia maquiavélica do Capital é de opor os Portugueses uns contra os outros para poder continuar a encher o saco à custa de todos nos!
 
Roubou-se à funcão publica e os privados aplaudiram...
 
Rouba-se, agora aos privados, e aos funcionarios publicos vem logo o sentimento de que "também merecem..."
 
Entretanto, aproveitandose do antagonismo que criaram, esses bandidos vão recoltando as nossas parcas economias (falo dos que trabalham e dos pensionistas no limiar da miséria...)
 
é assim mesmo; continuem ja que o Povo continua a deixar fazer!
 
Mas cuidado: Ha sempre alguem que resista, ha sempre alguem que diz não...
 
Rio, 29 de dezembro de 2012
 
JoanMira

 

28.12.12

Dessin * Entre Noel et Nouvel An

Entre Noel et Nouvel An

28-12-2012

JoanMira

Texto - Dialogos com o Cristo - 28-12-2012


SUPLICA
Driinnng!
Abro a porta e quem é: o Amigo do Corcovado!
- parece que estas mal disposto, diz-me com voz grossa e sem me deixar tempo de respirar… O que é que foi? Não estas feliz na cidade maravilhosa!...
- Não, nada disso Amigo… Só que estou a sofrer tanto com este calor que o suor que me escorre nos olhos nem me deixa ver a beleza da paisagem;
 - Eu sei, não precisas dizer…este clima não é para ti! Queres regressar à velha Europa, né?
 - Desculpa Amigo, isso é verdade, mas já que estas aqui, queria pedir-te outro favor; um favor muito mais relevante: tenho um jovem amigo na Venezuela que esta muito doente; a medecina já quase declarou a sua impossibilidade em salva-lo; tu, com todo o teu saber e experiência, não podias dar uma mãozinha para salva-lo?
- Hum… Esse pedido cheira-me a esturro… Não gosto de prometer para não falhar! É uma criança?...
- Sim Amigo, não te digo que é inocente porque isso seria um pleonasmo;
 - Olha Amigo Mira, sem nada te prometer, como disse há pouco, vou aplicar todos os meus dotes para que viva! Mas não queres nada em contrapartida, não!
 - Não! Salva a criança e não te preocupes comigo;
 - Olha, já agora, não tens ai nada que se beba?
 - Claro que sim, queres Guarana, agua, sumo de laranja…
 - Porra… Tens whisky, aguardente, rum…!
 - é para já…
 JoanMira
 Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2012.  

Jovem indiana vítima de violação "luta contra a morte" em Singapura

Jovem indiana vítima de violação "luta contra a morte" em Singapura

A estudante indiana que foi vítima de violação coletiva, em Nova Deli, sofre, além de problemas intestinais graves, de uma infeção pulmonar e de uma lesão cerebral, estando a "lutar contra a morte".
A jovem encontra-se internada num hospital em Singapura, para onde foi transferida na quinta-feira em estado muito crítico.
"A paciente luta contra a morte", declarou o diretor do "Mount Elizabeth Hospital", de Singapura, num comunicado citado pela agência noticiosa francesa AFP.
Os exames realizados pela equipa médica desde que a jovem deu entrada, na quinta-feira, naquela unidade hospitalar revelaram "uma infeção nos pulmões e no abdómen, bem como uma lesão cerebral grave", detalhou Kelvin Loh.
A estudante, de 23 anos, cujo nome não foi divulgado, foi submetida a três intervenções cirúrgicas na zona do abdómen desde o ataque de que foi vítima, no passado dia 16 de dezembro.
A jovem foi violada por seis homens a bordo de um autocarro, espancada e atirada para fora da viatura, num caso que tem desencadeado uma onda de protestos de indignação na Índia.
JN

Mães tiram fotos eróticas para pagar transporte dos filhos - Fotos

Mães tiram fotos eróticas para pagar transporte dos filhos

Diz-se que a necessidade faz o engenho, e um grupo de mães espanholas não teve meias medidas. Para pagar a deslocação dos filhos, e denunciar o corte estatal ao transporte escolar, despiram-se de roupa e de preconceitos. Posaram para um calendário erótico e, segundo o "El País", já conseguiram assegurar as viagens de 36 crianças durante três meses.
As 16 modelos são mães de alunos da escola pública Evaristo Calatayd de Montserrat, Valência. No início do ano letivo, as autoridades locais reduziram de quatro para duas as linhas do transporte escolar, restringindo o acesso a crianças que morem a mais de três quilómetros da escola em linha reta. De fora ficaram 83 alunos entre os 3 e 10 anos, que têm de percorrer seis quilómetros por estrada e caminhos sem pavimento.
O calendário surgiu depois de todas as outras tentativas terem falhado. Foram feitos três mil exemplares, que custam cinco euros cada.
Alguns jogadores do Valência juntaram-se à causa e autografaram calendários que terão valor mais alto. O objetivo é pagar o transporte de todas as crianças afetadas até ao final do ano letivo.
JN

27.12.12

Ana Moura - "Até ao verão" - Video - clip

Ana Moura-RML-025943.jpg
 
"Até ao verão"

A imagem do dia 27-12-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download 
the highest resolution version available.
Curiosity Rover at Rocknest on Mars
Image Credit: NASA, JPL-Caltech, MSSS, MAHLI

Explanation: What's in this smooth soil on Mars? In late October, NASA's robotic Curiosity rover stopped near a place dubbed Rocknest as it continues to explore Gale Crater on Mars. Rocknest is the group of stones seen near the top left of the above image -- just to the left of Curiosity's mast. Of particular interest was the unusually smooth patch of soil named Wind Drift seen to the left of Curiosity, which was likely created by the Martian wind blowing fine particles into Rocknest's wake. The above image shows part of Mt. Sharp in the background to upper right, and, oddly, almost the entire rover itself, digitally reconstructed from 55 frames while digitally removing an extended arm. Curiosity scooped several sand samples from Wind Drift into its Chemistry and Mineralogy Experiment (CheMin) and the Sample Analysis at Mars (SAM) laboratory for a detailed analysis. Preliminary data from the soil indicates a small amount of one-carbon organic material the origin of which it presently unknown. Although the organic signal might be just contaminants from Earth, the exciting possibility that it could be from Mars itself will remain a focus of future exploration and research.

25.12.12

Vitor Gaspar "figurão" do ano!

 
Não, não é piada... Para os estrangeiros é mesmo ele a personalidade portuguesa de destaque....Não é para admirar, pois não... Os novos valores em Portugal rimam co traicão!
 
Preparem-se: o ministro das Finanças vai falar ao país. Calma, desta vez não é verdade. Mas muitos textos podiam ter começado assim em 2012. Sempre que Vítor Gaspar se preparava para anunciar novas medidas, os portugueses colavam-se à televisão à espera das más notícias. E elas chegavam. E voltavam a chegar. Va-ga-ro-sa-men-te.

Vítor Gaspar foi a figura nacional do ano porque foi o rosto da austeridade. Os aumentos de impostos, os cortes nos salários e pensões, as experiências falhadas que introduziram no vocabulário de café siglas como TSU e IMI. Tudo isto teve sempre em Gaspar o rei mago portador das intenções do Governo. Passos Coelho diz que é ele o seu «número 2», mas às vezes parece mais.

Foi também ele quem deu o peito às balas dos credores. Foi a Berlim, a Londres, aos Estados Unidos, a cimeiras e reuniões decisivas do Eurogrupo. Prometeu sempre que «o bom aluno» ia cumprir. A derrapagem na execução orçamental, a queda da receita fiscal e a necessidade de pedir mais tempo para atingir o défice exigido foram sendo contornadas com novas promessas de recuperação e uma ameaça: ou isto, ou a bancarrota, a saída do euro e da União Europeia e o caos.

E recebeu elogios por isso. O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, com quem protagonizou
a conversa mais polémica do ano, garante que Portugal é «um exemplo brilhante» e que «não é a Grécia», precisamente por causa das reformas de Gaspar. No entanto, nem mesmo os parceiros da troika deixaram de o avisar: um relatório do FMI alertou que a situação se pode tornar «socialmente insustentável», um estudo da Comissão Europeia apontou que, dos países em crise, Portugal é o único onde a austeridade exigiu mais aos pobres do que aos ricos e o economista do BCE Paul De Grauwe foi ainda mais direto: pediu-lhe para «não exagerar» na austeridade.

A 15 de setembro, também «o melhor povo do mundo» lhe fez o mesmo pedido, ainda que não com palavras tão simpáticas. O ministro perdeu na rua, mas ganhou na secretaria: passou com nota positiva em todas as avaliações da troika.

Dentro do Governo, Gaspar (não o gato de Honório Novo, mas o ministro) teve no CDS um forte opositor. À porta fechada, foi arrasado nas alterações na Taxa Social Única e no aumento do IRS. Chamou-lhe um «disparate», mas foi cedendo. E reconheceu erros, pelo menos à sua maneira e com algum sentido de humor: «surpreendeu-se» com a subida do desemprego e admitiu um «lapso» com a data do regresso dos subsídios de férias e de Natal.

Com mais ou menos lamentos, sobreviveu a um chumbo do Tribunal Constitucional, a dois orçamentos retificativos e a um Orçamento de Estado que protagoniza um «brutal aumento de impostos». Não desiste, nem se cansa - apesar de as olheiras aumentarem à medida da carga fiscal -, de
retribuir a sua educação «extraordinariamente cara».

Do que terá aprendido então, fazem parte os já famosos quadros em Excel que se viu obrigado a levar a um Conselho de Estado bastante apupado. Também o Parlamento as viu e aprovou, e, apesar do mal-estar na coligação, fê-lo à custa da maioria PSD-CDS, porque o PS já cortou o cordão umbilical com o memorando e está à parte de qualquer negociação decisiva. O ministro das Finanças foi aprendendo com o discurso mais político, prometendo que estamos na «fase final da maratona» e que «o início da recuperação» está marcado para 2013. E lançou um novo desafio: cortar «pelo menos» quatro mil milhões de euros na despesa.

Enquanto já se discute uma reforma do Estado Social, sem meta do crescimento à vista, Vítor Gaspar terminou o ano com uma submissão às vontades do amigo Schäuble: em poucos dias, esqueceu-se do princípio de igualdade nas medidas facilitadas à Grécia, para dizer que afinal não, que foi tudo «uma confusão» e não quer ir à boleia de Atenas. Porque, já sabemos, Por-tu-gal-não-é-a-Gré-ci-a.

A planta que cresce a pilhas


Se não tem tempo para cuidar de plantas pode esquecer as soluções de plástico. Já estão à venda em Portugal as plantas que não precisam da atenção habitual, já que crescem a... pilhas.
As plantas de plástico já não são a única opção para quem não tem tempo para embelezar a casa com flora natural. Neste momento, já está disponível no mercado português a planta interior que cresce sem cuidados humanos.
Chama-se Click & Grow, que em português foi adaptado para Crescer Verde, e é a tecnologia que permite ter uma autêntica floreira eletrónica, funcionando autonomamente com quatro pilhas e um litro de água.
A água dá para mais de um mês e tudo o que o utilizador precisa de fazer é ver o crescimento da sua planta.
Os quatro kits de iniciação atualmente disponíveis, à venda no site crescerverde.com, já incluem uma cassete, sendo que ainda tem outras nove que pode adquirir. As opções variam entre plantas decorativas, como a crista de galo, as de crescimento rápido, e as úteis, onde se incluem especiarias, ervas aromáticas e outras plantas comestíveis, como os tomates-cereja.
O gadget click and grow é mais uma prova de que é possível aliar e adaptar a evolução tecnológica à vida moderna, sem nos privarmos, no caso, do que é natural. Inclusive economizando, uma vez que, além das plantas comestíveis já existentes, a empresa prepara-se para lançar versões com morangos e laranjas. Cá estaremos para ver... crescer.

A imagem do dia 25-12-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Yosemite Winter Night
Image Credit & Copyright: Wally Pacholka (AstroPics.com, TWAN)

Explanation: In this evocative night skyscape a starry band of the Milky Way climbs over Yosemite Valley, Sierra Nevada Range, planet Earth. Jupiter is the brightest celestial beacon on the wintry scene, though. Standing nearly opposite the Sun in the constellation Taurus, the wandering planet joins yellowish Aldebaran and the Hyades star cluster. Below, Orion always comes up sideways over a fence of mountains. And from there the twin stars of Gemini rise just across the Milky Way. As this peaceful winter night began, they followed Auriga the charioteer, its alpha star Capella near the top of the frame.

24.12.12

A imagem do dia 24-12-2012

See Explanation.
Moving the cursor over the image will bring up an annotated version.
Clicking on the image will bring up the highest resolution version
available.
Hyades for the Holidays
Image Credit & Copyright: Jerry Lodriguss (Catching the Light)

Explanation: Recognized since antiquity and depicted on the shield of Achilles according to Homer, stars of the Hyades cluster form the head of the constellation Taurus the Bull. Their general V-shape is anchored by Aldebaran, the eye of the Bull and by far the constellation's brightest star. Yellowish in appearance, red giant Aldebaran is not a Hyades cluster member, though. Modern astronomy puts the Hyades cluster 151 light-years away making it the nearest established open star cluster, while Aldebaran lies at less than half that distance, along the same line-of-sight. Along with colorful Hyades stars, this stellar holiday portrait locates Aldebaran just below center, as well as another open star cluster in Taurus, NGC 1647 at the left, some 2,000 light-years or more in the background. Just slide your cursor over the image to identify the stars. The central Hyades stars are spread out over about 15 light-years. Formed some 800 million years ago, the Hyades star cluster may share a common origin with M44 (Praesepe), a naked-eye open star cluster in Cancer, based on M44's motion through space and remarkably similar age.

22.12.12

Mocambique: Colisão provoca 14 mortos

Excesso de velocidade estará na origem do acidente
A polícia moçambicana revelou hoje que 14 pessoas morreram quando o motorista de um minibus, em excesso de velocidade, perdeu o controlo devido ao rebentamento de um pneu, colidindo com um veículo que seguia no outro sentido.
 
A Rádio Moçambique citou a polícia para dizer também que 11 pessoas ficaram feridas no acidente ocorrido na sexta-feira, a 50 quilómetros a norte da capital, Maputo.

A polícia afirma que todos os mortos seguiam no minibus que seguia em excesso de velocidade e que o motorista está entre os feridos.

Alguns dos passageiros do outro veículo, também um minibus, tiveram ferimentos ligeiros.
O tráfego é muito intenso em algumas estradas em Moçambique nesta época do ano, com as pessoas que trabalham nas minas sul-africanas a regressar a casa para celebrar o Natal.
Muitos turistas sul-africanos também visitam Moçambique durante o período de férias.

A imagem do dia 22-12-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Saturn at Night
Image Credit: NASA, JPL-Caltech, Space Science Institute, Cassini Imaging Team

Explanation: Splendors seldom seen are revealed in this glorious picture from Saturn's shadow. Imaged by Cassini on October 17, 2012 during its 174th orbit, the ringed planet's night side is viewed from a perspective 19 degrees below the ring plane at a distance of about 800,000 kilometers with the Sun almost directly behind the planet. A 60 frame mosaic, images made with infrared, red, and violet filters were combined to create an enhanced, false-color view. Strongly backlit, the rings look bright away from the planet but dark in silhouette against the gas giant. Above center, they reflect a faint, eerie light on the cloud tops while Saturn casts its own dark shadow on the rings. A similar Cassini image from 2006 also featured planet Earth as a pale blue dot in the distance. Instead, this scene includes icy moons Enceladus (closer to the rings) and Tethys below the rings on the left.

21.12.12

Imagens do Mundo - Vietnam

Homem dobra tecido de seda em uma loja do mercado Dong Xuan, em Hanói, Vietnã
 
Homem dobra tecido de seda numa loja do mercado Dong Xuan, em Hanói, Vietnam - Kham/Reuters

Argentina a ferro e fogo

Protestos ontem em Buenos Aires, a capital da Argentina

Dois mortos, dezenas de feridos e mais de 200 detidos. Este é o resultado provisório dos protestos e confrontos com a polícia em várias cidades da Argentina, incluindo a capital Buenos Aires.
Os atos de vandalismo assinalam o 11.º aniversário da queda do Presidente Fernando la Rua, que foi obrigado pelo povo a apresentar a demissão na sequência de várias manifestações e motins, responsabilizado pela terrível crise financeira e económica na qual o país estava mergulhado.
Hoje, cerca de 300 manifestantes, armados com pedras e paus tentaram invadir um supermercado em San Fernando, e a polícia respondeu com balas de borracha e bombas de gás lacrimogéneo.
Em Bariloche, depois das pilhagens ocorridas ontem em supermercados, bombas de gasolina e camiões, a situação voltou aparentemente à normalidade, com a polícia a patrulhar as ruas como num cenário de guerra.

Protestos um pouco por todo o país

Numa conferência de imprensa transmitida pelas televisões, o secretário da Segurança de Rosário - terceira maior cidade do país-, Matias Drivet, disse hoje que a polícia deteve 137 pessoas nas manifestações. Os detidos estão alegadamente envolvidos na pilhagem de armas de fogo e mercadoria diversa em supermercados chineses.
"Nenhuma das vítimas (dois mortos e dois feridos) está relacionada com a ação policial. Em Rosário (província de Santa Fé, a 300 quilómetros de Buenos Aires) foi dada ordem ao chefe da polícia para atuar com elementos dissuasores, sem armas com munições de chumbo", acrescentou Drivet.
O ministro da Segurança de Santa Fé, Raul Lamberto, disse que as pilhagens se registaram na sequência de uma forte tempestade na passada quarta-feira, que deixou algumas zonas da cidade inundadas. No entanto, as zonas mais afetadas não tiveram problemas.
"O mau tempo foi usado para originar vandalismo. Há autores e atores e factos que nada têm a ver com problemas sociais", disse Lamberto. Na cidade de Campanha, a 82 quilómetros de Buenos Aires, foram atacados dois supermercados, uma bomba de gasolina e camiões, com 100 detidos e uma dezena de polícias feridos, disseram fontes oficiais.
As autoridades declararam que a situação está controlada em todos os locais afetados, de acordo com a agência noticiosa espanhola EFE. Em Bariloche, onde 18 polícias ficaram feridos, "a situação está sob controlo", afirmou em comunicado o governador do estado de Rio Negro, Alberto Weretilneck.
"É uma situação gerada por ativistas (...) em alguns casos, pessoas ligadas ao tráfico de droga e ao crime, e em outros, ativistas políticos que estão fora do sistema democrático (...) não há dúvida de que esteva foi planeado e organizado", garantiu.
Depois dos incidentes em Bariloche, a Presidente argentina, Cristina Kirchner, enviou para essa cidade forças de segurança federais, a pedido de Weretilneck.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/argentina-a-ferro-e-fogo=f775510#ixzz2Fij5kc7W

Governo prepara redução salarial (mais ainda!) da função pública

 
Em Portugal também temos uma troika de opereta; mas cuidado; estes comicos não divertem o Povo!
 
Os salários da função pública estão novamente na mira do Governo para compensar eventuais derrapagens do défice de 2013, cujo cumprimento envolve um "risco elevado". Este é uma dos "esforços de consolidação adicionais" para garantir cumprimento do ajustamento nos próximos dois anos.
De acordo com o relatório da Comissão Europeia, hoje divulgado, sobre a sexta missão da troika em Lisboa, que decorreu entre 12 e 19 de novembro, "cerca de 80%" do ajustamento de 2013 será feito do lado da receita, uma opção que envolve "riscos", para fazer face aos quais o Governo prepara "medidas de contingência, predominantemente do lado da despesa".
De acordo com o documento, "uma grande parte destas medidas", equivalentes a 0,5% do PIB, "consiste em reduções adicionais na massa salarial e aumento da eficácia do funcionamento da administração pública".
Para cumprir a meta do défice de 4,5% do PIB, o Orçamento de 2013 tem que compensar um "desvio" de 1,5% do PIB justificado com as despesas associadas ao aumento do desemprego e a quebra da receita fiscal e a dissipação do efeito de medidas pontuais de 2012 equivalentes a 1% do PIB. Por isso, "apesar das medidas de consolidação ascenderem a 3,9% do PIB", o seu efeito na redução do défice nominal de 2013 será de "apenas" 0,5% do PIB.
Além disso, a Comissão Europeia alerta ainda que algumas das poupanças previstas pelo Governo para 2013 poderão ser novamente "desafiadas" pelo Tribunal Constitucional. Bruxelas conclui que a manutenção do "percurso de ajustamento orçamental", de 4,5% do défice em 2013 e de 2,5% em 2014 implica "esforços de consolidação adicionais".

Cumprimento do défice de 2012 também em risco

"Risco" é também a palavra-chave no que diz respeito ao cumprimento da meta do défice deste ano, fixada em 5% do PIB. Apesar de defender a sua manutenção, a Comissão vai mesmo ao ponto de admitir que "neste momento é difícil avaliar se a meta do défice pode ser cumprida".
Neste caso, os riscos de incumprimento são "crescentes", devido ao "rápido declínio" registado do lado da receita fiscal e devido às "incertezas" em relação ao tratamento estatístico da concessão da ANA-Aeroportos. A que acresce o facto de algumas das medidas adicionais previstas pelo Governo (nomeadamente a antecipação de medidas previstas para 2013 no âmbito da segurança social, o congelamento de investimentos e despesas, correspondentes a 0,3% do PIB), ainda estar "pendente" e o "impacto pleno" de outras apenas se materializar em dezembro.

Troika culpa Tribunal Constitucional

A Comissão Europeia constata ainda que a tendência de descida das taxas de juro, registada nos primeiros oito meses do ano, registou uma "interrupção temporária" devido à "incerteza" gerada pela decisão do Tribunal Constitucional sobre o pagamento dos subsídios de férias e de Natal da função pública. Mas assinala que as referidas taxas "voltaram a descer recentemente" e atribui parcialmente essa evolução "encorajadora" ao "regresso da estabilidade política e social".
Quanto ao regresso do país aos mercados, Bruxelas pensa agora que a perspetiva de isso acontecer em 2013 "melhorou substancialmente".
No entanto, e pelo menos no que diz respeito às privatizações, este relatório foi ultrapassado pelos acontecimentos, pois continua a referir que a privatização da TAP deve ser "assinada antes do fim do ano".


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/governo-prepara-reducao-salarial-da-funcao-publica=f775448#ixzz2FicCkqch

A imagem do dia 21-12-2012

See Explanation.  Clicking on the picture will download
 the highest resolution version available.
Orion over El Castillo
Image Credit & Copyright: Stéphane Guisard (Los Cielos de America, TWAN)
Credits: D. Flores and B. Pichardo (Inst. Astronomia UNAM), P. Sánchez and R. Nafate (INAH)

Explanation: Welcome to the December solstice, a day the world does not end ... even according to the Mayan Calendar. To celebrate, consider this dramatic picture of Orion rising over El Castillo, the central pyramid at Chichén Itzá, one of the great Mayan centers on the Yucatán peninsula. Also known as the Temple of Kukulkan it stands 30 meters tall and 55 meters wide at the base. Built up as a series of square terraces by the pre-Columbian civilization between the 9th and 12th century, the structure can be used as a calendar and is noted for astronomical alignments. In fact, the Mayans were accomplished astronomers and mathematicians, accurately using the cyclic motions of the stars, Sun, Moon, and planets to measure time and construct calendars. Peering through clouds in this night skyscape, stars in the modern constellation Orion the Hunter represented a turtle in the Mayan sky. Tak sáamal.

20.12.12

Roberto Carlos - "Olha" - Video - Musica - Ao vivo

Roberto Carlos
 "Olha"

Cavaco: o semipresidente de Portugal



O actual Presidente da República transformaria qualquer sistema presidencialista num semipresidencialismo, dada a sua tendência para ser constantemente semi. Cavaco sempre foi um semi político (...). Neste momento é um semirreformado. por um lado, trabalha; por outro, optou por recusar o salário e recebe uma reforma. (...) Que um semipaís possa ser chefiado por um semipresidente acaba por ser uma sorte. A estabilidade política também se faz desta semihomogeneidade.
Ricardo Araújo Pereira, Visão

Viver entroikado, gente que é foda


Calma. A última palavra do título desta crónica é inspirada no genial Caetano Veloso. Disse ele recentemente, a propósito do seu último trabalho, “Abraçaço”, que a bossa nova e alguns músicos e compositores brasileiros são foda.
No Brasil, o significado da palavra, que em Portugal é uma obscenidade, é bem diferente. Segundo indica em segundo lugar o dicionário Houaiss, “foda” é “aquilo que se suporta como dificuldade; dureza”. Popularmente a palavra é também usada para classificar o que é muito bom, surpreendente, que se destaca do demais.
Tome-se pois a palavra no sentido que os brasileiros lhe dão e não como a vulgar ordinarice com que é usada em Portugal. Gente que é foda são, nestes tempos de entroikanço, aqueles que nos surpreenderam. Que nos fizeram cair o queixo de espanto. Por cá, houve dois cidadãos que se destacaram.
O primeiro é Pedro Passos Coelho, um homem que há um ano e meio é um autêntico oceano de surpresas. Andavam no domingo os portugueses à procura de umas prendas baratinhas para o Natal, quando o nosso primeiro resolve criticar os que têm pensões mais altas cujos valores não correspondem ao que descontaram.
Passos respondia aos que criticam a taxa extraordinária de solidariedade, ou seja, um corte nas reformas a todos os pensionistas que ganham mais de 1350 euros. Claro que o pessoal ficou mais uma vez possesso, especialmente aqueles que têm uma pensão de pouco mais de 1300 euros; que descontaram uma vida tudo o que lhes pediram; que deram como boa a palavra de que receberiam o que pagaram na reforma.
Mas Passos não falava para estes, que nem aparecem na televisão no bota-abaixo, como os membros do PSD gostam de dizer. Não, o primeiro falava lá para cima, para os deputados que, quando abandonam o Parlamento, trazem um saco cheios de regalias, para os que passam uns anos no Banco de Portugal e outras instituições públicas e têm direito a reformas milionárias.
O que o nosso primeiro quis dizer e mais uma vez não o entenderam é que, na sua refundação do Estado, vai acabar com todos estes privilégios. Esta gente vai deixar de ter privilégios. Como o próprio Passos disse, vão deixar de receber mais do que descontaram. É a tal “missão histórica” que diz ter em mãos.
Só pode ser esta a sua intenção, porque se não for está a gozar com os portugueses e, para atingir meia-dúzia, a insinuar que milhares andaram a roubar o Estado ao longo dos anos. Passos Coelho não é homem para isso.
Quem também está muito à frente e também não é entendido frequentemente é o presidente do Sporting. Godinho Lopes anda a levar “porrada” por todo o lado por ter feito uma capa do jornal do clube com uma foto que é uma espécie de última ceia.
De facto, assim à primeira vista, aquilo parece um disparate sem paralelo em Alvalade. O presidente do Sporting a meio da mesa, rodeado por 19 atletas do clube das mais variadas modalidades e equipados a rigor. No Sporting é tudo em grande: se na última ceia de Cristo eram 13 à mesa, na do Sporting são 20. Olhando com mais atenção, vê-se então que a maior parte dos copos estão vazios, que existem apenas quatro pratos vazios para os 20 convivas e uma dúzia de peças de fruta espalhadas pela mesa.
Claro que os maldizentes vieram logo afirmar que aquela mesa mostra a miséria em que os “leões” vivem actualmente e que a imagem da última ceia é reveladora do que se vai seguir: o beijo de Judas (em Alvalade existem às centenas) e a crucificação de Godinho.
Perceberam mal. A cabeça de Godinho vai muito à frente. O Sporting é, quase todos os anos, alvo de chacota por chegar ao Natal fora da luta do título de campeão nacional e a presente temporada está a ser a pior de sempre do clube. Vai daí Godinho inventou algo que impeça a troça generalizada. É que nem o maior anti-sportinguista conseguia arranjar uma piada tão má como aquela última ceia leonina e, assim, Godinho passa um Natal descansado, porque aquilo até faz pena.

Maxime Leforestier - "San Francisco" - Video - Musique - Live

 
"San Francisco" - (dédié  Mary Mira)

19.12.12

Brasil caminha para o racionamento de energia

Apagão em São Paulo

A falta de chuvas e a má gestão do setor energético nacional fizeram o país chegar a uma situação limite: o Brasil está às portas de um racionamento ou mesmo de desabastecimento de energia elétrica e de gás. O alerta foi dado na última segunda-feira pela Petrobras às federações das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e São Paulo (Fiesp). Interlocutores da presidente da estatal, Graça Foster, procuraram as duas entidades para pedir ajuda na elaboração de um plano de racionamento tanto para a energia elétrica quanto para o gás. Em reação, a Firjan está pedindo ao Ministério das Minas e Energia que esclareça quais providências está tomando para evitar o pior.
As hidrelétricas brasileiras estão gerando menos energia do que são capazes, porque há pouca água disponível. Os reservatórios estão no nível mais baixo dos últimos dez anos -- apenas 29% do total. A previsão para os próximos meses é de uma quantidade de chuvas menor do que nos anos anteriores. Para evitar apagões, todas as termelétricas do país foram ligadas e estão operando a plena capacidade. Essas usinas podem ser movidas a gás, carvão ou óleo. Dos três, o gás é o insumo mais barato e mais limpa, mas sua oferta no Brasil é finita. Além do produto que vem do gasoduto Brasil-Bolívia, o país ainda importa gás liquefeito, mas a Petrobras está encontrando dificuldades em importar gás para os meses de janeiro e fevereiro, o que obrigaria a estatal a tirar gás dos consumidores industriais para continuar abastecendo as térmicas.
Qualquer aumento de demanda, portanto, pode levar a um racionamento ou desabastecimento. Para a Firjan, a situação é “muito crítica”.
“Estamos na antesala do racionamento. Por isso o pedido de providencias ao governo. A última coisa que queremos é que a atividade industrial seja prejudicada, afetando o crescimento da economia”, diz Cristiano Prado, gerente de competitividade industrial da Firjan. Para o consultor Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (Cbie), o mau planejamento da demanda energética agravou as consequências da conjunção climática desfavorável. “Se não tivéssemos esperado tanto para ligar as usinas térmicas à gás, possivelmente não teríamos hoje reservatórios tão baixos. O governo ficou esperando um milagre da chuva que não aconteceu”, explica Pires. Para ele, o governo deixou para acionar as termicas mais tarde porque o custo da energia gerada nessas usinas é maior que o da fornecida por hidrelétricas. Seria, portanto, politicamente inconveniente aumentar o preço da energia em um momento em que o governo protagoniza um embate com as distribuidoras de energia elétrica por uma queda no preço das tarifas.

18.12.12

As sondas gémeas chocaram (como previsto) contra uma montanha da Lua


Tudo correu como previsto. Às 22h38 da noite desta segunda-feira (hora de Lisboa), a poucos segundos de intervalo uma da outra, duas sondas lunares gémeas da agência espacial norte-americana NASA embateram numa montanha, perto do pólo norte da Lua, à uma velocidade de 6000 quilómetros por hora.
As sondas, baptizadas Ebb e Flow, integravam a missão GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory) e tinham sido lançadas em Setembro de 2011 pela NASA. Estavam, desde Janeiro deste ano, a realizar o mapeamento mais preciso de sempre do campo gravitacional de um objecto celeste. E, como foi anunciado na semana passada, produziram o mapa mais detalhado de sempre da crosta lunar, revelando algumas particularidades surpreendentes do interior do nosso satélite natural.
Os dados recolhidos pelas sondas ainda estão a ser analisados e prometem imagens mais finas nos próximos meses. O estudo da estrutura interna da Lua deverá permitir perceber melhor a formação e a evolução dos planetas rochosos do sistema solar, como a Terra ou Marte.
As sondas, que se encontravam inicialmente em órbita a 55 quilómetros de altitude, tinham descido para os 22 quilómetros no fim do Verão. E, na passada sexta-feira, começaram a aproximar-se cada vez mais da superfície, numa autêntica missão-suicida programada.
A razão para estas manobras radicais é simples: “A NASA queria descartar qualquer hipótese de as nossas gémeas acabarem por se estatelar perto do locais históricos da exploração lunar, como os locais de aterragem das missões Apolo ou das sondas russas Luna”, disse em comunicado David Lehman, principal responsável pela missão GRAIL.
As sondas iriam forçosamente cair na Lua devido à baixa altitude e ao baixo nível de combustível. Mas antes da manobra – que consistiu, nas últimas horas da operação, em accionar os motores para as colocar na posição certa –, elas tinham, segundo os cálculos efectuados, “sete chances num milhão de cair [num desses locais]”. A seguir à operação, “essa probabilidade caiu para zero”, salienta o mesmo responsável.
A NASA anunciou que o local da colisão foi baptizado "Sítio de Impacto Sally K. Ride", em homenagem à primeira mulher astronauta norte-americana, que também integrava a equipa da missão GRAIL e que morreu no passado mês de Julho.
PUBLICO

Compare: miséria contra miseravel!

Fome e crise humanitária na Somália - Feisal Omar/Reuters

Obrigado Sra. Merkel... continue a lucrar com a venda das suas armas; é um favor que faz a estes pobres... Melhor morrer do que viver neste estado! Mas cuidado...A revolta pode ser muito violenta. Proteja-se, por favor!

Fim do Mundo: Rússia, China e EUA tentam dissipar ondas de medo...

O aproximar do 21 de dezembro, data da suposta profecia maia sobre o fim do mundo, já levou a Rússia, a China e os Estados Unidos, a tomarem medidas para evitarem ondas de pânico.
"Não acredito no fim do mundo (...) pelo menos não este ano", declarou o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, enquanto era anunciada a abertura de uma linha telefónica de emergência para esclarecer receios sobre o apocalipse.
Na China, 101 pessoas foram detidas por espalharem rumores sobre o iminente fim do mundo, noticiou hoje a agência Xinhua, tendo também sido apreendidos panfletos e DVD. Quase metade dos detidos foi identificada como membros do grupo "Almighty God" (Deus Todo Poderoso), que é igualmente conhecido pela designação "Eastern Lightning" (Luz do Oriente).
Na Internet está a circular um vídeo da NASA com declarações de diversos especialistas procuram desmontar a ideia da suposta profecia - que ganhou grande popularidade após o sucesso de "2012", o apocalíptico filme Hollywood - esclarecendo que, apesar da data ter um significado especial no calendário e teologia maia, não está relacionada com o fim do mundo.

Líderes políticos, padres, médicos e psiquiatras tentam acalmar ânimos na Rússia

Apesar disso, a crença no aproximar do apocalipse já levou a que a venda de velas e bens de primeira necessidade tenha disparado em alguns locais da China e Rússia, assim com a de abrigos de sobrevivência nos Estados Unidos.
"As pessoas estão a comprar velas dizendo que o fim do mundo se avizinha", declarou o Presidente da República da Tchechénia, Ramzan Kadyrov. "Será que ninguém se dá conta que uma vez chegado o fim do mundo, as velas não as vão ajudar?", afirmou.
Para além dos líderes políticos, também padres, médicos e psiquiatras na Rússia têm tentado dissipar a propagação do pânico sobre o fim do mundo.
Na cidade mineira de Novokuznetsk as lojas ficaram quase sem stocks de sal. Na cidade de Omutninsk, na região de Kirov, disparou a venda do combustível querosene e de mantimentos, após um artigo na imprensa, escrito por um suposto monge tibetano, ter confirmado o fim do mundo.
Na França, os 179 habitantes da localidade de Bugarach, nos Perineus, preparam-se para a chegada de uma avalanche de pessoas que acreditam que aquele será o único local do planeta que irá sobreviver ao apocalipse.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/russia-china-e-eua-tentam-dissipar-ondas-de-medo-sobre-fim-do-mundo=f774641#ixzz2FQyQIzh2

Texto - A avo Mariana


A avo Mariana

O fim do mundo acontece periodicamente; quando era mais novo usava-se a expressão “ o fim do mundo em cuecas”… fazia rir a assembleia familiar em que a minha Mariana de avo não deixava o crédito por mãos alheias… Era alegre a minha avo e eu tinha (e tenho) por ela uma admiração sem limites. 

A avo Mariana foi para mim daquelas pessoas que, por mais que não quisesse-mos, (e eu não queria) era impossível de sair da nossa memoria; era a minha mãe, minha companheira de jogos, minha namorada, era… tudo. 

Deixou-nos, creio, aos 68 anos se a minha pobre memoria não me trai; mas não tenho a certeza… Sei que nasceu com o século 20, em 1900, e sei que foi das pessoas que mais amei; dito isto, a reminiscência da memoria não da para mais. 

A praça do Barreiro, os “mosquitos” obrigatórios que me comprava… os torresmos, as cerejas, a carne que comprava no “Braga” e que eu comia crua, são eternas recordações. 

Obrigado avo. Estas no cantinho do meu coração.. 

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2012. 

JoanMira

16.12.12

Foto - Passeando pelo Rio - São Clemente

 
O Palacio de São Clemente é a residência oficial do representante de Portugal no Estado do Rio de Janeiro.
 
14-07-2012
 
JoanMira

Imagens do Mundo - O bar mais alto do Mundo - Hong Kong



O Ozone, em Hong Kong, é o bar mais alto do mundo. Fica no 118º andar do hotel Ritz-Carlton, aberto há pouco mais de um ano. É um lugar adorado pelo jetset local, que não se importa de pagar caro pelos martinis. O que interessa é a vista espetacular do Victoria Harbour, o marco mais conhecido da ex-colônia britânica. No terraço ao ar livre, sofás com binóculos atraem, principalmente, os casais. O bar,com uma decoração futurista, acaba de entrar na lista da revista "Newsweek" como um dos cem lugares que não podem ficar fora da lista dos melhores passeios de 2013.

15.12.12

Banditismo luso-brasileiro!


O grupo português OnGoing comprou parte do Portal iG, que é controlado pela Oi. Passam para os portugueses as áreas de conteúdo e publicidade. As de serviço digital e acesso à internet continuam com a empresa de telefonia. A Yahoo! e o Grupo RBS também haviam demonstrado interesse, mas perderam a parada para a OnGoing, que já estão no Brasil: é acionista minoritária (29,1%) da empresa Ejesa, que edita os jornais “Brasil Econômico”, “O Dia”, “Marca” e “Meia Hora”.
A acionista majoritária (70,1%) é a brasileira nata Maria Alexandra Vasconcellos. Ocorre que ela é casada com o português Nuno Vasconcellos, presidente do grupo OnGoing. A lei proíbe que veículos de comunicação sejam controlados por estrangeiros. A questão já chegou a ser discutida em uma comissão da Câmara dos Deputados, mas ficou por isso mesmo.
Algo mais deve ser dito a respeito da OnGoing. Trata-se de um grupo de comunicação que tem uma forte influência do chefe de quadrilha (segundo a Procuradoria Geral da República) e deputado cassado por corrupção José Dirceu (PT). Nos bastidores de Brasília, ele é tratado como sócio — e alguns chegam a dizer “dono” — do jornal “Brasil Econômico”, do qual é colunista. Todos negam.
Evanise Santos, namorada do “chefe de quadrilha” (segundo a PGR), é diretora de marketing do jornal e da própria Ejesa. Dirceu tem muitos interesses e vínculos em Portugal. Em setembro do ano passado, a revista portuguesa “Visão” publicou uma reportagem de 12 páginas sobre as ligações algo obscuras de Miguel Relvas, político do país, com empresários brasileiros. Um dos protagonistas do enredo é Dirceu. Reproduzo trechos (em azul):
Dirceu está inelegível até 2015 e é o principal visado no caso que começará a ser julgado este ano e conta 36 acusados [mensalão]. Prova de que ainda mexe – e muito -, Dirceu foi capa da revista VEJA esta semana. A revista chama-lhe “O Poderoso Chefão”, título brasileiro para a saga de “Dom Corleone, O Padrinho” e uma forma de ilustrar a sua teia de influências no governo e nas empresas. Dirceu, agora consultor de multinacionais, conhece bem Portugal. E Miguel Relvas. O ministro português recorda tê-lo conhecido “por intermédio de amigos comuns”, sem relações empresariais pelo meio. “Encontrei-o ocasionalmente”, diz.
A “Visão” lembra de uma viagem que Dirceu fez a Portugal em 2007, onde viveu dias de nababo. No aeroporto de Lisboa, um brasileiro o saudou: “Tem ladrão na fila”. Segue mais um trecho da reportagem.
À espera de Dirceu [em Portugal] estava João Serra, dono da construtora Abrantina e sócio do escritório de advogados Lima, Serra, Fernandes e Associados. Da sociedade fazem parte Fernando Fernandes, ex-administrador da SLN (BPN) e atual grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), organização maçônica a que estará ligado Relvas. Outro sócio que acompanhou Dirceu na estada na capital portuguesa foi Antônio Lamego, ex-advogado de José Braga Gonçalves no caso Moderna. Segundo Dirceu, Lamego era amigo do general João de Matos, ex-chefe do Estado-Maior do Exército angolano. Na época, os três combinaram encontrar-se na Costa do Sauípe, no Brasil, para tratar de negócios.
Nesses dias lisboetas, Dirceu ficou hospedado no Pestana Palace. Andou de Jaguar preto, jantou no Vela Latina, bebeu Pera Manca e disse querer investir em Angola. “Meu interesse é infraestrutura: rodovias, telefones, telecomunicações.” O consultor do milionário mexicano Carlos Slim e do magnata russo Berezevosky, falou também da sua atividade: promover negócios de portugueses no Brasil e de brasileiros em Angola. No dia da partida de Lisboa, Dirceu adormeceu e teve de correr para o aeroporto: “Lamentava ter comido muito e bebido duas garrafas de vinho na noite anterior em companhia do deputado Miguel Relvas, seu amigo há décadas” (…).
No Brasil, apontam a Dirceu ligações à Ongoing. Um dos links é Evanise Santos, a namorada. Também referida no “mensalão”, é diretora de marketing do Brasil Econômico, jornal do grupo e da Ejesa, empresa da mulher do líder da Ongoing. Amiga da presidente Dilma, Evanise foi coordenadora de relações públicas no Palácio do Planalto no tempo de Lula. Dirceu escreve no jornal. A investida da Ongoing no Brasil foi atribuída às influências de Dirceu, mas o grupo desmente. Reinaldo Azevedo, da Veja, não cai. “No meio político, o ‘Brasil Econômico’ é chamado “aquele jornal do Dirceu”, escreveu.
O ex-ministro é visto como um símbolo do pior que o País tem. (…)”Nada mudou depois do mensalão. A promiscuidade do Governo com seus aliados persiste”, afirma Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado. Para Fernão Lara Mesquita, jornalista e atual administrador do jornal O Estado de S. Paulo, mistério é coisa que não existe: “Se viesse um dia a cair no Brasil, Sherlock Holmes ficaria desempregado. Não há nada para descobrir. É tudo ‘sexo explícito’”, refere. Segundo ele, Dirceu “é o especialista nos trabalhos sujos. Tudo o que é realmente grande na roubalheira geral está a cargo dele”. Fernão Mesquita inclui na polêmica o caso Ongoing, grupo que considera o “cavalo de troia” da estratégia para o domínio multimédia no universo lusófono.
Num momento em que “o Brasil é o maior exemplo histórico de execução de um projeto de tomada de poder pelo controle dos meios de difusão da cultura ‘burguesa’”, a Ongoing “e os banqueiros por trás dela vieram a calhar”, aponta. A Ongoing, acionista da PT [Portugal Telecom], da Impresa e da Zon, é liderada, no Brasil, por Agostinho Branquinho, que não quis falar à VISÃO, invocando o seu “período de jejum” da política portuguesa. É amigo e companheiro de partido de Relvas.
O ministro tem em mãos a privatização da RTP e saberá do interesse da Cofina e da Ongoing no canal. No Brasil, o grupo viu arquivada uma queixa por alegada violação da lei relativamente às origens estrangeiras do seu capital. “A verdade prevalece, apesar das campanhas de alguma concorrência”, diz um porta-voz da empresa. Fernão Mesquita não ficou convencido. “Nunca superamos, vocês e nós, o sistema feudal. Seguimos vivendo sob um rei e seus barões. Não há poderes independentes.”
Por Reinaldo Azevedo
VEJA