8.12.12

Rio já enfrenta problemas de falta d’água


RIO - O Rio e a Baixada Fluminense já estão enfrentando problemas de falta de água neste sábado por causa da quarta interrupção do Sistema Guandu devido a falta de energia elétrica. O quarto corte de energia, que demorou sete minutos, aconteceu por volta de 23 horas desta sexta-feira, desligando mais uma vez o Sistema Guandu, que abastece o Rio e Baixada Fluminense. O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse que o problema provocou a descontinuidade no abastecimento, que foi retomado mas só será normalizado em toda a cidade na segunda-feira.
A Cedae pediu à população para economizar água e montou um esquema de emergência de carros-pipa para atender hospitais, presídios, delegacias e outros prédios públicos. Já está faltando água em Copacabana, Leme e bairros da Zona Norte, como Tijuca e Méier. Os 15 carros-pipa da Cedae estão sendo abastecidos nos hidrantes da Elevatória Mendes de Moraes, na Leopoldina.
Segundo Victer, quando há uma interrupção mesmo que por poucos minutos no Sistema Guandu e nas elevatórias espalhadas pela cidade, é iniciado um procedimento de segurança para religar todo o sistema de distribuição que demora horas. O grande problema é a entrada de ar nas linhas de abastecimento e o desligamento das bombas de sucção, sacrificando principalmente os bairros mais altos e as chamadas pontas de linhas.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rio-ja-enfrenta-problemas-de-falta-dagua-6983247#ixzz2ET0V7YOG

Aucun commentaire: