5.12.12

Filipinas - Violento Tufão



O número de vítimas mortais do tufão Bopha, o mais forte a atingir as Filipinas este ano, subiu para 238, avançou nesta quarta-feira um porta-voz do Exército.
Centenas de pessoas continuam desaparecidas na região sul do país, que foi varrida na noite de terça para quarta-feira por ventos que chegaram aos 200 quilómetros por hora.
Só em New Bataan, uma localidade de difícil acesso na ilha de Mindanao, pelo menos 142 pessoas morreram com as inundações, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
A tempestade, que chegou a terra na terça-feira de manhã, com chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento, obrigou à evacuação de localidades, à interrupção do tráfego aéreo e à suspensão dos serviços de ferry boat nas regiões central e sul do país. Milhares de edifícios foram danificados pelo tufão e vastas áreas estão isoladas e sem abastecimento eléctrico.
O tufão, que tem um diâmetro de cerca de 600 quilómetros, está a deslocar-se em direcção a oeste. Os meteorologistas estimam que atravesse o centro do arquipélago das Filipinas e venha a dissipar-se no mar da China na quinta-feira.
A intensidade do Bopha é semelhante à da tempestade tropical Washi, que no ano passado fez mais de 1500 mortos ao passar pela mesma região.
PUBLICO

Aucun commentaire: