30.11.13

Os atrasos brasileiros

 
Estádio que inaugura Mundial-2014 sem data para conclusão Reuters
A Odebrecht, construtora responsável pelo Estádio do Itaqueirão, cuja parte da cobertura caiu na quarta-feira e matou dois trabalhadores, disse ao Expresso que a conclusão da obra não tem ainda data definida, podendo demorar 30 dias ou mais do que o previsto.
"Não temos estimativas, os trabalhos de perícia estão a decorrer neste momento. Nada foi ainda decidido", disse uma assessora da empresa.
A FIFA tinha definido que todos os estádios deveriam estar concluídos em dezembro, para a realização de testes para o Mundial 2014, mas este acidente obrigou a alterações no calendário.
Segundo a construtora, foram respeitados todos os procedimentos de segurança na obra do Arena Cortinthias.
"No momento da operação do guindaste, a área de ação estava isolada, seguindo os procedimentos padrões de segurança, e só os trabalhadores que participavam do trabalho específico tinham permissão para permanecer no local", pode ler-se num comunicado da empresa.
A Odebrecht explica ainda que a equipa que realizava a operação na altura era constituída por 28 trabalhadores especializados e treinados para situações de emergência, sublinhando que caso contrário o acidente teria "maiores proporções."
Em resposta às acusações do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo, a empresa assegura que que não houve nenhum alerta prévio, tendo sido um acidente inesperado.

Funcionário é hoje ouvido


As vistorias ao Arena Corinthias começaram na quinta-feira e contaram com a presença de elementos do Ministério do Trabalho e Emprego, Instituto de Criminalística, Ministério Público Estadual, Defesa Civil e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada, Infraestrutura e Afins do Estado de São Paulo.
Nesta sexta-feira, o funcionário que conduzia as operações da grua e ficou em "estado de choque" após o acidente, vai comparecer a uma esquadra da Polícia Militar, para prestar esclarecimentos. Tudo aponta que tenha sido uma "falha humana" a causar o acidente.
Segundo um engenheiro da empresa, o motivo do acidente foi uma falha no planeamento da operação da máquina ou uma avaliação errada do solo.
Na quarta-feira, a última peça da cobertura do Itaquerão caiu de uma grua, com cerca de 420 toneladas, e derrubou parte da estrutura do teto e da arquibancada. As obras foram interrompidas e só serão retomadas na segunda-feira, cumpridos três dias de luto pela morte dos dois trabalhadores.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/estadio-que-inaugura-mundial-2014-sem-data-para-conclusao=f843650#ixzz2m8rMBoL0

Aucun commentaire: