9.11.13

Texto - O saloio de Boliqueime

Cavaco Silva foi ministro das finanças entre 1980 e 1981 no governo da AD.
Foi primeiro-ministro de Portugal entre 1985 e 1995 (10 anos!!!).
Cavaco Silva ( e o PPD/PSD... ) foi só, a pessoa que mais tempo esteve na liderança do governo neste país desde o 25 de Abril.
É presidente da República desde 2005 até hoje.
Por este histórico, logo se depreende que este senhor tem tudo a ver com o estado actual do país.

Mas vejamos quais foram as marcas deixadas por Cavaco Silva nestes anos todos de andanças pelo poder:

 - Cavaco Silva enquanto primeiro-ministro alterou drasticamente as práticas na economia, nomeadamente reduzindo o intervencionismo do Estado, atribuindo um papel mais relevante à iniciativa privada e aos mecanismos de mercado.
- Foi Cavaco Silva quem desferiu o primeiro ataque sobre o ensino “tendencialmente gratuito”.
- Foi Cavaco Silva o pai do famoso MONSTRO com a criação de milhares de “jobs” para os “boys” do PPD/PSD e amigos. Além de ter inserido outros milhares de “boys” a recibos verdes no aparelho do Estado,
- Foi no “consulado Cavaquista” que começou a destruição do aparelho produtivo português. Em troca dos subsídios diários vindos da então CEE, começou a aniquilar as Pescas, a Agricultura e alguns sectores da Indústria. Ou seja: começou exactamente com Cavaco Silva a aniquilação dos nossos recursos e capacidades.
- Durante o “consulado Cavaquista”, entravam em Portugal muitos milhões de euros diariamente como fundos estruturais da CEE.
Pode-se afirmar que foram os tempos das “vacas gordas” em Portugal. Como foram aplicados esses fundos? Mas então como foi gasto o dinheiro?
Os habitantes do Vale do Ave, minimamente atentos, sabem como muitos milhões vindos da CEE foram “surripiados” com a conivência do governo “Cavaquista”.
Basta lembrar que na época, o concelho de Felgueiras era o local em Portugal com mais Ferraris por metro quadrado, assim como no Alentejo, nunca se viu tanto Land Rover e BMW !... Lembram-se ?...
Quando acabaram os subsídios da CEE, onde estava a modernização e o investimento das empresas?
Nos carros topo de gama, nas casas de praia em Esposende, Ofir, nos “montes“ alentejanos, etc. Etc;
Quanto às empresas... Essas faliram quase todas. Os trabalhadores - as vítimas habituais destas malabarices patronais - foram para o desemprego, os “chico-espertos” que desviaram o dinheiro continuaram
por aí como se nada se tivesse passado.

Quem foi o responsável? Obviamente, Cavaco Silva e os seus ministros!

Sendo ele o dono da famosa ( e inteligente ) frase: “nunca tenho dúvidas e raramente me engano”, como é que deixou Portugal chegar à situação em que se encontra?

Em mais outra frase também mais recente: “Para ser mais honesto do que eu tem de nascer duas vezes” (notou-se com o que ele e os seus amigos do BPN lhe meteram no bolso em ações que lhe renderam a ele e á família) milhares de euros, a vivenda nova na quinta da coelha... Pela boca morre o peixe !! Nem o genro do Sócrates nem o ninguém da família Soares, que me lembre, ficaram com patrmónio do Parque Expo...
Mais! Diz a sabedoria popular: “diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és.”
Embora, esta gente reflita exactamente a essência do Cavaquismo, é bom lembrar :
Oliveira e Costa - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do governo Cavaquista entre 1985 e 1991. Ex presidente do famoso BPN.
Dias Loureiro - Ministro dos governos Cavaquistas. Assuntos Parlamentares entre1987 e 1991, Administração Interna entre1991 e 1995.
Associado aos crimes financeiros do BPN, com ligações ainda não clarificadas ao traficante de armas libanês, Abdul Rahman El-Assir, de quem é grande amigo.Foi conselheiro de estado por nomeação directa de Cavaco Silva, função que ocupou com a “bênção” de Cavaco, até já não ser possível manter-se no lugar devido às pressões políticas.
Ferreira do Amaral - Ministro dos governos Cavaquistas. Comércio e Turismo, entre 1985 e 1990, Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 1990 e 1995.
Foi nesta condição (ministro das obras públicas do governo Cavaquista) que assinou os contratos de construção da Ponte Vasco da Gama com a Lusoponte, e a concessão (super-vantajosa para a Lusoponte) de 40 anos sobre as portagens das duas pontes
de Lisboa. Ferreira do Amaral é actualmente presidente do conselho de administração da Lusoponte….. (apenas por mera coincidência...)
Duarte Lima - Lider da bancada do PPD/PSD durante o Cavaquismo. Envolvido em transacções monetárias “estranhas” no caso Lúcio Tomé Feteira, estando acusado pela Policia Brasileira de ter assassinado a companheira de Tomé Feteira – D. Rosalina Machado.
A juntar a isto tudo (e que já não é pouco!), tem-se revelado uma pessoa, inculta, arrogante e que nunca deixou de ser o saloio de Boliqueime!

De vez em quando é bom lembrar estas coisas.
 
Do nosso correspondente permanente Peter Toma's 

Aucun commentaire: