30.11.13

Angola - Mais petroleo

Qual a marca preferida dos angolanos?
Em comunicado enviado à agência Lusa, a Sonangol e a norte-americana Cobalt, operadoras do bloco 20, referem que, durante um teste, o poço Lontra "produziu um fluxo estável de 2.500 barris de condensados por dia e 39 milhões de pés cúbicos de gás em igual período".
"O poço de exploração Lontra perfurou até uma profundidade total de mais de 4.195 metros e penetrou aproximadamente 67 metros de espessura útil, de um reservatório de muito boa qualidade. A descoberta foi de um volume significativo de líquidos no intervalo de gás e um intervalo de petróleo bruto", lê-se ainda no comunicado enviado à Lusa.
A Sonangol e a Cobalt acrescentam que para avaliar o potencial do reservatório descoberto vão ser necessários mais poços de exploração e avaliação, assim como testes adicionais.
Todavia, as duas empresas garantem que o poço Lontra "é uma descoberta à escala internacional" e que o reservatório contém mais gás natural do que o previsto.
A Sonangol é a concessionária do bloco 20, e a Cobalt, com 40%, é a operadora, enquanto a Sonangol Pesquisa e Produção e a BP, repartem os restantes 60 por cento.
No comunicado enviado à Lusa, e conforme os termos contratuais estabelecidos, a Sonangol acrescenta que "está a estudar as melhores opções para o desenvolvimento e monitorização do gás natural encontrado".
O comunicado enviado hoje à Lusa vem na sequência do anúncio pela Cobalt, no passado dia 30 de outubro, da descoberta de petróleo e gás nos poços Lontra e Mavinga, mas sem referência ao valor comercial dos recursos encontrados e hoje referenciados como sendo "à escala internacional".

Aucun commentaire: