27.11.13

Consulado Honorário de Andorra funciona a pleno!




Através de Eulalia Moreno ficamos a saber que o consulado de Portugal em Andorra esta a funcionar. Eis uma noticia qu e nos apraz registar. O Cônsul, o Secretario de Estado, os funcionarios sabem do empenho que foi o nosso em colaborar para a concretizacão daquele espaco fisico. Mas é verdade, também, que em retorno -  "fomos recompensados com dois processos disciplinares"... Mesmo se os factos não estão directamente ligados, fica-nos um sabor amargo... Sem mais comentarios.
 
JoanMira
 
O consulado de Portugal em Andorra “está a funcionar em pleno” e neste momento presta mais serviço do que prestava a embaixada”, destacou o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, após ter visitado as instalações daquela representação consular portuguesa.

Em Novembro de 2011, a representação diplomática portuguesa em Andorra passou para a embaixada em Madrid, no quadro da reforma consular que decretou o encerramento de mais seis embaixadas (Bósnia-Herzegovina, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta e Quénia) e cinco postos consulares (Clermont-Ferrand, Nantes e Lille, em França, Frankfurt e Osnabrück, na Alemanha). A comunidade de Andorra passou a ser atendida por um consulado honorário, que José Cesário visitou este mês e sobre o qual afirma ter recolhido “as melhores” impressões da comunidade portuguesa residente no pequeno principado situado entre o Nordeste de Espanha e o Sudoeste de França.

Em declarações à agência Lusa, o governante elogiou a localização e as instalações do consulado e destacou o reforço dos seus serviços, já que atualmente faz-se a recolha de dados para emitir cartões do cidadão, “o que não havia na altura” da embaixada. “Quanto ao consulado não há nenhum problema”, garantiu, reconhecendo, porém, que a comunidade reivindica “mais visibilidade de Portugal em Andorra”, tendo ficado de enviar “sugestões” que o governante promete “depois avaliar”. O secretário de Estado das Comunidades
encontrou-se com o cônsul-honorário português, José Manuel da Silva, e dirigentes associativos da comunidade, mas também se reuniu com o ministro dos Negócios Estrangeiros e o presidente do Parlamento de Andorra.

Os dois países partilham “uma crise económica delicada” e enfrentam “situações de desemprego significativas”, o que explica que a comunidade portuguesa seja hoje “um pouco mais pequena, menos umas três a quatro mil pessoas”, explicou.

Fonte:Mundo Português


 

Aucun commentaire: