5.11.13

Embaixadas e Consulados em greve no dia 08 de Novembro


Lisboa – O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), anunciou em comunicado o envio de um pré-aviso de greve das Embaixadas e Consulados, para dia 08 de Novembro. Centros Culturais do Camões também estarão paralisados.
Esta greve pretende protestar contra a ausência de compensação das perdas cambiais e das inflações locais no que sejam superiores à nacional, sofridas desde 2009. Chamar a atenção para a necessidade de revisão do Estatuto Profissional dos trabalhadores dos centros culturais, visando nomeadamente a aplicação dos legalmente devidos sistemas retributivo e de avaliação, para além da ausência de protecção social em diversos países.

Os trabalhadores consulares reclamam também contra a imposição nas residências do Estado da carga horária semanal de 44 horas; recusa factual por parte da Administração Pública em negociar os Acordos Colectivos apresentados pelo sindicato relativos a horários e compensação de feriados.

Ainda na origem da greve está a não implementação do seguro de saúde, legalmente previsto, para os trabalhadores que não dispõem de sistema de protecção social e a necessidade de reforço dos recursos humanos nos serviços em situação de ruptura, e não do encerramento de ainda mais serviços, previsto no Orçamento 2014, nomeadamente consulares, assegurando o devido apoio aos crescentes fluxos de portugueses emigrados.
(c) PNN Portuguese News Network
 

Aucun commentaire: