26.9.11

Portas assume gestão do AICEP


Grupo de trabalho que estudou a diplomacia económica coloca a agência do comércio externo na alçada de Paulo Portas.
Já na alçada de Passos Coelho estará um gabinete dedicado aos "grandes investimentos privados".

Nos três cenários estudados pelo grupo de trabalho a quem o primeiro-ministro encomendou um parecer sobre a diplomacia economica, é sobre a tutela política do ministro dos Negócios Estrangeiros que será colocada o AICEP.

No entanto, caberá ao ministro da Economia a gestão politica do IAPMEI, sendo que num dos cenários Álvaro Santos Pereira não terá a gestão dos fundos que actualmente integram esta estrutura. A apresentação oficial será do estudo será feita esta manhã.

Em todos os cenários estudados por Braga de Macedo, Campos e Cunha e o embaixador Antonio Carlos Monteiro, existem vários pontos consensuais: o topo da pirâmide da diplomacia economica é ocupado pelo primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros assume a gestão política do AICEP, dando aos embaixadores o papel de coordenação da acção externa.

Antonio Monteiro defendeu como consensual a concentração de poderes nos embaixadores "como coordenadores de toda a acção externa". O grupo propõe ainda a criação da figura do "embaixador viajante", a cargo de "figuras de destaque, no plano diplomático, e que cobririam uma zona do globo". Para o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, com esta proposta seria possível "acomodar as limitações financeiras" actuais.
ECONOMICO

Aucun commentaire: