19.9.11

NASA garante que cometa Elenin não ameaça Terra

WISE- fotografia do telescópio espacial (créditos: NASA)

A passagem do Cometa Elenin «perto» da Terra e o boato que se espalhou na Internet de que «algo catastrófico» pode acontecer no planeta em breve levou a NASA a lançar um comunicado intitulado «Cometa Elenin não ameaça Terra».

De acordo com cálculos da NASA, o Elenin, cometa detectado a 10 de Dezembro de 2010 por Leonid Elenin (Lyubertsy, Rússia) e cujo nome científico é C/2010 X1, atingirá a máxima aproximação da Terra no próximo dia 16 de Outubro. «O que posso dizer para já é que não há perigo algum com a passagem do cometa Elenin, porque vai passar muito longe», disse, em entrevista à Agência Lusa o investigador Nuno Peixinho, do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e do Centro de Física Computacional.

O cientista refere ainda que não haverá perigo do Elenin tapar o Sol, porque para o conseguir teria de estar a 400 quilómetros de distância da Terra e aquele corpo celeste vai passar a uma distância de 35 milhões de quilómetros, o que equivale quase 100 vezes a distância da Terra à Lua.

«Seria a mesma coisa que um mosquito passar entre nós e o Sol, não o vemos», exemplifica o especialista da área da Astronomia, desmistificando também a ideia divulgada na Internet que o Elenin facilite o aparecimento de catástrofes naturais, como tsunamis, porque simplesmente a força da gravidade exercida sobre a Terra pelo cometa «é mínima», sendo, na prática, essencialmente nula.

Aucun commentaire: