18.9.11

Satelite desactivado cai na Terra no proximo dia 23 de setembro

 
Eu sou cadente
Pedaços de um satélite com 20 anos, usado para medir a camada de ozono, cairão na Terra na próxima semana na Terra, em locais «impossíveis de precisar», revelou a Nasa.

A agência espacial americana garantiu, contudo, que os riscos para a segurança da população são «mínimos». A Nasa prevê a reentrada do satélite de pesquisa na atmosfera terrestre no dia 23 de Setembro, com uma margem de erro de um dia.

O comunicado assinala que «não há até o momento registos confirmados de lesões resultantes do reingresso de objectos espaciais».

O satélite, de 3 por 10 metros, pesa 5.900 kg e tem 10 instrumentos para medir as reacções da camada de ozono, mas foi oficialmente desactivado em 2005.

A Nasa acredita que a maior parte do satélite será incinerada ao entrar na atmosfera, mas alguns pedaços devem cair na Terra, em locais «impossíveis de precisar» dentro de um raio de 800 km.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Fooi possivel ver de binóculo 2 objetos parado reflexos brancos as 17;45 horário de brasilia no céu de sao josé dos campos ao anoitecer desapareceu Suspeita de Sátelite

JoanMira a dit…

Obrigado pelo comentário. A priori não deve ser o satelite. Talvez algum fenómeno atmosférico...