2.9.11

GREVE NA SUIÇA - Diz o "STCDE"

300811_greve

Aos 4 trabalhadores em serviço nas residências dos senhores embaixadores que não aderiram à greve juntou-se apenas um trabalhador em Zurique. De resto todos os outros trabalhadores nas chancelarias diplomáticas ou consulares, em Berna, Genebra, Zurique, Sion e Lugano, continuam em greve, não havendo qualquer serviço consular aberto.
A greve foi durante a semana um dos principais temas de toda a comunicação social Suíça, tendo também bons índices de cobertura na portuguesa, devendo a RTP emitir hoje mais uma peça.
Uma delegação dos grevistas será recebida na 3ª feira no MNE suíço, com direito a audiência com a própria Ministra. 
A Comissão Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas decidiu ontem chamar o MNE e o STCDE à Assembleia da República.
Tendo recebido ofício do Chefe de Gabinete do Senhor Ministro, em que nos é oficialmente transmitido ter sido o SECP incumbido de acompanhar o processo e manter o diálogo connosco (de que já tínhamos dado conta), respondemos voltando a insistir na necessidade de o diálogo conduzir à satisfatória resolução do problema.

Outros trabalhadores em situações difíceis

Na Austrália, onde a perda cambial monta a 40%, embora os custos da resolução do problema sejam muito inferiores, já que apenas 4 colegas são atingidos, as possibilidade de luta são inferiores, porque a maioria tem os salários fixados em dólares australianos, se bem que sejam baixos.

Os trabalhadores em Nova Deli decidiram entretanto aguardar mais algum tempo , antes de recorrerem a medidas de luta.

Aguardamos notícias do Luxemburgo sobre o processo de discussão entre os colegas.

Aucun commentaire: