2.9.11

Comunidades: Funcionários consulares em greve serão recebidos por ministra suíça na próxima semana

Lisboa, 02 set (Lusa) – Uma comissão de funcionários consulares em greve na Suíça e um representante do Sindicato dos Funcionários Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) serão recebidos pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Suíça na terça-feira, informou hoje a organização sindical.

“Uma delegação dos grevistas será recebida na terça-feira no MNE (Ministério dos Negócios Estrangeiros) suíço, com direito a audiência com a própria ministra Micheline Calmy-Rey”, informou o sindicato, numa nota divulgada hoje à imprensa.
Além de três funcionários consulares, o secretário-geral adjunto do STCDE, Alexandre Vieira, fará parte da comissão que será recebida pela ministra suíça, segundo o sindicato.

A nota informa também que “um comunicado sindical hoje divulgado informa que o ministro Paulo Portas vai ser chamado à Assembleia da República por iniciativa da comissão parlamentar de negócios estrangeiros, a qual pretende ouvir também o sindicato (STCDE)”.
Em declarações à Agência Lusa, o deputado Alberto Martins, presidente da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, informou que quem será ouvido é o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, em data ainda por definir.

No entanto, Alberto Martins esclareceu que José Cesário participará numa audiência normal da comissão, que tratará de vários assuntos, podendo também ser abordada a greve dos funcionários consulares na Suíça.

Os 56 funcionários consulares na Suíça iniciaram uma greve na última segunda-feira por tempo indeterminado por falta de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros acerca da sua situação salarial.

A greve está a ser cumprida pelos trabalhadores da embaixada de Portugal em Berna, da missão junto da ONU em Genebra, os consulados naquela cidade e em Zurique, bem como os escritórios consulares em Sion e Lugano, segundo o STCDE.

Contactado pela Agência Lusa, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do seu porta-voz, indicou que não tem comentários a fazer sobre o assunto.
INACREDITAVEL!


Aucun commentaire: