12.9.11

Greve na Suiça

A comissão executiva do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE) reuniu hoje em Lisboa para debater assuntos como a greve dos funcionários na Suíça ou a "inexistência da revisão do estatuto profissional", disse à Lusa fonte sindical.
A reunião de hoje juntou em Lisboa os membros da comissão executiva do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas e serviu para "abordar a situação político-sindical e preparar a assembleia-geral extraordinária de sábado", explicou à Lusa o secretário-geral do STCDE, Jorge Veludo.
O encontro decorreu numa altura em que os funcionários consulares na Suíça continuam em greve por tempo indeterminado por falta de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) acerca da sua situação salarial, lembrou.
A paralisação dos funcionários está a afetar a embaixada de Portugal em Berna, a missão junto da ONU em Genebra, os consulados naquela cidade e em Zurique, bem como os escritórios em Sion e Lugano, segundo o sindicato.
No domínio da ação sindical, adiantou Jorge Veludo, foi abordada “toda a panóplia de problemas” com os quais os funcionários consulares são confrontados, designadamente a "inexistência da revisão do estatuto profissional", os problemas relacionados com os horários e os "processos de luta em curso", com relevo para a situação na Suíça.
O secretário-geral do STCDE lembrou que na reunião de hoje – além da Suíça, onde os funcionários vão "entrar na terceira semana de paralisação" – também foram analisadas as "situações preocupantes" que estão a verificar-se a nível salarial no Luxemburgo, Austrália e noutros países.
Jorge Veludo disse à Lusa que tem havido contactos com o MNE desde o último encontro mantido com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, a 26 de agosto, mas que estes "são de sentido único e traduzem-se em interpelações sucessivas" dirigidas ao chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Portas.
"O Ministério vai afirmando que está em curso um processo negocial, mas se isso é verdade onde é que estão as propostas ou uma manifestação de abertura?", questionou Jorge Veludo.
O responsável sindical lembrou que uma delegação de funcionários consulares portugueses em greve na Suíça e responsáveis do sindicato foram recebidos na segunda-feira pelo gabinete da ministra dos Negócios Estrangeiros da Suiça, Micheline Calmy-Rey, a quem transmitiram as suas "preocupações".
"Prometeram-nos que iriam fazer diligências diplomáticas, devidamente enquadradas no princípio da não ingerência, no sentido de atender aos problemas dos funcionários portugueses na Suíça", lembrou Jorge Veludo,
Contactado pela Lusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros escusou-se a fazer comentários sobre o assunto, lembrando que se mantém em curso um processo negocial com o sindicato.

Aucun commentaire: