20.9.11

Satélite do tamanho de um autocarro choca com a Terra na 6.ª feira



Um satélite do tamanho de um autocarro vai embater, na sexta-feira, contra a Terra, previu hoje a NASA, citada pela agência Efe, ressalvando, no entanto, o risco "extremamente pequeno" para os habitantes do 'planeta azul'.

Para a agência espacial norte-americana, a probabilidade de os restos do satélite de Investigação de Alta Atmosfera, que pesa 5,6 toneladas, atingirem uma pessoa é muito remota - uma em 3.200.

Sabe-se que o engenho espacial vai chocar contra a Terra nas latitudes situadas entre o norte do Canadá e o sul da América do Sul. A NASA estima que tal aconteça na sexta-feira, sem descartar a hipótese de o fenómeno ocorrer um dia antes ou depois.

Os cientistas calculam que o satélite se despedaçará ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços do engenho sobrevivam a altas temperaturas no regresso à Terra e caiam sobre o planeta.

Desenhado para medir as alterações climáticas e os efeitos da poluição, o satélite, lançado em 1991, encetou o seu caminho de volta à Terra há seis anos.

Aucun commentaire: