26.3.15

Portugal: Estudo inédito do sofrimento na deficiência visual vale nota 20 a aluna quase cega


A estudante de Psicologia Ana Sofia Teixeira

É uma investigação inédita realizada em Portugal sobre o sofrimento emocional em pessoas com deficiência visual, valeu-lhe 20 valores na dissertação de mestrado e tem como autora Ana Sofia Teixeira, estudante da Universidade de Aveiro (UA). À nota de excelência atribuída ao trabalho acrescente-se que foi realizado por quem nasceu com retignite pigmentar, uma doença degenerativa que, gradualmente, e desde a infância, tirou à autora do estudo quase toda a visão. 
Mas os actuais cinco por cento de visão num olho e um por cento no outro foram mais do que suficientes para concluir com excelência o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Para trás fica um percurso académico onde a Ana foi “para além do impossível”.
...
Ana Sofia perdeu grande parte da visão, principalmente durante a adolescência, a esforçar a vista com os estudos.
...
“Fazer uma dissertação de mestrado após um ano exaustivo de estágio curricular [realizada entre Agosto e Novembro de 2014], foi quase como que ir para além do impossível”, diz. O esforço valeu-lhe um 20 no trabalho e um 17 como nota final do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. 

Ciência hoje - Portugal

Aucun commentaire: