Libellés

22.6.19

Pontes de Portugal - Braga : Ponte do Prado

A Ponte do Prado localiza-se sobre o rio Cávado, entre as freguesias de São Paio de Merelim, do concelho de Braga e Vila de Prado, do concelho de Vila Verde, em Portugal.

Foi construída em 1617, sob o reinado de Filipe I de Portugal, com traça do arquiteto António de Castro.

Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Ao longo de sua história, foi, por diversas vezes, arruinada pelas cheias do Cávado. Desde a altura da tragédia de Entre-os-Rios, quando todas as pontes da região foram vigiadas para certificar a sua segurança, tem o trânsito interdito a veículos pesados.

À meia noite do dia de Páscoa, a ponte é invadida por um mar de gente, que para lá se desloca para cumprir a tradição do Ovo na Ponte.
“Aquele que, à meia-noite do dia de Páscoa, sobre ela comer um ovo cozido, passará todo o ano sem ser acometido de dores de cabeça”, reza a lenda.

Diz a voz do povo que as cascas do ovo devem ser lançadas sobre o leito do Rio Cávado para que se cumpra a profecia popular.

Com ou sem superstição, a verdade é que os ovos cozidos tomam conta do tabuleiro da ponte.

A ocasião é de festa e celebração, uma tradição suis generis que dá o mote para momentos de alegria e confraternização, encontros de velhos amigos e conversas que se estendem pela noite dentro.

A ponte, em estilo românico, em aparelho de granito, é constituída por nove arcos (5 ogivais e 4 redondos).

Em ambas as margens tem duas praias fluviais.

Animais bem dispostos : O riso da coruja

Esta coruja-das-torres ri-se perante as lentes
"Esta coruja-das-torres ri-se perante as lentes"

21.6.19

Pontes de Portugal - Braga : Ponte do Porto

A Ponte do Porto, também referida como Prozelo, localiza-se sobre o rio Cávado na freguesia de Pousada, entre os concelhos deAmares e Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.


Constitui-se em uma ponte medieval. O seu nome, "porto" é uma palavra do arcaico Galaico-português com o significado de "ponto de passagem".

As primeiras travessias de que se tem registo nesta zona do rio, foram a da Via Nova, mais conhecida por Geira, feitas por barcas numporto local. Acredita-se que posteriormente aqui foi construída uma ponte.

A ponte atual foi construída na Idade Média. Até à data da construção da ponte de Prado, foi a única ponte existente no baixo Cávado a atravessar o rio.

Encontra-se classificada como Monumento Nacional em 1910.
A ponte, em aparelho de granito, é constituída por onze arcos desiguais e um tabuleiro, estreito e irregular, com dois metros e oito decímetros de largura, entre muros de vedação, e cento e cinquenta metros de comprimento. Possui fortes talhamares a montante e tímpanos vazados nos elementos centrais.

De acordo com a lenda local, esta ponte foi construída para poder conquistar as terras da outra margem do rio, pelos homens numa única noite, com pedras trazidas pelas mulheres que vinham de Terras de Bouro, a cerca de 30 quilómetros da zona.

Animais bem dispostos : Um esquilo à laia de Mira

"Hoje não, estou feio!", pede o pequeno esquilo enquanto esconde a cara da câmara
"Hoje não, estou feio", pede o pequeno esquilo enquanto esconde a cara da câmara

Fotografia - Barreiro, Portugal

"Barreiro antigo"
23-06-2018
JoanMira

18.6.19

Pontes de Portugal - Beja : Ponte romana de Vila Ruiva

A Ponte romana sobre a ribeira de Odivelas, também referida como Ponte de Vila Ruiva, no Alentejo, localiza-se sobre a ribeira de Odivelas, na freguesia de Vila Ruiva, no concelho de Cuba, distrito de Beja, em Portugal.

Situa-se a cerca de 1,5 quilómetro de Vila Ruiva tomando-se a estrada EN258 entre Alvito e a Vidigueira.

Trata-se de uma antiga ponte romana, em uso até os nossos dias. Por causa da sua largura, entretanto, apenas é atravessada em mão única.

Ao que tudo indica, integrava a antiga estrada romana que, de Faro e Beja, seguia para Évora e Mérida.

Apresenta várias fases construtivas. Supõe-se que a estrutura original, os três primeiros pegões feitos de granito, datem provavelmente entre o Século I a.C. e Século I. Podem ser vistas reconstruções e obras acrescentadas, que têm data provável do século V e século XI, utilizando antigo material romano como também materiais novos da época.

Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1967.

A vista atual da ponte é incompleta, pois devido ao assoreamento, 15 arcos e olhais não podem ser vistos, estando soterrados parcialmente.

Apresenta 120 metros de comprimento, 4,9 metros de largura e uma altura máxima de 5,3 metros.
A pista sobre a ponte é rampante e, ao longo da ponte, corre um parapeito de nível baixo. A ponte é erguida no total sob 20 arcos, das quais treze possuem volta perfeita com vãos de tamanhos diferentes. Intercalados nos pegões encontram-se olhais, também com vãos de tamanhos diferentes.

17.6.19

Pontes de Portugal - Ponte Internacional do Baixo Guadiana


Ponte Internacional do Baixo Guadiana é uma ponte sobre o rio Chança, com um comprimento de aproximadamente 150 m e uma largura de 11 m, localizada na fronteira entre Portugal e a Espanha, ligando a região portuguesa do Alentejo à região espanhola da
Andaluzia[1].

Foi inaugurada em 26 de fevereiro de 2009, tendo sido financiada pelas câmaras municipais de Mértola e de Huelva e em grande medida por fundos da União Europeia[2][1].

A povoação portuguesa de Pomarão (Santana de Cambas, Mértola) ficou, após a inauguração da ponte, mais perto da povoação espanhola de El Granado. Antes da inauguração da ponte, era necessário percorrer 140 km de estradas entre as duas povoações, constrastando com apenas 12 km, após a inauguração[2].

Animais bem dispostos : O esquilo envergonhado !


o pequeno esquilo ficou com vergonha quando percebeu que era o centro das atenções
"O pequeno esquilo ficou envergonhado quando se apercebeu que era o centro das atenções !"

Musica - Video - Polo & Delfins : "Grito"

"Grito"

14.6.19

Fotografia - Castelo de Evoramonte, Portugal

Castelo de Evoramonte
16-11-2018
JoanMira

Animais bem dispostos : lontra ri-se duma piada !

A piada foi tão boa que a lontra não conseguiu parar de rir
A piada foi tão boa que a lontra não conseguiu parar de rir ...

Insolito : O "Presidente dos afetos" foi agora coroado "Rei do amor"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta sexta-feira nomeado “Apôh”, que significa amor, recebeu as vestes e a coroa de chefe tradicional da Costa do Marfim, o que considerou uma honra.

Nesta cerimónia na sede do Distrito Autónomo de Abidjan, já sem a coroa, o pano, as sandálias, o colar e o bastão de chefe tradicional, Marcelo Rebelo de Sousa fez questão, no entanto, de se declarar “muito contente de ser Presidente da República e não rei”. “Seria muito pesado para um republicano ser rei. Muito, muito pesado”, acrescentou.

Observador - Portugal

Pontes de Portugal - Beja : Ponte de Mértola

A Ponte de Mértola, também referida como Ponte Branca e Torre do Rio, no Alentejo, localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja, em Portugal.

Ergue-se na margem direita do rio Guadiana, perto da Porta da Ribeira nas muralhas de Mértola.

Atualmente em ruínas, acredita-se que terá tido função defensiva, embora tenha sido frequentemente confundida com uma simples ponte, nomeadamente no foral de Mértola (1254), e num desenho de Duarte de Armas (Livro das Fortalezas, c. 1509).

13.6.19

Pontes de Portugal - Beja : Ponte de Ribeira de Cobres

A Ponte de Ribeira de Cobres é uma ponte medieval construída sobre a ribeira de Cobres, localizada na União das Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões, concelho de Almodôvar, no distrito de Beja.

Sabe-se que se trata de uma ponte da Idade Média, mas desconhece-se ao certo a data da sua edificação. Julga-se que é do (século XII ou doséculo XIII).

A ponte tem 25 metros de comprimento, onde se desenvolvem três arcos de volta perfeita, de arquitectura românica.

É muito provável que no local da mesma tenha existido uma ponte de origem romana, demonstrando bem a importância de Almodôvar como local estratégico nas vias que interligavam Beja ao Algarve.

Animais bem dispostos : Par de pinguins treina para os Jogos Olimpicos de Inverno

O par de pinguins treina para os Jogos Olimpicos de Inverno
O par de pinguins treina para os Jogos Olimpicos de Inverno

12.6.19

Pontes de Portugal - Aveiro : Ponte pedonal circular


A ponte pedonal circular de Aveiro, promovida pela AveiroPolis, une as quatro margens de dois canais, S. Roque e Botirões faz a ligação entre o Canal da Praça do Peixe (canal dos Botirões) e o Canal de São Roque, abrangendo as margens do Cais dos Mercantéis e do Cais dos Botirões. [1]

A ponte é única em Aveiro pela possibilidade de permitir atravessar dois canais e pela forma e desenho.

O projecto é da autoria do arquitecto Luís Viegas, da Faculdade de Arquitectura do Porto e do engenheiro Domingos Moreira, que desenharam a obra.

A ponte permite a circulação a pé, de bicicleta e a utilização por utentes de mobilidade reduzida, pela existência de rampas além do acesso por escadaria. O pavimento de madeira e os tabuleiros encontram-se suspensos por cabos a uma mastro composto por dois elementos que configuram, no ar, o anel de amarração.

Animais bem dispostos - "Guarda-rios risonho"

"Olha o passarinho!" disse o fotógrafo, e assim o fez este pequeno guarda-rios
"Olha o passarinho" disse o fotografo, e assim o fez este pequeno guarda-rios !

11.6.19

Pontes de Portugal - Aveiro : Ponte Hintze Ribeiro





A ponte foi projetada pelo engenheiro António de Araújo Silva e a sua construção iniciou-se em 1884, tendo a empreitada ficado a cargo da empresa belga "Société Anonyme Internationale de Construction et Entreprise de Travaux Publics", de Braine-le-Comte. O nome da ponte ficou a dever-se a Hintze Ribeiro, político monárquico açoriano responsável pela sua encomenda e que, mais tarde, chegou a ser primeiro-ministro de Portugal.

A ponte Hintze Ribeiro tornou-se mundialmente conhecida no dia 4 de março de 2001, quando um dos pilares desabou, levando à queda de parte do tabuleiro no rio Douro. A tragédia ocorreu depois de muitos dias de chuva intensa e consequente aumento do caudal e da corrente do rio. Um autocarro e três carros caíram desamparados ao rio e, ao todo, morreram 59 pessoas.
No local do acidente, foi erigido um memorial às vítimas da tragédia de Entre-os-Rios, que consiste num anjo com 12 metros de altura e 10 toneladas de peso. Da autoria do escultor Laureano Ribatua, é a maior escultura em bronze realizada em Portugal.

Music - Live - Video - Carole King : "You've got a friend"

"You've got a friend"

10.6.19

Desporto - Portugal campeão da 1a. Liga das Nações de Europa





Resultado de imagem para fotografia de portugal campeão 2019
De Saint-Denis ao Porto, a Europa pintada de vermelho e verde !

Há dois anos, dez meses e trinta dias, no Stade de France, em Saint-Denis, uma entrada violenta do francês Payet sobre Cristiano Ronaldo parecia ser o princípio do fim de Portugal, logo aos sete minutos de jogo. Sem o seu capitão, a selecção de Fernando Santos resistiu aos super-favoritos franceses e, mais de 100 minutos depois, Éder vestiu a fato de super-herói no Euro 2016. Neste domingo, no Estádio do Dragão, no Porto, o ciclo completou-se com menos drama, mas muita qualidade e justiça. Com um golo de Gonçalo Guedes em cima da hora de jogo e uma exibição tacticamente quase perfeita, Portugal derrotou a Holanda, por 1-0, e juntou o Campeonato Europeu à Liga das Nações.

Numa réplica dos primeiros 45 minutos, a segunda parte começou com mais bola em pés holandeses, mas aos 53’ (José Fonte) e 54’ (Guedes) Portugal voltou a mostrar que estava melhor. Aos 57’, pela primeira vez no jogo, a Holanda criou perigo (Rui Patrício evitou com categoria que um desvio em Rúben Dias entrasse na baliza), mas ao fim de uma hora e após 15 remates, fez-se finalmente justiça no Dragão: Bernardo Silva assistiu Gonçalo Guedes e o avançado do Valência, com gesto técnico perfeito, rematou em potência sem dar hipóteses Cillessen.

Em desvantagem, a Holanda percebeu que a supremacia na percentagem de posse de bola era inútil e aumentou a pressão. O resultado foi uma ocasião de muito perigo - Depay ganhou nas alturas e ajudou Rui Patrício a ser um dos homens na final -, mas com o início do jogo nos bancos – entradas de Rafa, aos 75’, e João Moutinho, aos 80’ -, a “laranja” voltou a perder o sumo. Sabiamente, o duelo já estava novamente amarrado por Fernando Santos...

Publico - Portugal

Fotografia : "Ja chegou o 10 de junho, dia da minha... nêspera !"

"Ja chegou o 10 de junho, dia da minha... nêspera !"
10-06-2019
JoanMira


8.6.19

Insolito : O frango que custava kg de notas

Un pollo de 2,4 kilos frente a una montaña de billetes que suman su precio —un equivalente de 1,95 euros—, en un mercado de Caracas (Venezuela), el 16 de agosto de 2018. En julio, el FMI proyectó una inflación del 1.000.000% este año en Venezuela, comparando la situación con la Alemania de 1923 o Zimbabue de 2008. Antes de la reconversión monetaria promovida por el gobierno de Nicolás Maduro en agosto, que dio entrada al bolívar soberano, el billete de mayor denominación era el de 100.000 bolívares, cantidad que alcanzaba para pagar una fotocopia o comprar un huevo.
Un pollo de 2,4 kilos frente a una montaña de billetes que suman su precio —un equivalente de 1,95 euros—, en un mercado de Caracas (Venezuela), el 16 de agosto de 2018. En julio, el FMI proyectó una inflación del 1.000.000% este año en Venezuela, comparando la situación con la Alemania de 1923 o Zimbabue de 2008. Antes de la reconversión monetaria promovida por el gobierno de Nicolás Maduro en agosto, que dio entrada al bolívar soberano, el billete de mayor denominación era el de 100.000 bolívares, cantidad que alcanzaba para pagar una fotocopia o comprar un huevo.
CARLOS GARCIA RAWLINS REUTERS

MUSIC - Pink Floyd - One of these days

"One of these days"

6.6.19

Pontes de Portugal - Aveiro : Ponte de Coronados

Trata-se de uma ponte de tabuleiro horizontal com acesso por duas rampas sobre dois arcos desiguais de volta plena. Foi erguida em pedra de granito nos arcos e contraforte e em alvenaria no corpo. O plano horizontal localiza-se na projeção do arco maior. As aduelas, geralmente regulares, ostentam siglas em forma de cruz, com algumas irregularidades no extradorso. Existem cavidades para apoio dos cimbres de construção na base dos arcos. O pilar reforçado a jusante com contraforte triangular. As guardas são em alvenaria rebocada com remate boleado nas rampas, e de cantaria de granito no plano horizontal.

5.6.19

Pontes de Portugal - Aveiro : Ponte de Cavalos

Localiza-se sobre o ribeiro do Casal no lugar da Batalha, freguesia de Cepedelos. 
Pequena ponte de aparelho rude em alvenaria de granito irregular, assente num só arco de volta inteira, com intradorso construído com aduelas dispostas na sua maior largura, onde assenta o seu tabuleiro plano, actualmente coberto por terra e sem guardas. Junto a um dos acessos encontram-se umas Alminhas protegidas por uma estrutura em granito.
Encontra-se num caminho, localmente apelidado de romano, denominado de Caminho dos Castelos cuja calçada é visível no Monte dos Castelos, entre os lugares de Casal e de Gatão, e que fazia a ligação entre Cepedelos e Roge passando pela Ponte do Castelo. 
Encontra-se integrada em meio rural mas é difícil datá-la, apontando-se para uma eventual origem medieval/moderna. 
[JAMarques]

Arte diversa - Whils : Arte urbana na cidade do Barreiro, Portugal

O maior mural do artista Whils fica situado na cidade do Barreiro.
vhils barreiro arte urbana pintura mural industrial portugal

Fabuloso mural de 150 metros que o conceituado artista plástico português Vhils concebeu nas fachadas de uma que era das maiores zonas industriais do Barreiro, repleta de rostos de antigos trabalhadores (homens e mulheres) da CUF. Era aqui que estava instalado o maior complexo industrial da Península Ibérica.
barreiro_arte urbana (4).jpg
"Este vasto mural no Barreiro, anteriormente um dos principais pólos industriais de Portugal, fala da identidade e da contribuição dos seus trabalhadores para a história e desenvolvimento da região." (Whils)
Fotografia José Coelho