12.12.19

Texto : Escândalo no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro

Foto JoanMira
Há alguns anos revelamos o escândalo que se passava no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Estão em causa milhões de Reais desviados.

Quando da minha passagem – 2012 – detectei as irregularidades que se cometiam e talvez - porque não - se continuam a cometer.

Informei, na altura, o Cônsul-Geral, Dr. Nuno Belo que entendeu não dar seguimento às minhas averiguações.

Por ter revelado as trafulhices existentes, por via não oficial, e não - por outra via - como se diz no Ministério dos Negócios Estranhos, fui castigado com um processo disciplinar e com multa de 1.700 €.

Entretanto, os vigaristas continuaram a roubar descaradamente sem que a nossa "diplomacia" nada fizesse!!!

Tinha então 40 anos de MNE e uma avaliação considerada de excelente por todos os meus superiores hierárquicos.

Tive, também, 3 processos disciplinares por ter o defeito de sempre dizer a verdade denunciando todas quaisquer trafulhices de que tive conhecimento.

Valeu-me tudo isto uma licença sem vencimento e dois anos sem receber cheta... Mas não verguei – nem vergo -  e vou continuar a denunciar até que qualquer autoridade queira ouvir o que tenho a dizer. Os infractores continuam in loco ! Não é Tânia, Roberta, Alessandra e... outros. Onde està o dinheiro cobrado aos utentes e que nunca deu entrada nos cofres do Estado ?! Quem vai querer fazer a simples diligência de verificar que em 2012 existia uma conta paralela onde transitavam enormes importâncias de que o Ministério dos Negocios Estranhos abdicou.

Quem quiser saber a verdade, fale comigo. Mas parece-me que os coniventes preferem deixar "esquecer" o assunto, por muitos estarem implicados nesta fraude.

Peço ao meu amigo, deputado Carlos Gonçalves, accione os mecanismos legais para que sejam punidos os responsaveis.

10 de Dezembro de 2016.
JoanMira