7.7.11

Facebook unido contra as agências de rating

Se está chateado, furioso e revoltado com a Moody's por ter descido o rating da dívida pública portuguesa, o Facebook pode ser uma boa opção.

Os grupos contra a agência de rating são já às dezenas e para todos os gostos. «Eu não gramo agências de rating», «Vamos "acertar contas" com as agências de rating?» e «Se eu pudesse mandava as Agências de Rating para o LIXO» são apenas alguns exemplos.

Até já há um protesto marcado, no próximo sábado, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Os organizadores do «Protesto contra as agências de rating» pedem a quem quiser participar que leve um saco de lixo que servirá de «bandeira simbólica».

O antropólogo Pedro Félix, que se associou ao autor da ideia, o assessor da TAP André Serpa Soares, sublinhou à Lusa que o objectivo é mostrar que «os cidadãos também têm opinião».

Há também quem opte pelo boicote, como o evento «Cortar na cotação da Moody's», que já conta com mais de 16 mil aderentes e pede para «responder na mesma moeda» a quem «pôs o país no lixo».

O criador, David Carvalho, sugere que se «corte» na Moody¿s avaliando o website da empresa como «lixo».

Outra forma de indignação é a proposta pela página «Portuguese Junk Money» criada por Margarita Cardoso Menezes. «Vamos provar à Moody's que podemos pagar... com a nossa nova moeda» é a frase que lança o objectivo: enviar lixo para a morada da agência de rating norte-americana.

Para os mais atrevidos, há grupos como o «Mandar a Moody's à m...», um apelo que reuniu o consenso de mais de 20 mil utilizadores.

Bruno Silva e Mário Ferreira, autores deste evento, defendem que é preciso «mostrar o desagrado» e sugere que se mande uma mensagem «em bom português», incluindo o vernáculo, para o site da agência de notação financeira.

Outros utilizadores da rede social optam por se expressar em inglês, para a mensagem ser bem entendida pela Moody's: «I believe in Portugal. I don't believe in rating agencies!»

Aucun commentaire: