17.8.11

Tic, tac, tic, tac. Mika, um português com precisão suíça


Mika defende um dos penáltis no desempate com a Argentina, nos quartos-de-final

Allez manger, parce que pour la prochaine semaine vamos passar fome. Durante oito anos, Michael Simões Domingues ouviu estas e outras expressões pitorescas de emigrantes portugueses. Na Suíça, onde Mika (assim é conhecido o nosso maior herói) nasceu em 1991. Chega a Portugal em 1999, calça umas luvas no Sporting Pombal em 2002 e faz-se guarda-redes sénior em Leiria porque lá a União faz a força.

Com Djuricic lesionado, Lito Vidigal chama Mika para suplente de Hélder Godinho. A primeira convocatória oficial é com o Sporting (1-2 na Taça da Liga), em Janeiro de 2010. A estreia é no mês seguinte, a 26 de Fevereiro, para a 21.ª jornada, a mesma que vê o FC Porto perder pela última vez no campeonato nacional: 0-3 em Alvalade.

Um pouco mais para cima, no Magalhães Pessoa, em Leiria, e perante 1373 espectadores, Hélder Godinho é expulso com vermelho directo aos 59'. Com o número 91 (o do seu nascimento), Mika entra à pressa e sofre um golo a frio, seis minutos depois, por Andrezinho, de penálti, mas faz uma exibição memorável.

A tal ponto que a União lhe propõe o primeiro contrato profissional nessa semana.

MIKA VS CAROLE A oportunidade seguinte de brilhar só lhe é concedida na época seguinte (2010-11), com quatro jogos, o primeiro deles para a Taça de Portugal (2-1 ao União da Madeira, no Funchal) e três para o campeonato. Um em Alvalade, onde defende tudo e mais alguma coisa e segura o 0-0, outro na Luz, em que também é elogiado pela crítica desportiva com nota 7 de 0 a 10, num excitante 3-3 (com o francês Carole no banco do Benfica). É aqui que sofre o último golo oficial, através do argentino Jara. Daí para cá, cinco jogos e meio (com prolongamento, portanto) e Mika nada de ir buscar a bola à baliza neste Mundial sub-20 colombiano.

OLHEM LÁ PARA MIM Imbatível há 480 minutos (0-0 com Uruguai, 1-0 aos Camarões, 1-0 à Nova Zelândia, 1-0 à Guatemala e 0-0 com Argentina), Mika está à beira de fazer história, a quatro minutos do brasileiro Taffarel (1985) e a 14 do recordista chileno Cristopher Toselli (2007) - neste último caso, é Di María, então no Benfica, quem desfaz a imbatibilidade, nas meias-finais.

E hoje joga-se o quê no Mundial-2011? As meias-finais.

Entre quem? Portugal e França.

Sim, mas entre quem mesmo? Mika na baliza de Portugal e Carole no banco de suplentes da França - ou, dois benfiquistas. É caso para dizer allez allez les portugais.

Hoje às 23h00, Portugal-França na RTP1 e Eurosport.

por Rui Miguel Tovar - Ionline

Aucun commentaire: