15.11.12

"São Paulo está a viver uma situação atípica de mortes violentas"

Operação numa favela de São Paulo. O Governo vai investir milhões num novo comando de policiamento para a cidade

Execuções, ajustes de contas, guerras de gangs e da polícia fazem disparar homicídios. Foram mais de 140 em duas semanas na maior cidade do Brasil. "A sociedade está perplexa".
A maior cidade do Brasil tem "um historial de violência", mas o que se está a passar agora "é uma situação de crise", "uma situação atípica de mortes violentas", diz ao PÚBLICO Theodomiro Dias Neto, conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Só nas últimas duas semanas foram mais de 140 homicídios na Grande São Paulo.

"A cidade saiu do padrão de normalidade. Nos últimos 20 anos tinha reduzido em 70% os homicídios e outros crimes. Nos últimos meses os números voltaram a crescer." Este especialista sublinha que o aumento inclui tanto o número de mortes causadas pela polícia como o número de polícias mortos.

O que está por trás desta onda? "As razões estão em aberto. Em momentos de certa anarquia cria-se um álibi que favorece maus policiais e pessoas que querem acertos de contas. Há certamente acertos de contas de facções criminosas, rivalidades, execuções. E há a própria polícia, retaliando. Os indícios de policiais executados são muito altos." Em suma, "não há uma explicação única, há causas diversas", ressalva Dias Neto. "E cabe ao Estado controlar a situação. É preciso investigar quem está morrendo e porquê. A sociedade está perplexa."

A violência e o medo da violência afectaram transversalmente a cidade, com alterações de linhas de autocarro, encerramentos de lojas e instituições a fecharem mais cedo.

O grande gang paulista é o PCC, Primeiro Comando da Capital, fundado por presidiários, nos anos 90. Muitas ordens de execução continuam a vir das prisões. Vai longa a guerra entre a polícia e o PCC, e o que está a acontecer é visto genericamente como um reaquecer dessa guerra. Mas também há guerras dentro da polícia.

Segundo a Corregedoria da Polícia Militar (PM), alguns polícias terão vendido por 3000 euros, a membros do PCC, uma lista com nomes completos, moradas de casa e telefones de quase cem polícias militares da Grande São Paulo. O documento terá sido levado do 35.º Batalhão da PM de Itaquaquecetuba, um município da zona metropolitana, para facilitar a execução de polícias ou seus familiares. Em 2012, já foram assassinados 93 polícias militares no estado, em parte como retaliação por prisões ou mortes.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, admitiu que o Estado não consegue controlar o uso de telemóveis dentro das cadeias: "Há uma dificuldade em relação à questão de bloqueadores de celulares", disse, anunciando que será estudada uma tecnologia para bloquear áreas pequenas.

A imprensa paulista sublinha que geralmente o governador não reconhece que estejam a ser comandadas execuções a partir das prisões.
Ler mais em http://www.publico.pt/Mundo/sao-paulo-esta-a-viver-uma-situacao-atipica-de-mortes-violentas-1572489

Aucun commentaire: