12.9.13

Noticias - Anarquia - Andar de Ônibus (Autocarro) no Rio de Janeiro... Uma proeza !


Lado a lado: passageiros reclamam do longo tempo de espera nos pontos -
Foto: Foto da leitora Anna Leticia Lacerda / Eu-Repórter
Andar de "ónibus" no Rio de Janeiro, é motivo para emoções fortes. Entre motoristas a ralhar, outros de bom humor a cantar, servindo-se do volante como tambor, parando quando lhes apetece ou fazendo corrida com outro rival condutor... Mas leia o testemunho de uma utente: é a realidade!  

RIO - Esperar ónibus na Rua Pacheco Leão, no Jardim Botânico, pode ser uma tarefa árdua para os passageiros da linha 409 (Horto - Saens Peña). Seguidas vezes, os coletivos saem juntos do ponto final, no Horto. Passando em levas de dois ou até três, eles aumentam o tempo de espera nos pontos. A leitora Anna Leticia Lacerda flagrou na semana passada dois ónibus da linha rodando lado a lado, perto da esquina com a Rua Jardim Botânico. A imagem foi tirada às 11h, horário de pouco movimento no bairro.
— Essa foto representa um pouco da desorganização que é o sistema de transporte público carioca. Dois ónibus juntos, rodando vazios, em um horário com pouca gente nos pontos. Enquanto isso, nos horários de pico, a espera no ponto é grande. Seria muito mais simples se eles passassem um cada a cinco minutos, não? — questiona a leitora.
Apesar de não ser uma usuária frequente do transporte público, Anna afirma ter recordações ruins das vezes em que teve de andar de ónibus.
— Essa "esculhambação" faz com as pessoas que têm condições financeiras deixem de usar os ónibus. Peguei no último fim de semana e foi horrível. O motorista dava "freadas" bruscas e só parava nos pontos quando queria.
O líder comunitário Alfredo Piragibe afirma que a reclamação sobre a inconstância na passagem dos ónibus é antiga na região. Presidente do movimento SOS Jardim Botânico, ele conta que os moradores costumam enviar cartas para a empresa Viação Saens Peña, responsável pela linha 409.
Procurada, a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que realizou fiscalização nesta semana no Jardim Botânico e não encontrou problemas. Segundo o órgão, a linha estava operando com a frota e frequência de acordo com o determinado pela prefeitura. Além disso, a SMTR disse manter fiscalização eletrónica diariamente para "monitorar" a frota e a frequência dos ónibus na cidade.
No início da semana, a prefeitura inaugurou o Sistema de "Monitoramento" e Fiscalização de Transporte Público por Ónibus, no Centro de Operações, que faz o controle eletrónico, 24 horas por dia, do serviço.