5.5.14

Tem a palavra Paulo Terça - "Passos Coelho"

Eu não penso que Pedro Passos Coelho seja um bom político. É, no entanto, um grande vendedor. Daqueles que conseguem vender-nos um chaço qualquer e fazer-nos sentir como se tivéssemos adquirido um clássico desportivo. A história que Passos vende tem uma lógica cristalina, daquelas de meter pelos olhos dentro, só não vê quem estiver de má-fé. É uma história edificante, daquelas que nos deixa bem dispostos e cheios de esperança. E eu adorava conseguir acreditar nela. É pena que não seja verdade.

A arte de Passos está em saber contar a sua versão da realidade para consumo interno, reinterpretando à sua maneira o que vai acontecendo. Se os juros sobem, é porque o tribunal constitucional chumbou. Se descem, é porque o governo está no caminho certo e a fazer com que a confiança no país cresça. Se a saída é limpa, é porque o programa do governo foi um sucesso. Na realidade, como vários comentadores têm feito notar, os juros têm variado por circunstâncias que nada têm a ver com o que aqui se passa; se a saída é limpa, é porque os países europeus, como a Alemanha e a Finlândia, não estão para nos dar mais apoios. A saída é limpa porque o governo não tinha outra alternativa, mas para consumo interno a saída é limpa porque o governo assim o decidiu.

Esta arte de reinterpretar a realidade não é sequer original. Há séculos que líderes espirituais o fazem, reinterpretando os fenómenos na natureza como vontades de um qualquer deus, satisfeito ou irado com a nossa conduta. Profeta e visionário qualquer um pode ser, desde que esteja disposto a falhar as suas previsões metade das vezes. Acertará na outra metade, e convencerá os outros de que essa é a metade que importa. Esta arte tem um nome: charlatanice.

De qualquer modo, o governo manobrou bem a sua táctica: numa Europa cheia de incertezas, à beira da desagregação e sob a ameaça de perder tudo o que foi conseguido, circunstancialmente ou não, no pós-guerra, e onde se começam já a sentir, ao longe e a leste, as notas graves do rufar dos tambores da guerra, Passos construiu, à beira de eleições, uma doce ilusão a que poucos resistirão. Se, por sorte, tudo correr bem (e esperemos que sim), Passos poderá consolidar a sua história salvífica e contribuir para o aprofundamento da cultura sebastiânica. Se correr mal, será por via das circunstâncias externas. Bem sucedido por mérito próprio ou vítima de circunstâncias que não podia controlar, ele será o herói. Talvez espere ainda vir a ganhar um lugar no panteão.

Aucun commentaire: